Qual a sua visão de uso de sistema Linux daqui para frente?

Você acha que irá aumentar o uso de computadores em desktop?
Qual a jogada do Windows limitando o uso em computadores antigos será bom para o Linux?
Suporte de periféricos irá melhorar?
Jogos?

A minha opinião para tudo é não. Apesar de bom no aspecto mercado, continuo achando que o Linux continuará onde está.

1 curtida

Depende muito da indústria (em especial de notebook) ao tentar vender modelos mais “fracos” (que não rodarão Windows 11) - restará vender com distros Linux ou passar a fabricar Chromebooks (aposto mais nessa possibilidade)

1 curtida

O conceito de mercado só tem significado para produtos comerciais. Descreve uma disputa pelo dinheiro dos consumidores.

O GNU Linux, em si mesmo, não disputa esse dinheiro, não faz anúncios, não sustenta parte da sobrevivência de revistas, portais etc.

O esforço da comunidade Linux é pela liberdade do usuário ─ e hoje os riscos estão “dentro”, pois depende de financiamento, que grandes empresas oferecem mas, em troca, vão assumindo lugares nos conselhos das fundações, ou impondo limitações aos “concorrentes” livres, como fez o Google há poucos meses.

1 curtida

Em servidores eu acho q continuará forte

Em jogos depende da Valve. Se o Steam deck fazer sucesso o Linux vai ser bom pra jogos. Acho difícil mas não impossivel. Aqueles serviços tipo o Google Stadia aparemente precisam de amadurecer ainda. Quando isso acontecer o Linux pode crescer um pouco.

No desktop no geral eu acho q vai crescer no ritmo de hoje.Se o Fuchsia da Google rodar no celular e no computador eu acho que muita gente vai migrar de outros OS pra ele.

2 curtidas

A mesma visão de ontem, hoje e amanhã. No mesmo lugar onde se encontra!

Eu diria que o GNU/Linux já é bom para jogos. Está muito longe de ser perfeito, mas chegou em um ponto em que você pode usar uma distro pensando nesse fim e ter ótimos resultados. Afinal, a maioria esmagadora dos jogos funciona muito bem (os que não rodam geralmente são barrados por anti-cheats invasivos).

O único sistema operacional que uso nos meus computadores é o Debian 12 Bookworm. Mesmo em minha máquina de jogos. E tem me atendido bem.

O Steam Deck pode levar isso ao próximo nível caso a Valve consiga resolver o problema dos anti-cheats invasivos (e eles prometeram resolver). O Steam Deck, até o momento, tem sido muito bem recebido pela mídia. Acredito que há uma boa chance.

3 curtidas

Em servidores será eternamente forte; concordo com o @Vitor238
Já em desktop… se não tomar cuidado, pode sim perder para o Windows

Linux foi na verdade pensado para servidores, o que aconteceu é que houve uma expansão para desktop em meados de 2000. Mas com o Windows/MS-DOS fazendo sucesso, ficaram na sombra como ficam até hoje.

Estou esperançoso de que isso irá mudar (principalmente agora com o Windows 11 num país onde um PC razoável compatível com o 11 tá quase 4.000 reais), e que vão acabar os users que criam picuinha por distro/base (os “tóxicos” do mundo Linux).

1 curtida

Essa sempre será uma questão complicada. Hj, muito se pensa de que as SBC possam substituir os computadores em ambientes em q se possa manter os programas em cloud.

Colega meu tem um Orange PI 3, com 2gb de Ram, e outros com 4gb.
Os programas q precisa rodam todos no navegador e disse q não tem reclamação dos usuários.

Pessoalmente, estou com um projeto voltado a levar minha distro para ONGs, para ensinarem Gimp, Inkscape além de diversas outras ferramentas para adolescentes.