Qual Aplicação de linha de comando verifica qual programa está usando o Disco?

Olá Pessoal…Alguém poderia me indicar uma aplicação de linha de comando para verificar qual programa/processo está lendo/escrevendo, ou seja, usando o HD? Por exemplo o comando top que lista os processos (os nomes dos programas) e o uso do cpu e memória. Eu sei que tem o iotop mas eu preciso de um que não necessite ser executado como root (como o top).

tem o pstree, que mostra os processos em árvore, mas para o que vc quer, acho que o melhor é o que top, que vc já citou.

Tem também o ps. Que pode te dar as mais variadas visões dos processo de acordo com o complemento do comando. Veja no link abaixo.

https://ss64.com/bash/ps.html

1 curtida

Então! na realidade eu preciso de algo que mostre quais programas estão usando (lendo escrevendo) no disco. O top acho que não mostra, dei uma olhada no man e não encontrei nada sobre isso. O ps tb não achei como mostrar o uso do disco. O iotop faz o que preciso mas tenho que executar com sudo. iotop Como no linux tem diversas ferramentas instaladas acho que até tem o que eu quero só não sei qual é :grin:

1 curtida

Ao menos vc já sabe o que quer. Vc quer um iotop que execute sem precisar do sudo…

2 curtidas

Da uma olhada no manual do lsof. Se tu tiver o pid do processo.

lsof -p [pid]

1 curtida

O lsof é uma ótima ferramenta, eu já uso ele para ver os programas que estão usando a rede :slightly_smiling_face: … mas pelo que eu pude ver ele somente mostra o tamanho em disco dos processos ligado ao processo.

Eu acho que vou ter que usar o iotop mesmo, mas eu vou abrir um outro tópico para discutir uma melhor maneira (de forma segura) de executar um programa que necessita de sudo sem ter que usar o sudo :smile:

Tem um utilitário chamado atop e como parâmetro certo ele pode fazer o que você estar querendo

atop -d

Edit: Eu não tenho certeza se esse é parâmetro mas vou dar uma conferida e comparar com o iotop :joy:

Acabei de descobrir um utilitário bem poderoso de controle de processos no terminal o nome dele é htop e com ele é possível fazer o que você quer mas vai ter que configurar ele para fazer isso no próprio utilitário

Edit:

Eu consegui configurar e ordenar ele para uso de leitura e escrita do disco se quiser ajuda para fazer isso eu posso montar um tutorial :slight_smile:

3 curtidas

:open_mouth: Como você fez para aparecer o DISK WRITE e o DISK READ? :hugs:

Edit: Desculpe pela baixa qualidade visual :man_facepalming:

3 curtidas

Blz …rs…consegui vê… rapaz tem opção pra caramba…rsrs…:+1:

1 curtida

Resumindo é só você apertar a tecla F2 enquanto estiver no htop e na última opção Columns procurar por IO_WRITE_DISK e IO_READ_DISK e adiciona com a tecla F5

2 curtidas