Qual distro escolher e o por qual motivo?

#1

Galera me ajudem a escolher uma distro para produtividade.
Testei algumas no VM e gostei do Debian, Deepin, Ubunto, entre essas qual vocês acham melhor e o motivo. Se acharem outra além dessas melhor digam.
Vlwww

#2

Eu iria de PopOs ou Manjaro(XFCE ou KDE).

1 Like
#3

Dessas o Ubuntu KDE (Kubuntu)

O Debian não é tão automatizado

O Ubuntu padrão (Gnome) tem uma usabilidade zoada

O Deepin é pesado…

1 Like
#4

Esse negócio de perguntar qual distro recomendam é um porre, vc terá duzias de recomendações diferentes. Já andou testando no Virtual Box, decida vc mesmo pela sua experiência.

4 Likes
#5

Qual é o seu hardware? E qual seu uso? Por exemplo, quais softwares pretende utilizar.

Já adianto que é melhor você ir testando as distribuições. É vc que irá dizer qual melhor lhe agrada - aqui só verá o pessoal defendendo as suas próprias distribuições.

@Natanael.755 Deepin pesado? Defina pesado? Realmente, não entendo esse pessoal.

4 Likes
#6

Intel core i7 7700HQ
16 gb de ram
Nvidia gtx 1050

#7

Com esse hardware você roda qualquer Linux… Como vc tem uma GPU (vc irá jogar, digo), as opção ficam mais restritas; neste caso o Ubuntu e o Pop_OS! são excelentes opções.

2 Likes
#8

Eu não recomendaria o Ubuntu, acho ele bugado.

Dessas que você falou eu iria pro Debian, ja que ele é extremamente estavel, coisa que é crucial pra produtividade, porem, ela é um pouco mais manual e tem pacotes, por padrão, velhos, mas da pra contornar isso.

As distros que eu recomendo

  • Debian: Estavel, porem manual e com pacotes velhos
  • Mint: Um Ubuntu que não é bugado
  • Manjaro: Rolling release (então essa vai depender muito do tipo de produção a que você se refere, mas como você consideou o Deepin, que é rolling release, acho que o Manjaro seria uma boa. Mas leve em consideração o que o @Dio comentou, que o Manjaro é bleeding edge )
2 Likes
#9

tem o Debian Testing que é mais “estável” que qualquer versão estável do Ubuntu , e tem pacotes sempre atualizados…Debian é chato por isso msm tudo é manual enche o saco!
quanto ao ubuntu tô tendo problemas com alguns bugs com xubuntu e até ubuntu mate (que tanto gosto) tô querendo algum tempo sair da base debian, tentei ir para o Fedora mas não deu certo, minhas opções são Manjaro ou OpenSuse…é bom encontrar alguém que usa manjaro tô querendo ir para ele :slight_smile:

3 Likes
#10

Uso de recursos, RAM por exemplo ele usa 830 MB

#11

Testa o Manjaro então pra ver o que acha.

O Manjaro é uma distro que conseguiu resolver todos os meus problemas (é atualizada, estavel, simples, popular/bem documentada, tem repositorio com mais pacotes uteis pra o que EU uso)

Mas se você quer os pacotes .rpm mas n curtiu o Fedora, vc pode tentar o CentOS.

3 Likes
#12

Pra mim, pesado é o Windows usar - ao ligar - quase 3GB de RAM…

5 Likes
#13

A média da maioria das interfaces no Linux é de 450-500 MB

(KDE, XFCE, LXDE, MATE, LXQT, Nomad, Sugar, Moksha (sei que é covardia mas…), Lumina…)

Poucos fogem disso: GNOME DDE, Pantheon e Cinnamon

#14

Repito, considerando o mundo Linux

#15

Se você está começando eu ficaria com Ubuntu, Pop!_OS, Mint ou Fedora ao menos de começo vai ser mais tranquilo de obter ajuda depois de um tempo você caminha com as próprias pernas. Com relação a produtividade fica complicado porque o que é produtivo para mim pode não ser para você.

3 Likes
#16

Você está superestimando determinadas interfaces; como se fossem as mais utilizadas.
O Google Trends aponta que há um interesse maior pelas “mais pesadas” - entendo, que devam ser as mais usadas.

Enfim, temos conceitos totalmente diferentes quanto a interface leve ou pesada.

2 Likes
#17

Não entendi sua critica, só quis dizer que são 8 interfaces que usam que nos que 500MB contra 4 que usam mais de 700 MB, ou seja na média as mais leves são maioria (não em número de usuários)

#18

Só faço a ressalva de que, muito embora o Deepin também seja Rolling, o Manjaro além de Rolling é bleeding edge, o que tem lados bons e ruins.

3 Likes
#19

Bleeding Edge é mais o Gentoo ou o Arch, o Manjaro segura as atualizações por alguns dias, apenas cutting edge seria mais adequado, por isso apesar de ser RR, raramente quebra, eu recomendaria o Manjaro para um usuário iniciante mesmo com essa característica

2 Likes
#20

Teste quantas você puder. Linux é isso. Pode ser assustador mas também é divertido. Você vai se surpreender com a vasta gama de possibilidades diante dos seus olhos.

Sugiro manter uma partição para o sistema padrão e outra para testar sistemas.

Por fim, teste o máximo quanto possível e aquela que te parecer melhor nesse momento, instale como a principal.

3 Likes