Qual distro escolher e o por qual motivo?

Galera me ajudem a escolher uma distro para produtividade.
Testei algumas no VM e gostei do Debian, Deepin, Ubunto, entre essas qual vocês acham melhor e o motivo. Se acharem outra além dessas melhor digam.
Vlwww

Eu iria de PopOs ou Manjaro(XFCE ou KDE).

1 Curtida

Dessas o Ubuntu KDE (Kubuntu)

O Debian não é tão automatizado

O Ubuntu padrão (Gnome) tem uma usabilidade zoada

O Deepin é pesado…

1 Curtida

Esse negócio de perguntar qual distro recomendam é um porre, vc terá duzias de recomendações diferentes. Já andou testando no Virtual Box, decida vc mesmo pela sua experiência.

4 Curtidas

Qual é o seu hardware? E qual seu uso? Por exemplo, quais softwares pretende utilizar.

Já adianto que é melhor você ir testando as distribuições. É vc que irá dizer qual melhor lhe agrada - aqui só verá o pessoal defendendo as suas próprias distribuições.

@Natanael.755 Deepin pesado? Defina pesado? Realmente, não entendo esse pessoal.

4 Curtidas

Intel core i7 7700HQ
16 gb de ram
Nvidia gtx 1050

Com esse hardware você roda qualquer Linux… Como vc tem uma GPU (vc irá jogar, digo), as opção ficam mais restritas; neste caso o Ubuntu e o Pop_OS! são excelentes opções.

2 Curtidas

Eu não recomendaria o Ubuntu, acho ele bugado.

Dessas que você falou eu iria pro Debian, ja que ele é extremamente estavel, coisa que é crucial pra produtividade, porem, ela é um pouco mais manual e tem pacotes, por padrão, velhos, mas da pra contornar isso.

As distros que eu recomendo

• Debian: Estavel, porem manual e com pacotes velhos
  • Mint: Um Ubuntu que não é bugado
  • Manjaro: Rolling release (então essa vai depender muito do tipo de produção a que você se refere, mas como você consideou o Deepin, que é rolling release, acho que o Manjaro seria uma boa. Mas leve em consideração o que o @Dio comentou, que o Manjaro é bleeding edge )
2 Curtidas

tem o Debian Testing que é mais “estável” que qualquer versão estável do Ubuntu , e tem pacotes sempre atualizados…Debian é chato por isso msm tudo é manual enche o saco!
quanto ao ubuntu tô tendo problemas com alguns bugs com xubuntu e até ubuntu mate (que tanto gosto) tô querendo algum tempo sair da base debian, tentei ir para o Fedora mas não deu certo, minhas opções são Manjaro ou OpenSuse…é bom encontrar alguém que usa manjaro tô querendo ir para ele :slight_smile:

3 Curtidas

Uso de recursos, RAM por exemplo ele usa 830 MB

Testa o Manjaro então pra ver o que acha.

O Manjaro é uma distro que conseguiu resolver todos os meus problemas (é atualizada, estavel, simples, popular/bem documentada, tem repositorio com mais pacotes uteis pra o que EU uso)

Mas se você quer os pacotes .rpm mas n curtiu o Fedora, vc pode tentar o CentOS.

3 Curtidas

Pra mim, pesado é o Windows usar - ao ligar - quase 3GB de RAM…

5 Curtidas

A média da maioria das interfaces no Linux é de 450-500 MB

(KDE, XFCE, LXDE, MATE, LXQT, Nomad, Sugar, Moksha (sei que é covardia mas…), Lumina…)

Poucos fogem disso: GNOME DDE, Pantheon e Cinnamon

Repito, considerando o mundo Linux

Se você está começando eu ficaria com Ubuntu, Pop!_OS, Mint ou Fedora ao menos de começo vai ser mais tranquilo de obter ajuda depois de um tempo você caminha com as próprias pernas. Com relação a produtividade fica complicado porque o que é produtivo para mim pode não ser para você.

3 Curtidas

Você está superestimando determinadas interfaces; como se fossem as mais utilizadas.
O Google Trends aponta que há um interesse maior pelas “mais pesadas” - entendo, que devam ser as mais usadas.

Enfim, temos conceitos totalmente diferentes quanto a interface leve ou pesada.

2 Curtidas

Não entendi sua critica, só quis dizer que são 8 interfaces que usam que nos que 500MB contra 4 que usam mais de 700 MB, ou seja na média as mais leves são maioria (não em número de usuários)

Só faço a ressalva de que, muito embora o Deepin também seja Rolling, o Manjaro além de Rolling é bleeding edge, o que tem lados bons e ruins.

3 Curtidas

Bleeding Edge é mais o Gentoo ou o Arch, o Manjaro segura as atualizações por alguns dias, apenas cutting edge seria mais adequado, por isso apesar de ser RR, raramente quebra, eu recomendaria o Manjaro para um usuário iniciante mesmo com essa característica

2 Curtidas

Teste quantas você puder. Linux é isso. Pode ser assustador mas também é divertido. Você vai se surpreender com a vasta gama de possibilidades diante dos seus olhos.

Sugiro manter uma partição para o sistema padrão e outra para testar sistemas.

Por fim, teste o máximo quanto possível e aquela que te parecer melhor nesse momento, instale como a principal.

3 Curtidas