Qual dessas distros KDE é a melhor para começar, tendo em vista que preciso de uma distro que rode jogo e game engines?

Boa tarde a todos.
Sou nova no Linux e estou prestes a formatar meu PC e colocar uma distro Linux. Segue as configs:
2600X em Stock
1060 de 6GB
32GB de RAM DDR4
SSD NVME

Eu pesquisei sobre as desktop envrioment e parece que o KDE oferece maior possibilidade de customização, que na minha opinião é algo que vai me ajudar na produtividade e a me sentir à vontade com o sistema.

Por isso, estou em dúvida entre o Kubuntu e o KDE Neon. Embora falem que que o Kubuntu seja mais estável, já ouvi críticas quanto ao uso de Snaps, por isso não sei se seria mais vantajoso. Só utilizei ubuntu no PC do trabalho, gostei da experiência diferente, mas ainda não tenho opinião formada sobre snap.

Até cheguei a pensar no Fedora com KDE, mas como além de dev sou gameDev, preciso de uma distro que rode Unity sem problemas e, pelo que pesquisei, distro Debian/Ubutu base são as melhores. Mas aceito sugestões de qualquer distro com KDE que vocês saibam que rode Unity(E Godot e Renpy) sem problemas, embora eu acredite que Godot e Renpy rodem melhor em qualquer Linux do que Windows.
E, como irei criar jogos, também é importante que rode jogos(não só os que crio, mas os da minah Steam num geral)

Grata a quem puder ajudar.

1 curtida

@AnnieJuraski Seja bem-vinda ao Diolinux Plus! :slight_smile:

Sempre usei o Unity em Flatpak e, considerando a padronização desse empacotamento, vai funcionar bem em qualquer distro. :wink:

Se deseja possibilidades de customização, o KDE Plasma realmente se destaca. Contudo, recomendo que não utilize o KDE Neon, que terá instabilidades associadas ao Plasma bleeding edge e está em processo de “substituição” pelo KDE Linux. O Fedora KDE, por sua vez, pode ser boa opção.

Quanto ao Kubuntu LTS, você pode instalar e usar pacotes Flatpak nele após executar um processo bem simples. É boa opção também, mas o Plasma atual dele é meio desatualizado.