Qual distro é a mais organizada Fedora, Mint, Ubuntu e etc

Qual distro é a mais bem estruturada em questões financeiras, comunidade, enfim no geral??
É o Fedora com o apoio da poderosa Red Hat? É o Ubuntu com a Canonical? ou alguma outra?

Eu diria que é o Debian.

• tem muita distro que é baseada nela, ou seja, é grande de mais pra acabar
  • diferente do Ubuntu, o foco do Debian é o usuario, ja que é comunitario, entao tende a ter uma comunidade mais satisfeita

Uma coisa interessante, é que o Mint tem ate uma versão baseada no Debian, caso a Canonical inviabilize de alguma forma o Mint baseado no Ubuntu

1 Curtida

Ubuntu, até porque tem uma empresa que inova e empurra tecnologia pra algo que “fracassou” nos computadores de mesa

:pensive:
Quais tecnologias? Poderia citar alguma que a Canonical não abandonou no meio do caminho?

Eu diria que Fedora e Ubuntu são as maia estáveis e polidas.

Em questão de solidez o histórico do debian, RedHat(Hoje Fedora RHEL e CentOS) e SuSE falam por sí, quando o Ubuntu nasceu estas já tinham 10 anos de história, o Ubuntu popularizou o Linux no Desktop de certa forma, mas pegou 10 anos de contribuições das distribuições acima já feitas, bastando fazer poucas alterações, não tiro os méritos jamais, mas não tem consistência, segue a carruagem e só.

1 Curtida

Eu não tô falando das distros em si!! Mas sim do projeto como um todo!! Coisas como organização, estrutura, comunidade.

Pessoal!! Eu não tô falando das distros em si!! Mas sim do projeto como um todo!! Coisas como organização, estrutura, comunidade e etc.

A Canonical ajudou muito na popularização do Linux no Desktop, enviando os cds personalizados do Ubuntu por Correio, mas fora isso, tem sérias dificuldades em tocar projetos pŕoprios.

Todas tem organizações diferentes, times, empregrados, comunidade…creio que todas são organizadas, mas, por exemplo o Mint, não precisa de uma estrutura como a do Fedora/Ubuntu, por que ele foca no “userland” (espaço do usuário) não precisam de uma equipe de “engenheiros de kernel” ou algo do tipo, a não ser que eles queiram se tornar mais independentes…

O ubuntu tem seus serviços interprise, server, iot, desktop etc… tudo mantido pela canonical.

O fedora é um projeto que tem seus “subprojetos” de server, desktop, ior, containers etc…grande parte mantida pela redhat

Em fiim, o que tu pode procurar saber é o objetivo, “filosofia”, fundações…de cada uma das distros para não tirar conclusões erradas. Em seus respectivos sites tem tudo muito detalhado, é algo que poucos param pra ler, conhecer mais os conceitos e politicas internas…

3 Curtidas