Qual distro devo escolher para meu notebook, quero largar o windows

Olá, gostaria da ajuda de vocês. Já usei algumas distro por um curto periodo de tempo, como Lubuntu, Zorin OS, Pop_OS e o Mint mais recentemente.
Gostaria de saber uma distro boa, se possivel que não fosse nenhuma dessas que já testei. Uso meu Notebook, para navegar na NET, jogar e programar.
Configurações do Notebook
i3 6006u
4GB RAM
Intel Graphics 520
SSD 120GB Kingdiam
HD 500 GB
OBS: Queria usar o UBUNTU, mas não sei como seria a fluidez dele nessas configurações. Quero um sistema fluido e rápido.

Com este hardware, não deve ter problema com nenhuma distribuição nem ambiente gráfico atual.

A escolha de distro é uma questão puramente pessoal. O que eu avalio quando escolho uma pode não se aplicar a você da mesma forma. Porém, existem alguns pontos básicos:

• Quais programas deseja utilizar?

• Prefere uma experiência mais tradicional ou está apto a experimentar algo novo?

• Rodaria bem em seu computador?

• Tem uma comunidade boa em português?

No caso do Ubuntu citado por você, lhe direi que sim, rodará fluidamente e rapidamente em seu notebook. A experiência do Ubuntu é bem diferente do Windows, você deve estar pronto para algo novo. No caso de navegar na web e programar também não há problema. No caso de jogos, você deve pesquisar se os jogos que gosta de jogar rodam em alguma distro. Geralmente, jogos como Counter-Strike, League of Legends, Team Fortress 2 e outros do gênero rodam sem problemas. Porém, existem alguns jogos feitos apenas para Windows que não permitem a execução “no Linux” usando o Wine.

2 curtidas

Essa é uma pergunta que somente você pode responder, a melhor recomendação é que teste para ver quais te agradam.

Segue vídeo para reflexão:

Pode usar o campo de busca e pesquisar pelos tópicos já existentes, temos diversos com muitas recomendações.

Para não gerar respostas duplicadas, estou fechando esse aqui.

2 curtidas