Qual distribuição é a melhor opção para substituir as máquinas desktops de uma empresa?

Qual distribuição é a melhor opção para substituir as máquinas desktops de uma empresa?
Levando em consideração que dá ultima vez instalei algumas distribuições e tive dificuldade de incluir a máquina no domínio Active Directory 2008 R2.
Também devo levar em consideração que a empresa ainda tem muitas máquinas antigas rodando ainda Windows 7.
Minha maior dificuldade hoje é inserir essa máquina linux no domínio para que o usuário tenha acesso aos arquivos da rede.
Abraços a todos e muito obrigado pela ajuda.

Meu projeto é voltado a empresas, chama-se tigerOS. É extremamente leve e win-like, sem programas que dificilmente serão usados no dia a dia.

Vc pode conhecer mais em:

1 curtida

Te recomendo os *buntus(ubuntu e suas derivadas oficiais) por causa da documentação e a facilidade pra implentar

1 curtida

Da família deles qual é o mais leve? Tô perguntando porque aqui em casa já tem um bom tempo que uso o Ubuntu 18.04 mas não acho que seja leve. Na empresa tenho máquinas antigas que dá até vergonha de falar aqui. rssss
Obrigado pela atenção Ruanelivelton18

1 curtida

Dalgo vou dar uma olhada. Muito obrigado.

Eu uso o Xubuntu 20.04 como base, não chega a 320mb na inicialização.

Qualquer coisa, pode me chamar no privado que conversamos.

1 curtida

Certo Daigo, Xubuntu acho que seria uma boa opção. Será que consigo ingressar no domínio com o CID?
A princípio pretendo testar em máquinas que praticamente vão rodar apenas o sistema da empresa e a imternet, mas preciso ingressar no domínio para acesso aos arquivos na rede.
Mais uma vez muito obrigado.

@Italomart meu projeto usa o Xubuntu como base e, a principio, vc não deverá ter dificuldades ingressar no domínio com o CID, mas caso tenha, é só avisar.

Se o vídeo te interessou, posso te enviar a ISO do sistema, que ainda não foi liberada (está 100% funcional).

Quando trabalhava como CPD numa empresa de comércio de produtos agrícolas em 2012-2014 a gente usava para rodar o CISS que é Windows,uma máquina como servidor só pra ele e a outra a gente montou um servidor RDP, com Windows 8.1 com 6GB para acesso das 32 estações que tinha na loja. E para elas instalei o saudoso Lubuntu 12.04 com o ambiente gráfico iniciando direto no servidos de RDP pela rede local.
Como eram muitas máquinas e o CISS para rodar estava solicitando em cada sistema 2Gb de RAM mas muitas máquinas estavam mal rodando o XP SP3 com o CISS, instalar o Lubuntu só para ter uma interface gráfica para adentrar no servidor com cada usuário individual, foi uma mão na roda. Senão o custo para troca de máquinas seria as$tronômico.

Mas para hoje recomendaria distros em XFCE como a do @Daigo. (Já que o foco do lubuntu hoje mudou para com máquinas com desempenho modesto).

Mas se precisar adicionar em várias máquinas um software expecífico, que precise de muita RAM, e que a mesma não esteja suportando por causa do seu limite de recursos, e até se for um software que esteja em um servidor Windows. Sugiro distro com XFCE(nas estações)+RDP(Servidor RDP no Windows - podendo ser até o Windows 10 Pro msm sem ser a versão Server, basta instalar um patch no Pro que ele passa a funcionar multiusuario - Roda até mais leve do que a própria versão Server em RDP).

1 curtida