olá a todos uma duvida simples mas o que achei e outros lugares não resolveu. O que é equivalente a crtl + alt + del do windows no Linux / Ubunto ?
Quando trava algum programa como faço para forçar ele encerrar?
No meu caso ocorreu ao extrair uns arquivos… sei - la por que o descompactor padrão faz isso…
Não há uma tecla Ctrl + Alt + Del na maioria dos Linux. O jeito é abrir o Monitor do Sistema pelo menu iniciar, ou ficar clicando no X até se oferecer a opção para encerrar à força o programa.
Para ficar mais prático, dá para determinar teclas de atalho para isso.
Só ir em Teclado, clicar em Atalhos, depois clicar em Atalhos Personalizados. Vai abrir uma telinha. Na opção Nome você pode digitar Xkill e na opção Comando você deve digitar xkill também. Depois, é só determinar as teclas de atalho para acioná-lo.
Ao digitar essas teclas, o ponteiro do mouse vai se transformar e aí é só você clicar em cima do que está travado. Não sei se têm comandos melhores para esse caso, mas esse é o que eu conheço.
Quando trava uma janela, mando um Alt+F2 (Atalho no KDE para o “executar”) e mando um xkill que resolve. Porém quando é algum jogo, que impede de alternar pra área de trabalho, mando CTRL+ALT+F2 e entro em modo texto e resolvo na unha.
A dica do xkill é muito boa, recomendo configurar um atalho ( eu, por exemplo, deixo o xkill no ctrl+alt+end, assim qlq coisa uso a combinação e clico no programa travado).
Quando o sistema trava que nem o mouse se move, eu uso a combinação:
Alt + PrintScreen + r + e + i + s + u + b
(busier ao contrário - tipo, super ocupado)
Com a combinação de teclas acima seu sistema Linux congelado reiniciará.
Aqui estão os significados das teclas:
R: Ligue o teclado de modo bruto para o modo XLATE
E: Enviar o sinal SIGTERM para todos os processos exceto o init
I: Enviar o SIGKILL sinal para todos os processos exceto o init
S: Sync todos os sistemas montados
U: Remontar todos os sistemas montados em modo somente leitura
B: Imediatamente reiniciar o sistema, sem desmontar partições ou sincronização
Nessa combinação, quando pressiona a letra b o sistema reinicia na hora.
Basicamente o que o @ysllan disse, só deixei numa ordem mais fácil de guardar.
olá gente só dando a devolutiva quando clico no prtsc ele tira foto da tela, mesmo ignora o resto das teclas. O alt + f2 abriu o terminal, mas não consegui testar com o PC travado…
tenhp um HP Pavilion dv5.
Eu tenho um note que o print só é acionado com a tecla fn, tendo que digitar Alt + fn + PrintScreen… Será que é o seu caso?
Se abriu o terminal, pode ser que o sistema não esteja totalmente travado. Reparou se o mouse chega a se movimentar? Pode ser que somente o teclado tenha parado.
Então achei que podia ser isso, mas a tecla FN não afetou o funcionamento do print…
Então não consegui testar com o PC travado, o que travava era um arquivo, mas precisei remover ele, estava testando com o funcionamento normal.
Só para lembrar que para a mágica do SysRq funcionar, essa função tem que estar habilitada no kernel (com parâmetro do kernel ‘sysrq_always_enabled=true’). Nem todas as distros habilitam-na por padrão, inclusive acho que a minoria tem habilitada por padrão…