Qual distribuição é a melhor opção para substituir as máquinas desktops de uma empresa?
Levando em consideração que dá ultima vez instalei algumas distribuições e tive dificuldade de incluir a máquina no domínio Active Directory 2008 R2.
Também devo levar em consideração que a empresa ainda tem muitas máquinas antigas rodando ainda Windows 7.
Minha maior dificuldade hoje é inserir essa máquina linux no domínio para que o usuário tenha acesso aos arquivos da rede.
Abraços a todos e muito obrigado pela ajuda.
Meu projeto é voltado a empresas, chama-se tigerOS. É extremamente leve e win-like, sem programas que dificilmente serão usados no dia a dia.
Vc pode conhecer mais em:
Te recomendo os *buntus(ubuntu e suas derivadas oficiais) por causa da documentação e a facilidade pra implentar
Da família deles qual é o mais leve? Tô perguntando porque aqui em casa já tem um bom tempo que uso o Ubuntu 18.04 mas não acho que seja leve. Na empresa tenho máquinas antigas que dá até vergonha de falar aqui. rssss
Obrigado pela atenção Ruanelivelton18
Dalgo vou dar uma olhada. Muito obrigado.
Eu uso o Xubuntu 20.04 como base, não chega a 320mb na inicialização.
Qualquer coisa, pode me chamar no privado que conversamos.
Certo Daigo, Xubuntu acho que seria uma boa opção. Será que consigo ingressar no domínio com o CID?
A princípio pretendo testar em máquinas que praticamente vão rodar apenas o sistema da empresa e a imternet, mas preciso ingressar no domínio para acesso aos arquivos na rede.
Mais uma vez muito obrigado.
@Italomart meu projeto usa o Xubuntu como base e, a principio, vc não deverá ter dificuldades ingressar no domínio com o CID, mas caso tenha, é só avisar.
Se o vídeo te interessou, posso te enviar a ISO do sistema, que ainda não foi liberada (está 100% funcional).
Quando trabalhava como CPD numa empresa de comércio de produtos agrícolas em 2012-2014 a gente usava para rodar o CISS que é Windows,uma máquina como servidor só pra ele e a outra a gente montou um servidor RDP, com Windows 8.1 com 6GB para acesso das 32 estações que tinha na loja. E para elas instalei o saudoso Lubuntu 12.04 com o ambiente gráfico iniciando direto no servidos de RDP pela rede local.
Como eram muitas máquinas e o CISS para rodar estava solicitando em cada sistema 2Gb de RAM mas muitas máquinas estavam mal rodando o XP SP3 com o CISS, instalar o Lubuntu só para ter uma interface gráfica para adentrar no servidor com cada usuário individual, foi uma mão na roda. Senão o custo para troca de máquinas seria as$tronômico.
Mas para hoje recomendaria distros em XFCE como a do @Daigo. (Já que o foco do lubuntu hoje mudou para com máquinas com desempenho modesto).
Mas se precisar adicionar em várias máquinas um software expecífico, que precise de muita RAM, e que a mesma não esteja suportando por causa do seu limite de recursos, e até se for um software que esteja em um servidor Windows. Sugiro distro com XFCE(nas estações)+RDP(Servidor RDP no Windows - podendo ser até o Windows 10 Pro msm sem ser a versão Server, basta instalar um patch no Pro que ele passa a funcionar multiusuario - Roda até mais leve do que a própria versão Server em RDP).