Uso linux a mais o menos 6 meses, comecei no mint mas por problemas com driver da nvidia foi pro cachyos, fiquei por uns 3 meses, porem estava travando muitoo e puxando bastante memoria ram, decidi ir pro popOS a pouco tempo e por mais que eu tenha gostado da interface grafica estou com muitos problemas, Tenho uma 1050 e uma i5 de quarta geracao. Queria sugestoes de distros, penso no bazzite ou no endevourus.
Fala Lain!
Cara procure uma distro mais leve, você já tem uma certa experiencia com Linux vai conseguir se virar tranquilamente para instalar tudo que precisa.
O Debian pode ser uma boa opção, ter um bom desempenho com seu hardware, mas não espere beleza mas é possível personalizar a interface é deixar do jeito que você quiser.
Nessa linha de distros que citou acredito que o PikaOs deve atender também, indico essa distro segurando a 5° serie da minha mente
, contudo, tenho lidos ótimos relatos sobre ela.
O que pode influenciar é o driver da sua placa de video, mas faça uns testes com distros mais leves. O Bazzite, Endevourus e Cachyos são maravilhosas distros, porém são otimizadas para hardwares mais modernos.
OKk obg, nao esperava uma distro chamada PikaOS kkkkkkkkkkk, e o nobara? tem este mesmo problema de nao ser otimizado para hardwares antigos?
Neh!
![]()
O Nobara pode ser uma boa heim! Essa é bem recomendada também.
Eu tenho uma 1050 Ti 4Gb e um i5 de quarta geração. Tenho usado o Big Linux KDE Plasma 6x e tudo funciona muito bem aqui pra nós.
Eu te sugeriria experimentar o Big. Ele já vem com o drivers proprietários Nvidia. Tudo funciona bem na 1050, porque ultimo driver proprietário pra ela é o 480xx que funciona perfeitamente bem. Até pra jogos. Já as placas RTX não tão muito bem no Linux não. E no caso das RTX não importa o Linux, é o driver nvidia 590xx que não ta bom.
Mas no seu caso ai você pode ir de Big Linux que não deve se arrepender.
Mas para que a comunidade possa te dar sugestões mais assertivas, poste toda a configuração do seu PC.
Usa a distro Tiger Os. Esta distro é do Brasil !
Tenho que discordar dessa afirmação, aqui funciona tudo perfeitamente e estou na ultima versão disponível do driver da nvidia.
Inclusive não há relatos do driver da nvidia com problemas.
Testa o MX Linux
" Niri Edition", pela primeira vez vi sobre esse desktop… vou dar uma olhada mais tarde.
" Niri Edition", pela primeira vez vi sobre esse ambiente… vou dar uma olhada mais tarde.