Qual distro é a mais leve para rodar o programa Quantum ESPRESSO ?

Fala, galera.

Estou precisando de uma distro o mais leve possível para poder executar o software Quantum ESPRESSO, de modo que os recursos da máquina foquem-se o máximo possível na execução do software.

Pensei em usar o Ubuntu Minimal, mas não sei qual a melhor interface para isso. Alguma recomendação? Dou preferência para Ubuntu, porque é a distro que mais tenho experiências.

tem o lubuntu com interface lxde

1 curtida

Bom cara se vc quer isso melhor usar o xubuntu minimal e so escolher na instalação do ubuntu minimal mas como vc n falou as configs do seu pc fica complicado lher dar uma recomendação lembrando q o xubuntu minimal vc vai ter q instalar praticamente tudo.

1 curtida

Eu quero criar algo bem genérico na verdade. Pra criar a ISO e usar nos computadores de um laboratório.

Nesse quesito acho que o Lubuntu é bem mais leve que o Xubuntu.

Pensei em usar o I3WM também, mas talvez isso prejudique um pouco a usabilidade.

tem também o lubuntu com LXQT e um poquinho mais pesado que a LXDE

O problema do Lubuntu 18.10, que é a versão com LXqt, não é LTS. Apesar de mais bonito que o LXDE, seu suporte só vai durar por alguns meses…

1 curtida

Sim, a estabilidade do sistema também é um ponto importante. Cheguei a pensar a usar o Debian pra isso, mas não sei como seria o desempenho e o consumo dos recursos da máquina.

Olha… se vc precisa de uma interface gráfica, leveza e estabilidade, minha sugestão é que teste o Lubuntu 18.04.2 LTS. Se com o Lubuntu não ficar a contento… daí vc pode testar outras opções. Como o AntiX ou mesmo o Ubuntu minimal com i3WM. Mas antes de recorrer á essas alternativas, eu, em seu lugar, testaria o Lubuntu

1 curtida

Vou testar e depois volto aqui para dizer como foi. Muito obrigado.

1 curtida