Qual distro do linux usar?

Boa tarde a todos;

Preciso de uma orientação de vocês, preciso de um norte de uma luz!

Sou iniciante, iniciante nível 0 no mundo do linux, tenho um notebook marca Samsung o RV411, com processador i5 com 4 núcleos de processamento e 8GB de RAM.

Uma HD primaria de 120GB SSD.

E outra HD secundaria de 500GB, HD normal.

Minha intenção é deixar a máquina como (hospedeira) com o Linux e neste caso não sei qual colocar, por esse motivo que recorro a vocês!

Na máquina física e já instalada o Linux, instalar o virtual box, ou outro se puderam me indicar; e através de VMs colocar outros sistemas operacionais como visitante neste notebook.

Quero orientações de vocês!

Qual distro do linux usar para esse cenário?

Tem tantas e uma melhor que a outra nisso ou naquilo, e confesso humildemente, não sei qual instalar!

Se puderem me ajudar, desde já agradeço imensamente pela atenção e tempo dispensado de cada um em me ajudar!!

Att

Ronaldo Mendonça.

3 curtidas

Qualquer distro pode fazer o que você quer, como você é iniciante recomendo o Ubuntu, uma vez que existe muita informação online.

4 curtidas

Value! Muito agradecido pela atenção!

Uso Linux 19.1 …e estou feliz com isso …

4 curtidas

Obrigado, agradecido pela atenção!

O Linux Mint 19.1 é uma boa opção para iniciantes, pela semelhança visual com o Windows e facilidade de fazer praticamente qualquer coisa sem depender de terminal. Aí conforme você for aprendendo mais, você pode escolher alguma outra distro se quiser :slight_smile:

3 curtidas

com essa configuração o que o seu coração mandar.

2 curtidas

Vou recomendar a distro que uso, o elementary OS.
Mas recomendam muito o Mint

2 curtidas

para um iniciante nível 0 no mundo do linux recomendo o linux mint cinnamon depois que vc aprender nele se quiser pode explorar as outras distros.

2 curtidas

Recomendo o Linux Mint, e na hora da instalação particionar o ssd como / (raiz) e o hd como partição /home (Sua pasta pessoal)

3 curtidas

O Linux Mint é a melhor pra iniciantes. A maioria vai te recomendar ela. Uso Linux a 4 anos, e sempre volto pro Linux Mint. Uso Linux Mint XFCE.

2 curtidas

Use a distro que você quiser. Como é iniciante, opte alguma entre as distros amigáveis.
Divirta-se.

3 curtidas

Nem todos os iniciantes sabem particionar o disco. É melhor o cara simplesmente instalar o sistema seja qual ele for usando o método de preencher o disco inteiro. Depois de um tempo de uso, caso queira, o usuário poderá aprender sobre particionamento e afins.

4 curtidas

Nesse video o Dio explica como usar o /home separada do /

5 curtidas

Verdade. Foi assim que comecei.

3 curtidas

Eu tava todo inseguro. Primeira vez que usei o Linux foi quando instalei o Ubuntu com Unity e a aparência era completamente diferente do Windows. Mas a sensação de descobrir coisas que eu jamais pensei existir foi ótima.

4 curtidas

Para iniciantes nível 0, é Linux Mint, mesmo!

2 curtidas

Concordo com os que te indicaram o Mint 19.1 para começar. Eu também sou nível 0 (ou -1, quem sabe!) no universo Linux e estou usando o Mint ainda engatinhando, mas consigo utilizar bem, me sinto bem confortável para quem tá começando do zero!
Existem tutoriais muito bons feitos pelo @Dio em relação ao uso de diversas distros bem como instalação e até sobre particionamento de HD’s no Linux. Acessa o canal dele no youtube que tem muita informação.
Uma outra dica é não desprezar o conhecimento prévio que vc já possui em usar computadores, principalmente se vc vem do Windows, muita coisa que se fazia lá dá tranquilamente para fazer aqui, é muito intuitiva a interface do Mint (estou falando do Mint pq até agora é a única que usei).
Estamos juntos!!

5 curtidas

O Mint é a melhor distro pra iniciantes (facil, simples, bem documentada, estavel)

Eu pessoalmente recomendo o Manjaro, mas se tiver na duvida, va de Mint.

2 curtidas

Também recomendo o Manjaro, mas acho ele melhor para máquinas mais novas, por ele vir bem com a maioria dos pacotes atualizados

4 curtidas