Qual Distro/DE Você usa ? Porquê?

Boa tarde meu compatriota de DE, poderia por gentileza compartilhar o tema que você está usando?

Não sou fiel a nenhuma distribuição, já usei praticamente todas. Atualmente tenho instalado:

Deepin - Pela interface gráfica muito bem feita.
Linux Mint XFCE - Pela estabilidade e facilidade de configuração.
ArcoLinux XFCE - Por ser um Arch Linux mais polido, com instalador Calamares e algumas outras facilidades.
PuppyLinux/BionicPup64 - Acho fantástico usar o sistema inteiro carregado na memória RAM.

Quanto ao ambiente gráfico, minha preferência é o XFCE. Gosto da simplicidade, leveza e facilidade de customização. Em 15 minutos deixo-o do jeito que eu quero. Gosto muito da forma como permite gerenciar múltiplas áreas de trabalho, um recurso que uso bastante.

No passado bem distante (2007 - 2010) já usei o Debian/Gnome. Depois tive um longo período com o Fedora/KDE (2010 - 2014).

3 curtidas

Esse é o Materia Dark para Kvantum. Tem o Materia Dark para GTK também

1 curtida

Atualmente eu estou usando o Arch Linux.
Vou citar só alguns motivos pelos quais eu estou usando ela :

  • Eu posso construir meu próprio sistema, então o mesmo fica extremamente enxuto.
  • Otimização: Antes de instalar , li em alguns lugares que o Arch era bem otimizado para as arquiteturas 32 e 64 bits, e quando eu instalei, me surpreendi, ele sem sombra de dúvida foi a distribuição (entre as que eu já utilizei) que teve o melhor desempenho no meu notebook, que já tá bem velhinho rs.
  • AUR: Consigo encontrar praticamente tudo que eu preciso (que não está nos repositórios oficiais) nele, é uma maravilha indescritível.
  • Muita documentação: a Arch Wiki tem vários tipos de conteúdo, desde um manual de instalação completo, até uma seção para configurar perfis da CPU. Um pouco de leitura lá pode sanar muitos problemas.
  • Comunidade Amigável: Sei que pode parecer estranho , ainda mais falando da comunidade do Arch que é famosa pelo RTFM (Read The Fucking Manual), porém , a comunidade BR do Arch é uma das mais amigáveis que eu já frequentei. Não estou aqui a muito tempo, porém já me sinto em casa.

Segue uma print do meu desktop no Arch, tou usando no momento o Plasma 5.

5 curtidas

linux mint porque ele atende muito bem meus requisitos como desenvolvimento web e ferramentas de designer fora que ele lembra muito o Windows então a familiar inteira usa

1 curtida

Bem lembrado da Arch Wiki. Eu só não citei na minha resposta como vantagem específica do Arch porque ela é onipotente, já me ajudou em tudo quanto é distribuição.

1 curtida

Sou muito desastrado… melhor ir com calma… quanto mais difícil, mais me borro todo…:sweat_smile:

Morde não??? apois… já comecei fazendo desastre… :woozy_face:

1 curtida

quanto mais difícil melhor meu bom, e na verdade é questão de prática, com o tempo você vai melhorando e melhorando cada vez mais, manjaro é muito tranquilo, nem precisa usar terminal dependendo do que você vai fazer, mas se quiser algo mais tranquilo mas, mesmo assim muito completo com uma experiência tipo windows da vida vai de Linux Mint ou Deepin ou elementary OS ou Zorin OS. Eu recomendo você dar uma olhada no Mint ou Elementary.

O que houve ?
Qual o problema?

Obrigado… eu instalei o deppin… e pra começo estou gostando…

1 curtida

o problema foi eu ter tentado ir numa distro linux estilo hacker… por isso estava batendo a cabeça… mas tudo bem… é dando cabeçada que surgem os calos na cabeça… kk

1 curtida

Uso: Arch Linux + i3-Gaps

Motivo: Acho o arch bem minimal você monta o sistema como deseja, instala os pacotes que quiser e o principal a distro é sempre atualizada, então uma instalação do arch (souber mexer) dura pro resto da vida rsrs, e o i3-gaps acho ele produtivo, gosto de atalhos e como as janelas se encaixam.

1 curtida

Eu estava usando recentemente o Arch com i3wm, mas tu tem que ver o i3wm com fedora muito bom!

Atualmente eu utilizo o Fedora 32 com o GNOME. Foi a primeira vez que eu consegui me dar bem com esse tipo de ambiente.

A comunidade do Fedora é bastante amigável, fui bem tratado antes mesmo de testar a distribuição. E antes que alguém fale, ninguém falou para mim usar o Fedora, eu testei por livre e espontânea vontade.

2 curtidas

Minha primeira e até agora única distro: Mint XFCE.
Por que?
Porque ela, até então, supre o que preciso e tem uma comunidade muito ampla; me interessei também em ajudar o projeto de alguma forma e estou vendo caminhos para isto.

1 curtida

Além de utilizar os xUbuntu’s teho uma queda pela simplicidade do Slitaz. O minimalistico mas porem compatível com pacotes do Ubuntu, PuppyLinux. Mas como ambos ainda são 32bits - e se apegam a ele - sem uma versão adequada oficial para 64bits, mas estamos numa era em que a muito tempo já se tem dispositivos 64bits (desde 2007), e por não terem suporte a multi usuários - somente como Root; O Alpine vem como uma boa alternativa, mas por possuir poucos tutoriais disponíveis e ser menos automatizados - ou por não possuir nenhum derivado (ainda) - e não possuir tantos softwares em seu repositório, ainda o vejo como não apropriado para o dia-a-dia no desktop.

Mas ainda tenho uma queda para testar o ChromeOS pois o vejo como o futuro para o linux - no sentido de compatibilidade a apps de uma forma mais universal. A menos que, vai que, as gigantes e as empresas/comunidades linux se unam para tornarem seus desktops compatíveis com uma biblioteca de aplicação padrão (tipo, o Flutter da Google como padrão em seus desktops).

Utilizei o Linux Mint XFCE, Mate e Cinnamon.

Fedora GNOME, XFCE e Cinnamon
Manjaro, LXQT, Plasma e XFCE

Atualmente parei no Lubuntu e não sinto vontade de trocar de distro mais.

1 curtida

Lubuntu tá muito mais leve que o Mint XFCE?

Eu não lembro de cabeça quando de RAM o Mint com XFCE carrega no boot, mas no Lubuntu é isso:

(Não troquei o wallpaper por preguiça)

3 Abas no Chrome, sendo uma delas o YouTube, LibreOffice Writter, RetroArch, Typora e GIMP ao mesmo tempo

2 curtidas