Qual dessas distros KDE é a melhor para começar, tendo em vista que preciso de uma distro que rode jogo e game engines?

Boa tarde a todos.
Sou nova no Linux e estou prestes a formatar meu PC e colocar uma distro Linux. Segue as configs:
2600X em Stock
1060 de 6GB
32GB de RAM DDR4
SSD NVME

Eu pesquisei sobre as desktop envrioment e parece que o KDE oferece maior possibilidade de customização, que na minha opinião é algo que vai me ajudar na produtividade e a me sentir à vontade com o sistema.

Por isso, estou em dúvida entre o Kubuntu e o KDE Neon. Embora falem que que o Kubuntu seja mais estável, já ouvi críticas quanto ao uso de Snaps, por isso não sei se seria mais vantajoso. Só utilizei ubuntu no PC do trabalho, gostei da experiência diferente, mas ainda não tenho opinião formada sobre snap.

Até cheguei a pensar no Fedora com KDE, mas como além de dev sou gameDev, preciso de uma distro que rode Unity sem problemas e, pelo que pesquisei, distro Debian/Ubutu base são as melhores. Mas aceito sugestões de qualquer distro com KDE que vocês saibam que rode Unity(E Godot e Renpy) sem problemas, embora eu acredite que Godot e Renpy rodem melhor em qualquer Linux do que Windows.
E, como irei criar jogos, também é importante que rode jogos(não só os que crio, mas os da minah Steam num geral)

Grata a quem puder ajudar.

1 curtida

@AnnieJuraski Seja bem-vinda ao Diolinux Plus! :slight_smile:

Sempre usei o Unity em Flatpak e, considerando a padronização desse empacotamento, vai funcionar bem em qualquer distro. :wink:

Se deseja possibilidades de customização, o KDE Plasma realmente se destaca. Contudo, recomendo que não utilize o KDE Neon, que terá instabilidades associadas ao Plasma bleeding edge e está em processo de “substituição” pelo KDE Linux. O Fedora KDE, por sua vez, pode ser boa opção.

Quanto ao Kubuntu LTS, você pode instalar e usar pacotes Flatpak nele após executar um processo bem simples. É boa opção também, mas o Plasma atual dele é meio desatualizado.

4 curtidas

Não sabia dessa “troca” do KDE Neon pelo Linux.

Mas nesse caso, será que o Fedora não é uma boa opção então? A prncípio ele era minha primeira escolhe, só pensei no Kubuntui porque falaram que Unity roda melhor em Linux da família Debian

Sim, o Fedora seria uma boa opção, bem equilibrado entre atualizações do Plasma e estabilidade.

Não se preocupe quanto ao Unity, você pode usar o pacote Flatpak e funcionará em qualquer distro. :slight_smile:

2 curtidas

Como usuário do kubuntu, posso dizer que vai gostar dele, uso diariamente e todo dia é só ligar e usar, nenhum problema, nenhum bug de atualizações, estou ansioso pelo próximo kubuntu lts esse ano pra atualizar .

Sobre os snap, eu gosto de usar o que roda bem, seja snap, flatpak, appimage ou .deb, pra mim instalou funcionou não me importo o tipo de empacotamento

1 curtida

Olha, estou querendo utilizar o Kubuntu que não é o LTS, acho que é o 25 que tem o Plasma 6. Mesmo que tenha bugs, acho que vai ser interessante eu me virar com os possíveis bugs

Testa o Nobara ou Bazzite

Eu sou do time “um passo de cada vez e com calma” Então recomendo ir de ZorinOS, sei que não é KDE, mas da pra customizar bastante, ele vem com um menu com várias opções, desde deixar semelhante ao windows, até deixar parecido com o MacOS/Gnome.

Mas recomendo ele não pela interface, mas pelo trabalho feito no sistema, deixar o mais user friendly possível, então ele vai estar pronto pra todas as suas necessidades, baseado no debian/ubuntu, usa flatpak, enfim.

( Eu tenho medo do tanto de possibilidade que o KDE oferece, é um mundo a parte só de possibilidades, e quando tentei usar, não consegui deixar ele produtivo do jeito que eu queria, pois precisava de mais tempo entendendo e não tinha esse tempo, também sinto que falta uma distro pegar o KDE fazer um polimento, como fazem com o gnome)

1 curtida

Eu recomendaria o Kubuntu ou o Debian 13 com kde, pois tem praticamente tudo no repositório do apt

Aproveite e dê uma olhada sem compromisso no Opensuse. Tem as versões Tumbleweed (Rolling Release) e a Leap (Estável). Recomendo a Tumbleweed, mais conhecida como TW. :wink:

Pop os ou cachy os