Qual distribuição Linux consome ou requer mais recursos de hardwares?

Qual a distro para desktop que é mais exigente no hardware? Qual a mais pesada? Esse questionamento vem depois de ver que o Garuda em suas versões ultimate requer um mínimo de 6GB e processadores de desempenho no mínimo médio para elevado, o que é muito para os padrões médios de Linux.

1 curtida

Pelo uso, o Fedora está correndo atrás desta taça.

O Ubuntu, apesar de ter muitos serviços é otimizado.

O opensuse é um pouco mais leve que o fedora

2 curtidas

Não sabia que o Fedora estava tão pesado.

1 curtida

Na última vez que usei fedora já iniciava com mais de 70 unit… sendo timer, mount, service …

2 curtidas

O Ubuntu certamente fica em uma das primeiras posições nessa lista com o GNOME modificado…

3 curtidas

Em uma lista de consumo de hardware deu para ver quem em geral o Fedora com quase todas as interfaces/de’s é a mais pesada, sendo entretanto o CENTOS (derivado também do Fedora) com Gnome, a campeã, partindo de 1GB sem abrir nada no sistema logo após o boot!

1 curtida

Se minha pesquisa estiver correta, CentOS 8 vem com GNOME 3.28 por padrão.

GNOME era leve até a versão 3.14, depois disso começou a consumir muita RAM.
GNOME 3.32 ao 3.34 tinha um vazamento de memória, e só foi corrigido no 3.35.

2 curtidas

Pode ser, nunca o instalei e os dados que tive acesso datam de 2019, então realmente pode ter sido corrigido. De toda sorte claramente Gnome é a DE mais pesada e Fedora em 80% dos casos foi o sistema mais pesado.

1 curtida

eXternOS, puxa 3GB (ou puxava) de largada e usa(va) muita CPU e memória de vídeo pra fazer coisas simples, mas também pudera, feito em Node.js e com um CSS abusando no Blur

2 curtidas

Não sabia que era tanto.

Quando eu testei foi assim acho que foi o beta 2 se não me engano, pode ter melhorado (ou piorado)