Qual diferença entre distribuições Linux?

Desculpe a pergunta simples e possivelmente boba, mas não consigo entender de modo algum.
Qual a diferença entre debian, fedora e ubuntu?E por que tem tantas distros?E os mesmos comandos funcionam em qualquer distro?

1 Curtida

A diferença básica, propósito, foco, alguns diriam “filosofia”. Agora deixo para os amigos aí do fórum falarem sobre diferenças técnicas/tecnologias usadas etc… este vídeo do Gabriel fala sobre https://youtu.be/cL7etS8gE84

3 Curtidas
4 Curtidas

Para responder com as minhas palavras:

Há muitas distribuições porque o ser humano é muito criativo e o Linux tem código aberto. Então é muito fácil um grupo de pessoas se juntarem com alguma boa ideia e criarem uma nova distribuição. O bom é que essas boas invenções acabam sendo assimiladas também para as outras distribuições. Para saber bem essa diferença seria interessante estudar a história do linux, pois as distros mas antigas vão ficando mais diferentes umas das outras, como se fosse um processo evolutivo dos sistemas operacionais.

(Veja a imagem em nova janela, com zoom)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/LinuxDistroTimeline.png

2 Curtidas

Com a chegada do systemd padronizou o modo de trabalhar os serviços…

Antigamente era diferente

2 Curtidas

Saindo um pouco do tema, mas aproveitando que vc postou esse imagem muito legal pra entender de ondem vieram as distros… Saberia me dizer se existe alguma imagem semelhante a essa mas relacionada as DEs?

Outro dia que fui descobrir, por exemplo, que o Cinnamon é um fork do Gnome e fiquei pensando aqui que devem existir vários forks tbm das DEs e eu nem sabia disso.

2 Curtidas

Procurei la pela wikipedia mas nao achei…

1 Curtida

No fim de tudo o que realmente diferencia uma distro da outra é o propósito e sistema de empacotamento.

Pq que não ter tantas distros? A source é aberta pra todo mundo e a única exigência é que aquilo que vc construir tbm seja livre, isso atrai pessoas que querem construir alguma coisa própria.

Comandos não são nada mais nada menos que pequenos programas que rodam em cima de calls ao kernel Linux, então sim, todos funcionam em qualquer distro, pq todas tem o mesmo kernel.

1 Curtida

Basicamente filosofia, sistema de gerenciamento de pacotes, disponibilidade de software e rolling release vs fixed release.

1 Curtida

Aqui a imagem que você quer:

Um ambiente que eu gostava e, infelizmente foi descontinuado, era o Vera Desktop.

4 Curtidas

Acho que faltou um novo ramo para o Deepin Desktop, antigamente era baseado no gnome, mas hoje acho que não se aplica mais, pois o Gerenciador de arquivos foi rescrito e o mesmo é que cuida do Desktop.

1 Curtida