Qual distriuição consigo utilizar, enxuto sem app desnecessário. obs.: tenho somente placa wifi

pessoal boa tarde, sou velho no linux utilizo o ubuntu desde 2011 no meu notbook,
mas sempre ele vem programas que não utilizo e meu notbook tem 2 ram I3 intel core.
minha maquina sempre rodou bem, principalmente depois de colocar programa de controlar clok.

gostaria que vcs me orienta se qual distribuição que consigo instalar o sistema operacional sem app,que eu possa adicionar.
obs: meu notbook não tem placa de rede. somente wifi.

att
obrigado.

1 curtida

O KDE neon é bastante enxuto, tem bem poucos aplicativos instalados por padrão.

1 curtida

O Elementary OS é uma distro que vem com uma seleção enxuta de programas, além de ter um visual agradável.
Se você curte algo mais “mac style”, pode ser uma boa opção pra você :slight_smile:

Algumas distros vem com a opção minimal na instalação esta tela é do kubuntu mas me lembro de ver em outras distros

2 curtidas

Distros minimalistas vem quase sem nada ou com pequenas aplicações:
https://sempreupdate.com.br/distribuicoes-linux-minimalista/
http://coral.ufsm.br/unitilince/index.php/noticias/324-distribuicoes-minimalista-distros-leves-livres-linux

Talvez uma boa opção para o seu caso seja o Ubuntu Minimal:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/instalando-o-ubuntu-minimal-minha-experiencia.636578/

2 curtidas

uhh legal, mas prescisa do placa de rede, mas o meu so tem wifi eu ja tentei …

legal, vou analisar… :smile:

o vlw, vou ver esssa opção…

alem do xubuntu, alguem conhece outras distro que vem …

gosto muito do thema do ubuntu de 10.14 …, thema unit é mais uma questao de costume de usar, mas procuro coisas novas, sair do comodismo… kkk

O Ubuntu também tem como escolher a instalação mínima

Veja esse video do Dio analisando a diferença entre a instalação mínima e a normal:

legal vou conferir vlw

1 curtida

Além do Ubuntu Minimal, Você também pode instalar o Debian ou até mesmo o Arch e instalar o que você precisa manualmente, mas isso já é um pouco mais complicado.

Só toma cuidado para não confundir duas coisas nessa sua busca: distros minimalistas com distros que vem com poucas aplicações. A distro minimalista, é assim porque a proposta dela é ser assim. Já uma distro com poucas aplicações após a instalação, você pode “fazer”. Várias distribuições oferecem um modo de instalação personalizado.

Distros minimalistas: são, como o nome diz, mínimas. Vem só com o necessário, as vezes nem isso. Alguns exemplos desse tipo de distribuição são: Slitaz, TinyCore, PuppyLinux e por ai vai. Em síntese, esse tipo de distro vem com aplicações mais leves, menos processos subindo por padrão e são sempre menos automatizadas do que distros como o Ubuntu, Mint etc.

Distros com poucos aplicações instaladas por padrão: não é uma distro minimalista. Ela apenas virá com menos programas instalados. Existe várias formas de se instalar uma distribuição assim. Pode recorrer a distribuições que tenham um modo de instalação via rede e personalizável, por exemplo. Várias tem, como o Debian, Mageia, Manjaro, Fedora, Ubuntu, OpenSuse etc. Existem outras que tem essa opção durante a instalação.

Espero que tenha conseguido deixar claro a diferença. O que você quer, uma distro com poucas aplicações por padrão, é fácil de se conseguir.

2 curtidas

boa tarde,
obrigado pela ajuda.
vou conferir as opções que vcs me passara obg.

att
parkeriss

1 curtida

Recomendo Lubuntu Core, Xubuntu Core, Arch Linux, etc

2 curtidas

Da uma olhada no Ubuntu Core.

1 curtida

boa tarde.

pessoal obrigado pela ajuda estou estudando as variações e opções de acordo com meu notebook e minha necessidade.

agradeço desde ja.
att
gabriel

2 curtidas

Creio que todas as flavours do Ubuntu possuem a opção de instalação minimal.

1 curtida

Manjaro XFCE minimal ou Manjaro Architect

Teoricamente o Arch Linux.