Qual distro eu deveria utilizar?

Olá, é minha primeira vez aqui, então desculpem por qualquer erro. Eu queria saber qual distro vocês recomendam pro meu uso.
Eu estou usando o Mint há algum tempo, cerca de 1 mês, e amei utilizar o Linux, só que as personalizações dele não me agradaram muito, pois sou o tipo de usuário que gosta de personalizar até o mínimo pixel que ninguém nem liga. Eu sou sim um usuário iniciante, mas não tenho medo de utilizar o terminal e também sou bem paciente, já assisti muitos vídeos do Dio pra aprender sobre o Linux e tenho me dado muito bem e entendido bastante.
Então, de forma resumida: Eu sou doido pelo visual e personalização do sistema, produtividade e não gosto de minimalismo. Tenho um PC bom então não precisa ser um sistema leve. Eu acho que é só isso.

1 curtida

Recomendo o biglinux com kde…eh uma boa porta de entrada

1 curtida

essa é aquela distro BR? ou eu tô confundindo?

Olá @SrCookie, tudo bem contigo?

Sugiro usar a pesquisa aqui do fórum e interagir com discussões similares. Existem algumas centenas de distros Linux e meio que temos um consenso entre nós de que sem testar, você nunca terá uma resposta satisfatória.

Inclusive, o Dio postou um vídeo hoje sobre esse tema.

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu vi esse vídeo agorinha haha :sweat_smile:
Hoje a tarde eu vi o vídeo sobre os DE (Gnome, KDE etc.)
Você já testou a versão Gnome do Mint? Curtiu? Porquê eu sou apaixonado pelo Gnome desde que eu vi ele em tutoriais do Linux, mas acabei ficando com o Mint Cinnamon.
De qualquer forma, muito obrigado pela resposta :people_hugging:

Cara essa é uma pergunta meio aberta e relativa…

Vc gosta de personalizar o ambiente gráfico, Ok. Pensando por esse lado, vc pode usar qualquer “desktop environment” porque qualquer um permite boa personalização, KDE Plasma tem uma porrada de coisa que vc pode deixar do jeitinho que vc quer, o gnome tem uma porrada de extensões que também permite que vc mude tudo… Isso sem falar nas DEs do tipo “Tiling”.

Então na verdade a resposta é: Depende…

Se seu pc é bom, vc pode escolher qual base distro te interessa mais, base debian, arch, fedora?

Depois daí vc pensa, prefere fuçar instalando extensões e descobrindo coisas com a comunidade? Gnome tem mais adesão de público, então vc vai ter muito exemplos de tudo pra poder aprender…

Por outro lado o KDE plasma tem umas personalizações que eu, por exemplo prefiro, acho mais bonito, mais leve, mais divertido…

Daí vc filtra o que vc quer:
gnome ou plasma?
base debian ou arch?
rolling release ou estabilidade e segurança?

Isso são só exemplos, existem muitas outras opções pra tudo isso…

Mas no fim, só quem pode responder “qual distro vc deveria usar” é vc mesmo!

1 curtida

Muito obrigado pela resposta. Então, eu quero uma resposta na opinião de vocês mesmo. Porque aí eu vou lá e testo em máquina virtual e tal pra fazer coisas básicas antes de instalar no PC mesmo.

1 curtida

Dá uma conferida nesse meu projeto, clicando AQUI

Eu nunca utilizei, geralmente uso Debian.

:vulcan_salute:

O Linux Mint não tem o ambiente de trabalho Gnome, ele tem esses três: Cinnamon, MATE, Xfce.

1 curtida

Acabei confundindo, perdão. A instalação do GNOME é fácil no Mint? Eu gostei do sistema e do projeto, só não faço questão de ser parecido com o Windows.

1 curtida

Nesse caso, instale o Ubuntu, pois como a base é a mesma, quando vc instalar o Gnome, virá com o tudo que a Canonical criou. Para torná-lo menos Unity vai ter um trabalhão.

1 curtida

Acho que vou ir pro Debian no futuro. Vou dar uma testada na sua distro também :wink:

1 curtida

Rapas, uma vez eu responde a um cara que tinha uma maquina de 4GB de RAM, eu escreve “Devido a 4GB de RAM qualquer sistema vai rodar bem na sua maquina” o cara fico tiltado ele queria que eu desse uma resposta mágica para a pergunta dele. Ele queria que eu tirasse uma resposta da cartola. A minha resposta se adequada exatamente a pergunta que ele fez qualquer resposta diferente desta não seria uma resposta técnica e sim um palpite uma opinião.

1 curtida

Eu recomendaria explorar algumas distribuições Linux que são conhecidas por sua flexibilidade e suporte à personalização profunda. Aqui estão algumas sugestões:

1. KDE Neon ou Kubuntu: Ambas as distros usam o ambiente de desktop KDE Plasma, conhecido por sua alta customizabilidade. O KDE Plasma permite ajustar quase todos os aspectos da interface, desde temas, widgets na área de trabalho, até efeitos de animação e comportamento de janelas. KDE Neon é focado em oferecer a mais recente experiência do KDE Plasma, enquanto o Kubuntu é uma versão do Ubuntu com o KDE Plasma como ambiente de desktop.
  2. Fedora Workstation (com GNOME): Enquanto o GNOME pode parecer minimalista à primeira vista, ele oferece uma grande variedade de extensões que permitem personalizar a experiência do usuário. O Fedora Workstation é conhecido por sua estabilidade e por oferecer as últimas tecnologias do Linux. Você pode experimentar com as extensões do GNOME para moldar sua experiência de acordo com suas preferências.
  3. Manjaro Linux: Manjaro é uma distribuição baseada no Arch Linux, conhecida por sua acessibilidade a usuários menos experientes sem sacrificar o poder e a flexibilidade do Arch. Manjaro permite escolher entre vários ambientes de desktop na instalação, incluindo KDE Plasma, GNOME e XFCE. Se você está disposto a aprender e não tem medo de usar o terminal, Manjaro pode ser uma excelente escolha para ter acesso a softwares de última geração e personalizar seu sistema profundamente.
  4. Pop!_OS: Desenvolvido pela System76, Pop!_OS é baseado no Ubuntu e tem um foco em criadores de conteúdo, desenvolvedores e outros profissionais. Embora venha com o ambiente de desktop GNOME, o Pop!_OS apresenta várias melhorias e ferramentas adicionais que melhoram a produtividade. Com o uso de extensões do GNOME, você pode personalizar a experiência ao seu gosto.

Cada uma dessas distribuições tem suas particularidades e comunidades ativas que podem ajudar você a personalizar seu sistema ao máximo. Recomendo experimentar algumas delas (a maioria permite testar através de um USB ao vivo sem instalar) para ver qual delas atende melhor às suas necessidades de personalização e uso.

2 curtidas

Obrigado, foi a resposta perfeita. :slightly_smiling_face:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.