Qual Distro Linux mais indicada para iniciantes?

#1

Sou estudante de Sistemas de Informação e gostaria de saber qual o melhor Linux para quem está iniciando?
Grande abraço.

1 Like

#2

Linux Mint (Versão com Cinnamon), e Kubuntu são as melhores na minha opinião.

1 Like

#3

Ubuntu meu amigo…

0 Likes

#4

O Mint 19.1, ele tem uma interface muito parecida com o windows para quem esta começando, alem de diversas facilidades de uso, comunidade grande para te auxiliar em suporte. e muitooo mais

1 Like

#5

De qualquer forma o quê é melhor para uma pessoa pode não ser para a outra, então recomendo que tu dê uma olhada nos vídeos sobre o assunto no canal Diolinux no YouTube. É só pesquisar a palavra “iniciantes” na caixa de pesquisa dentro do canal. Também tem vídeos muito bons no CanalOCaraDoTi, dá uma olhada lá.

1 Like

#6

Eu indicaria o linux mint com interface Cinnamon pelo sistema ser mais fácil e mais completo, quando eu vim do windows para o Linux fui pelo ubuntu e achei uma certa dificuldade já pelo mint achei mais fácil.

2 Likes

#7



Ubuntu 18.04.2
lindo.
muito facil de mexer.

0 Likes

#8

pow eu comercei no ubuntu dai fui pro mint.elementary.xubuntu.manjaro,deepin.debian,solus.ubuntu mate,fedora que não deu muito certo pra mim,dai voltei pro Ubuntu kskskskksks e to muito feliz por me decidir de uma vez por toda.

0 Likes

#9

eu gosto do ubuntu nada contra, acho ate que essa distro tem muito potencial cada dia que passa ele ta evoluindo com o gnome qualquer dia vo instalar ela.

1 Like

#10

Ah Gnome e vida amo d+ essa interface :smiling_face_with_three_hearts::cupid:

1 Like

#11

Deepin é outra excelente opção.

Se for baixar, use o espelho nacional (o padrão é lento).

2 Likes

#12

Na minha opinião:

Mint ou Ubuntu para quem não curte muito ficar fuçando no sistema, ou gosta de algo mais “comunidade”.

Fedora/Opensuse se curte algo mais “corporativo”.

Gentoo ou Arch se você quiser aprender realmente como funciona um Sistema Operacional. Se escolher essa linha prepare-se, mas no fim a sensação de dever cumprido é muito boa.

No fim, cada um escolhe a distro que funciona de um jeito mais próximo com o seu próprio pensamento/método, não tem melhor ou pior.

1 Like

#13

As distros derivadas no Debian e Ubuntu são as mais recomendadas para iniciantes. Se você acha o estilo do MacOS bonito, não tem problema em usar o terminal e quer um sistema bem estável vá de Ubuntu 18.04 LTS, mas, se prefere o estilo do Windows, não liga tanto para estabilidade e gosta de poder fazer tudo pela interface gráfica vá de Linux Mint 19…

0 Likes

#14

Cara, se você vem do windows, o Linux Mint 19.1 Cinnamon é o que eu recomendo.
Caso seu pc seja “fraco”, eu recomendo você ir de Linux Mint 19.1 MATE ou Linux Mint 19.1 XFCE, mas caso não seja, vai de Linux Mint 19.1 Cinnamon.

1 Like

#15

Quando comecei, experimentava várias distribuições, mas sempre voltava pro Mint. Ela era a mais completa para iniciantes, e também não dava bugs. Sempre ficou sendo a minha principal que eu nunca desinstalava.

1 Like

#16

Foi assim comigo também.

0 Likes

#17

Com certeza a distro mais indicada pra iniciantes é o Mint.

Pessoalmente eu recomendo o Manjaro :heart:
Ela tambem é facil de usar
As ferramentas para programação (que eu uso) ja estão nos positorios oficiais, ex: pycharm, atom
E ela é rolling release.

1 Like

#18

Linux Mint ou você pode escolher a distribuição Kubuntu que ela e muito boa também por sinal.

1 Like

#19

Vai depender do seu hardware, se for mais forte Linuxmint cinamom e se você realmente quiser uma experiencia diferente coloca o Ubuntu ou Kubuntu, se for mais fraca coloca linuxmint xfce ou mate, ou o xubuntu, se seu computador for muito limítrofe coloca lubuntu com lxde.
abraço, espero ter ajudado.

0 Likes

#20

Uma pergunta clássica. Muitos ainda chegaram nesse fórum querendo achar a resposta para essa pergunta. Sei que realmente a resposta vai ser bem diferente dependendo da pessoa e das experiências que essa teve. Mas acho (eu)…que deveríamos como comunidade (diolinux) apontar uma só para os iniciantes…ou pelo ao menos restringir a duas, três dependendo do pc.
Pelo ao menos no primeiro contato.
Eu sei da liberdade que é poder usar o Linux. Mas é que restringir também facilita para os novatos. Minha humilde opinião.

0 Likes