Qual Distro/DE Você usa ? Porquê?

Eu acho que sim, mas acredito (opinião unicamente minha), que ele por ser “mais básico”, quando vc precisar executar uma tarefa mais complexa, tipo rodar um vídeo em full hd ou etc, ele engasgue mais por depender de recursos que originalmente, em razão de ser mais enxuto, não os trás nativamente.

1 curtida

As vezes me dá uma pequena vontade de testar o Lubuntu por causa do LxQt e sua fama de ser mais leve o XFCE kkkk

1 curtida

Atualmente uso o Manjaro Gnome (estava a usar o KDE até há cerca de um mês). Acho o Manjaro uma distro fantástica, em algumas coisas até mais fácil que o Ubuntu e derivados.
Quanto ao Gnome, queria dar um teste e estou a gostar muito :grin:

1 curtida

Atualmente usando Kubuntu, base popular Ubuntu e DE muito completa KDE Plasma.

Tbm tinha receio de testar, achei que seria algo como usar o Windows XP (leve, mas desatualizado).
E eu não tenho problemas em assistir um vídeo em HD, roda da mesma forma que o XFCE aqui, eu até jogo enquanto deixo algo rodando de fundo para ouvir.

1 curtida

Depois de um bom tempo desde que usei o Fedora 31, voltei ao Fedora com o Fedora 32, porque, ao meu ver, o Fedora Workstation possui uma das experiências mais consistentes disponíveis para Linux Desktop, sem contar que eu me identifico com o Fedora por este ser um sistema de vanguarda. Ademais, possuo preferência pelo GNOME por este estar enraizado como o meu sinônimo de Linux Workflow.

Ubuntu 20.04.1 LTS Focal Fossa. No desktop, no notebook e também no tablet/netbook.

Motivo: saí do Windows 10 e fui direto para ele. É fácil de usar, me atende perfeitamente e, portanto, não existe razão para trocar.

Pois é. Sinceramente estou com receio do Fedora 33. A mudança no sistema de arquivos. Estou estudando trocar a distribuição um tempo e esperar o Fedora 34 mais amadurecido… ou 35. Vai dar certo mas não tô querendo arriscar.

No momento estou mais inclinado a instalar o Debian nesse período de transição.

Não precisa ficar apreensivo. A mudança no sistema de arquivos só ocorrerá caso você realize uma instalação nova do Fedora 33, caso contrário, você continuará utilizando o Fedora com ext4. Ademais, não é como o btrfs fosse uma tecnologia nova, pelo contrário, é um sistema de arquivos bem maduro e é muito difícil os desenvolvedores do Fedora fazerem uma implementação porca do mesmo, principalmente quando eles já possuem a implementação de anos do OpenSUSE para usar como base.

1 curtida

Legal a ideia!

Estou usando o POP_OS, estava no MAC_OS à 11 anos mas com o preço atual das maquinas da maçã resolvi montar um hackintosh, comprei as peças selecionando a dedo cada uma, montei e resolvi instalar o linux só para ver como estava e acabei ficando!!

Antigamente eu utilizei Conectiva 8, Conectiva 10 (acho que ainda tenho os cds) Kurumin, Slackware, Fedora e Ubuntu então fui para o Mac… Agora que voltei testei o ubuntu, fedora mas não rolou, ai fiquei uns tempo com o Manjaro Gnome e agora me apaixonei pelo POP_OS!

Gostei de como o sistema é fluido e como é fácil a sua utilização, o desempenho dele para minhas atividades com desenvolvimento, aulas e podcast é ótimo!

Quero ver eles nesse tópico:

2 curtidas

Não sabia que o Slitaz era compatível com pacotes do Puppy Linux, você se refere aos arquivos .pet mesmo?

16/06/2020 - Mint XFCE: Primeira distro.

16/11/2020 - GNU/Linux Debian Buster - Migrei para distro mãe/pai de todas e não pretendo sair mais haha.
Melhor curva de aprendizagem(isto é relativo em alguns casos), estabilidade, segurança, grande comunidade… poderia listar n fatores kkkkk

Minha distro principal, atualmente, é o openSUSE Leap 15.2. Sempre usei distros baseadas no Ubuntu/Debian e eu queria experimentar algo diferente. Pois bem, foi amor a primeira vista. YaST e o Zypper são incríveis, KDE Plasma com melhor integração que já utilizei, a que me deu menos dor de cabeça para jogar (mesmo com o mesa não sendo o mais recente e o wine a mesma coisa) e com estabilidade de distro enterprise

3 curtidas

utilizo o elementary os, gosto muito do jeito que o sistema é pensado padronização do sistema é muito bom além da central de aplicativos que está excelente tem muito aplicativos que são curados com o padrão elementary sem falar que agora a loja funciona com flatpak acho muito legal a interação que os desenvolvedores tem com os seus usuários no twitter la eles postam novidades, ideias, e também escutam sugestões de seus usuários. é um sistema muito bom não trava comigo a não ser se eu esquecer que meu notebook tem apenas 4 de ram e abro coisas de mais porém ai nenhuma interface aguenta. é isso que eu gosto do elementary claro tem coisas ruins
exe: demora nas atualizações pois ainda estamos na versão 5 significa que a base dele ainda ubunutu 18.04 a versão 6 do sistema com base no 20.04 ainda não está pronta.
no meu caso é um problema pois não vivo sem os indicadores no painel então eu coloco assim que termino de instalar o sistema.
e o aplicativo do calendário é horrível já falei pra eles dei sugestões mais eles não podem mexer nele senão eles iram ter que modificar muito o codigo do sistema ao todo.
efim tirando isso o sistema é ótimo.

Atualmente estou usando o MX Linux com XFCE. Como meu notebook ficou ruim, precisei reativar um note antigo da HP que eu tinha em casa. Ele tem uma placa de vídeo dedicada, que para funcionar é necessário instalar o temido driver 304, que eu não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
Apesar da resolução está longe da ideal, o MX foi a única distro que consegui usar com os componentes funcionando de maneira nativa.
Se eu conseguisse fazer a placa de vídeo funcionar corretamente, ficarei plenamente satisfeito. Até, vou me virando.

1 curtida

Cara, eu uso o Ubuntu mesmo. É a primeira distro que eu conheci e é a que eu sei usar com mais facilidade.

Mas já usei Zorin OS, Pop Os, Fedora, Xubuntu, Lubuntu… mas sempre volto pro Ubuntu mesmo.

1 curtida

Debian = zero dor de cabeça, zero stress, tudo funciona como o esperado, além de ser leve e fácil de se usar.
Fluxbox = leve e fácil de customizar.

1 curtida

Cara, já usei até o conectiva 4, hoje uso o Mint com o Cinnamon e o Plasma. Cansei de ficar economizando memória e CPU.

3 curtidas

Agora estou usando Ubuntu MATE, o motivo disso é que eu não sossego numa distro por mais de 3 meses. Provavelmente eu volte falando que estou usando uma distro Iraniana aleatória…

1 curtida