Qual aplicativo uso para instalar .deb?

Eu baixei um programa .deb, dei 2 cliques nele e abriu uma lista de aplicativos. Quero saber qual aplicativo eu escolho para que o programa seja instalado. Seria o ‘Gerenciador de pacotes Synaptic’?

O synaptic cuida dos pacotes e dependências diretamente, coisa que pacotes deb não fazem.
Um clique duplo devia executar o gdebi e instalar o pacote que você quer. No entanto, mais comum do que não (Por essas e outras que eu abandonei Ubuntu) o gdebi não funciona.
O gdebi, no entanto, é só um front-end pro dpkg, que é o sistema de manipulação e gerenciamento de pacotes de fato (À quem perguntar “E o apt?”: O apt é o sistema de repositórios e dependências, o apt baixa, o dpkg instala).
No final das contas: Você pode usar o dpkg diretamente pra instalar o seu pacote:

$ sudo dpkg -i <pacote.deb>

O dpkg não lida com dependências, no entanto. E para isso você vai precisar do apt:

$ sudo apt install -f

A opção -f significa “fix”, ele vai procurar as dependências que não estão satisfeitas e instalar elas, terminando assim a instalação do seu programa no pacote .deb.

1 curtida

Boas vindas ao fórum :wave:
Pelo teor da dúvida, suponho que você seja novato no Linux, então minha recomendação é que use o gdebi.
sudo apt install gdebi -y
Após instalado, duplo clique e o pacote em .deb será instalado por interface gráfica (como um .msi no Windows).

2 curtidas

Tem o Eddy, faz a mesma coisa que o gDebi, mas é um tanto facilitado (se ele estiver numa doca, por exemplo, basta arrastar o .deb pra ele que o bichinho abre e permite a instalação)

4 curtidas

Primeira pergunta: vc instalou, pediu pra instalarem ou comprou com Linux?
Sabe qual a senha de root (ou admin)?
Sabe informar qual é a distribuição?

Conselho: evite ao máximo baixar programas que não estejam no site oficial.
Já que apareceu o Synaptic na lista, use-o para procurar pelos programas que deseja.

Nesse vídeo mostro como instalar programas usando a base .deb

Nesse outro aqui, ressalto os cuidados quanto aos locais para se baixar programas:

1 curtida

Eu vi um vídeo que depois de dar 2 cliques o programa já vai instalando, no meu caso apareceu esta lista de programas recomendados. Será se foi porque eu não marquei aquela caixinha que diz ‘permitir que este arquivo execute como um programa’? Agora já sei porque o pessoal prefere instalar pelo terminal rs.

1 curtida

Olá! Bem vindo ao fórum @alexandremp !

Seria interessante que você escrevesse qual
sistema você está usando!

Se a distro à qual você instalou,
for “minimalista” (Ex:Xubuntu,Debian)

È bem provável que virá “limpo” mesmo o
sistema, então o melhor jeito seria instalando o
Gdebi como o @JG22 citou,então faça assim:

Clique:
Ctrl + Alt + T

Assim no terminal rode:

sudo apt install gdebi -y

Se aparecer sua senha, digite.

Renicie o sistema e na proxima vez que
pedir um app para inicializar, pesquise por Gdebi e selecione.

Mas se a Distro for algo como kubuntu
Será somente necessario pesquisar por:

Discover

E selecionar , assim ja abrirá uma loja pronta para à instalação.

Mas caso você prefíra o terminal, faça da maneira que o @brejela indicou.

sudo dpkg -i <pacote.deb>

Muitas vezes não será necessario se preocupar com dependencias,
mais caso acha algum problema e se o seu programa não for
próprietario, poderá rodar somente o apt.
Exemplo com o firefox:

sudo apt install firefox

Mais se for o google chrome,ai realmente será necessário os passos anteriores.
(Gdebi e Loja.)

boa sorte!

:wink:

1 curtida

O Gdebi é um gerenciador de pacote de alto nível então ele não é um front-end do dpkg, ele usa o APT é o APT que usa o DPKG.

1 curtida

Se a pessoa já falou que tem o Synaptic, pq não guiá-la para usá-lo, ao invés de passar comandos?

Até onde eu sei não dá pra instalar pacotes .deb pelo Synaptic.
E ensinar o cara a usar o terminal pode fazer da vida dele muito mais fácil, entendendo como o apt e o dpkg funcionam vai ser uma mão na roda quando o Gdebi inevitavelmente falhar em alguma instalação.

1 curtida

Mas dá para instalar o Gdebi por ele.

Anda falhando mais do q é aceitável. Por ex, não consigo instalar o Chrome por ele.

Que tal aguardar a resposta quanto a distribuição, para então saber qual a Central de Programas e então, verificar se o programa já não está disponível por ela.

Já deveria ter feito 1 vídeo mais detalhado sobre a questão de instalação de programas, mas a realidade atual é a mesma de quando eu comecei a usar o Debian em 2006, geral não quer saber de nada gráfico, vai empurrando o terminal sem ter ideia de quem está pedindo informação.

Aliás, fala para um dentista, recepcionista, chaveiro, ou qualquer outro profissional que quer apenas instalar alguns programas, que eles precisarão decorar comandos para usar uma distro Linux.
Tudo gastando 100,00 e voltando pro Windão pirata.

Autor do tópico não perguntou minha opinião sobre o uso do terminal, logo desviei do tópico com minha crítica.

1 curtida

O Gdebi tem um front-end.
Como vai @Daigo? <3