Qual distribuição LInux devo usar?

Olá pessoal, novo aqui.

Sou estudante de Engenharia da computação e no início do curso eu comecei a utilizar Linux por recomendação de um professor. comecei pelo Linux Mint por ter uma interface “parecida” com o Windows, hoje já estou bem familiarizado com o Linux e os seus comandos básicos.
Aproveitei esse dias a Black Friday e comprei um SSD de 1TB em promoção para meu notebook e pretendo deixar ele 100% Linux ( atualmente tenho dual boot). pesquisando e conversando com alguns colegas e professores recebi 3 indicações, que foram: Manjora, POP!_OS e Linux Mint.
Queria saber de vocês, qual vocês recomendariam? estou meio inclinado para o POP!_OS, já que chama ele de Linux dos programadores.

Todas as distros que você citou são boas. Teste-as e fique com a que mais agradá-lo.

cara,o que resta e vc testar,minha experiencia com manjaro nao foi muito boa,entao estou estacionado no ubuntu,o linux mint ja usei e infelizmente no meu pc ele dava crash dunada,o pop os funcionou muito bem,recomendo vc testar em vm o manjaro e o pop e ver se eles te agradam na interface
eu acho que seria legal o manjaro,por ter pacotes muito novos(base arch)e facilidade pra instalar programas,fora uma comunidade enorme,por mais que minha experiencia nao tenha sido a melhor eu reconheço que e uma boa distro na maioria dos pcs

1 curtida

Pensei nisso, só fiquei com preguiça mesmo kkkkk. Mas penso em ignorar o Mint, utilizo e as vezes ele da uns crash do nada e só me estressa. Hoje mesmo saiu uma atualização para o LIbreOffice e ele simplesmente não atualizava, depois de tentar várias coisas e reiniciar 5x, ele pegou, só fazendo charme

Tive/tenho os mesmo problemas com o Mint aqui, as veze ele só estressa e penso em eliminar ele dessas 3 escolhas. Hoje mesmo com o LibreOffice atualizando o MInt já me deu uma dor de cabeça, só fazendo charme -_-
O Manjora vi que é muito utilizado por quem curte jogar, mas vou testar os dois.

Ao invés de dar uma resposta genérica como “teste e escolha a q gostou” prefiro seguir uma abordagem de fazer uma boa recomendação. Vá de PoP!_OS. Distro Sólida (Base Ubuntu), excelente suporte de hardware e configuração e uma loja de apps completa e fácil para novos usuários.

1 curtida

Aí daqui a pouco chegam várias pessoas, cada uma recomendando a distro que mais gosta, e no final a pessoa que pediu a recomendação terá de testar cada distro do mesmo jeito.

2 curtidas

Acredito que boas recomendações ainda serão mais eficientes para direcionar usuários do que simplesmente “mandar” testar mil e uma distros diferentes. Acho importante analisar o contexto do que se está pedindo no tópico a fim melhor suportar uma boa resposta ao autor. Nem toda recomendação é baseada puramente em gosto pessoal, mas sim em aspectos técnicos. Um exemplo: Se alguém perguntar qual o melhor sistema para jogar no PC provavelmente a melhor resposta técnica será Windows enquanto uma resposta baseada em gosto pode ser outro sistema x ou y. Eu citei o PoP!_OS justamente baseado no que pesquisei e testei sobre o mesmo, sendo destacado justamente esses aspectos no site deles, como o acesso facilitado a ferramentas de programação, engenharia e ciências. Claro todas essas ferramentas podem ser instaladas em outras distros, mas quando vc tem algo já feito de forma orgânica, organizada e sólida não há mal em indicar. Enfim, apenas escrevi esse texto porq acho q vc percebeu de forma errada como seu tivesse soltado uma indireta ao seu comentário, mas não foi o caso. Acredito realmente no que falei sobre boas recomendações e falei de forma genérica e geral sobre comentários (bem comuns inclusive) do tipo “teste as bilhões de distros e escolha uma”.

1 curtida

Depende rapaz, eu sou casado de carteirinha com linux mint 21.2 uso ele pra tudo, nunca me deixou na mão em nada. Nunca instalei programas se não for via flatpak e .deb nele, o mint pra mim é maravilhoso. Você pode está forçando seu sistema a fazer ele rodar programas que ele não tem suporte exatamente. Se tratando de jogo rapaz eu uso o proton experimental da steam no mint e roda que uma bellleeezzzaaa

1 curtida

Não sei se foi algum problema na instalação, mas por exemplos, tive muito problema no início em fazer o meu Mint reconhecer a minha GPU Nvidia GeForce 940MX e na instalação de alguns programas também, mas gosto bastante dele e da interface.
Também utilizo o Proton nele da Steam e acho muito bom, nada a para reclamar.

Entendi a sua reposta, e realmente no final optei por usar o PoP!_OS no final. testei ele aqui na máquina virtual (ainda testando aos poucos por causa do tempo), mas estou gostando bastante dele. olhando no site do Diolinux também só vi coisas boas sobre e isso me animou mais para utilizar.

Olá!
Vi que já decidiu, mas vou dar meu pitaco porque tive essa mesma dúvida quando migrei (em 2022).
Fui de Manjaro pelo PAMAC e por ser Rolling Release. Eu queria estabilidade, mas como uso Nvidia, quis ficar no Manjaro mesmo. Faço minha própria estabilidade: crio backups com frequencia e vejo o fórum oficial sempre antes de atualizar.
No mais, as 3 distros são ótimas. Tenho um notebook antigo que uso Mint, e só não uso o Pop porque eu prefiro Gnome puro e porque acostumei com o Pamac.
Fez uma boa escolha de qualquer forma!

gostei muito do mint,pena que no meu pc ele dava crashs randomicos,eu tava jogando minecraft e dunada o pc congelou,e no ubuntu que e mais pesado isso nao acontece,e no LMDE tambem,penso em testar o lmde algum dia denovo

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.