Olá pessoal! Cheguei recentemente nesse mundo dos linux e tenho vontade de tentar, mas ainda tenho algumas dúvidas. Qual distro possui um número maior de aplicativos disponíveis?
Acredito que a distribuição que recebe o maior suporte de desenvolvedores é o Ubuntu e seus derivados, o que pode se refletir na maior quantidade de aplicações disponíveis.
Outra distribuição que eu citaria seria o Arch e seus derivados, com o AUR, que seria o repositório da comunidade Arch, existe uma quantidade muito grande de aplicações disponíveis.
Não sei dizer qual que tem mais.
Dê uma olhada neste tópico também:
@alanis, como você pode ver, o nome de Distros como OpenSUSE e Arch costumam aparecer bastante nessa discussão, mas pense também no quão prática é a Distro, porque não adianta de nada a Distro possuir milhares de programas disponíveis se você não vai saber como usá-los. Minha recomendação seria o Manjaro e o Mint, pois ambos são bem intuitivos e possibilitam uma rápida adaptação assim como também possuem um catálogo grande, uma vez que o Manjaro é da família Arch e por conseguinte tem acesso ao AUR além de dar suporte aos formatos universais assim como o Mint, este que se difere por ser da família Ubuntu e como consequência se beneficia da atenção que o Ubuntu recebe por parte dos desenvolvedores de aplicativos.
É tudo o mesmo sistema operacional, não existe essa de programa X rodar na distribuição B, mas não na C.
Mas você tem que observar o seguinte:
Tem que ver se o repositório da distribuição tem o programa que você quer. Se o programa não estiver, você ainda pode compilá-lo ou até mesmo baixar o snap/flatpak/appimage se possível. Como novato, suponho que você comece com o *ubuntu ou distribuição baseada nesta (como Lnux Mint), então você estará bem servido; se por algum acaso não tiver o programa que você quer nos repositórios oficiais, ainda tem os PPAs ou você pode baixar o pacote .deb do programa na internet.
Como eu disse, Linux é tudo a mesma coisa
Usam o mesmo kernel (talvez tenha uma modificaçãozinha ou outra, mas o kernel é o mesmo), os ambientes gráficos serão os mesmos (KDE Plasma, GNOME, XFCE, etc) e por aí vai. Claro que pode haver alguma diferença em outros softwares essenciais, como uma distribuição adotar o servidor gráfico mais novo (porém bem mais instável), usar outro sistema de inicialização por N motivos, mas são coisas que a priori não te impedem de ter instalado programa X ou Y no seu sistema.
O que difere mais as distribuições é a sua filosofia, modo de instalação, como os pacotes são geridos e por aí vai.
Dizem que o Void Linux tambem tem muitos pacotes disponíveis.
Praticamente todas as distros tem acesso a todos os programas, o que pode mudar de uma pra outra é a forma de acessar estes programas ou pacotes.
Olá @alanis tudo beleza?
Sugiro mudar um pouco o foco da sua análise… não pense em qual tem mais programas. Analise as suas necessidade e então dê uma filtrada nas distribuições que te oferecem esses recursos de forma mais prática.
Como já foi dito, todas as distros Linux tem acesso a todos os programas feitos pra Linux, o que muda é a forma de acesso, em algumas é facilitado devido ao maior foco dos desenvolvedores(Ubuntu e derivados) em outras é mais trabalhoso. Mas dependendo do pacote ou da versão do programa que você quer, pode ser mais fácil conseguir pelo Arch do que pelo Ubuntu por exemplo, tudo depende das suas necessidades. Com a ascensão do Snap, Flatpak e AppImage isso tem se tornado cada vez menos relevante também, mas mais um vez depende das suas necessidades.