Estou com problemas para guardar jogos nos ssds e hd, qualquer um deles apresenta erro de gravação em disco, mensagem da steam ao tentar fazer download. Recentemente, achando que era o sistema, saí do ubuntu 26.04 para o zorin e agora estou no Garuda linux lite. O problema acontece sempre no intervalo de 60 a 100gb de download. Tenho 1020 Mb de internet, já reinstalei a steam nativo, flatpak, beta e ocorre sempre o mesmo erro. Agora, consegui baixar jogos, em escala, do menor para o maior até 49gb, que é o tamanho de Sniper elite 4… Mas,ao tentar o Sniper Elite 5, trava… Ontém, travou no Sniper elite 3, reinstalei a steam e estou tentando novamente, comprovado não ser o SO. Não vejo muitas discussões e resoluções pertinentes que não para windows, mas nenhuma para linux… O jogo baixava tranquilamente em pouco mais de 20 minutos, já faz cinco dias que estou com esses erros… Se alguém tiver uma resposta para a solução do problema eu agradeço.
Mas que erro?
Aparece uma mensagem de erro de gravação do disco. Testei trocar a steam nativo pelo flatpak. O mesmo erro ocorreu. A mensagem aparece após 60gb baixados, o sniper elite tem 103gb, no qual, antes desses erros, em pouco mais de 20 minutos o download era efetuado, desde o dia 17, troquei formatando o sistema do biglinux, ubuntu 26.04, linux mint, e agora estou no garuda lite. No garuda, os jogos menores até 50 gb, passaram, o que no mint e no big falharam com o mesmo erro. No garuda, fiz a troca do steam do nativo pelo flatpak. os jogos abaixo de 100gb não apresentaram erro, porém, jogos pesados como o sniper elite 5 travam com o erro. Vefifiquei a instalação da steam, atualizo o sitema com sudo pacman -Suy ou sudo pacman -Suyy. Reinstalei a steam flatpak para ver se o erro era sanado… limpei cache de download da steam, limpei a pasta na raiz do ssd onde recebe os jogos… Nota: tenho 2tb de disco: 2 ssds com 480 ± e um hdd 1tb. os jogos estão no ssd, seja qual for, o erro de gravação em disco acontece.
Uma informação crucial não foi citada: qual é o sistema de arquivos do local onde você está tentando armazenar os jogos?
O Steam não costuma gostar de partições NTFS/FATxx - na minha experiência partições EXT4 geralmente são mais estáveis porque BTRFS/XFS podem acabar gerando muito lixo por conta dos snapshots de mudanças de arquivos (é possível contornar isso mexendo em flags).
![]()
tentei no btrfs e atualmente o ssd está em ext4. O que notei: Começou a dar problemas após uma instalação da steam. Tentei utilizar até o steam beta, porém, sem resultados. Há muitas coisas parecidas no reddit, acho que é assim, falando do mesmo erro, mas no windows… Sempre que formatava o pc, não tinha problemas de fazer o download. Mas, nos últimos dias, troquei o sistema de arquivo, troquei de sistemas, troquei de steam… E o erro sempre ao chegar a 60%…
Minha sugestão é começar a investigar o seu setup: você testou dezenas de distros e combinações de software possíveis, mesmo assim encontrou problemas similares em todas.
Instale a distro que você pretendia usar desde o começo e tente fazer debug, trazendo logs e informações aqui para a comunidade.
Dado o seu relato, eu realmente começaria a olhar para o discos/particionamento em busca de informações.
![]()
Testei os discos com comandos no terminal. Não apresentaram falhas. Mas como o ocorrido já aconteceu com um software, windows, e há relatos do mesmo sintomas ocorrer no Linux, creio que deve ser problema com a nova atualização da steam. Igual, estou vendo se consigo uma gpu que não dê tantos problemas com Linux como as mídias pascal… usei os comandos básicos para teste e verificação sudo smartctl -H /dev/sdx (x=ssd ou hd), velocidade de leitura sudo hdparm - Tt /dev/sdx, criei arquivos.txt nos ssds e hd para ver se estavam com permissão para gravação. de todos os testes, todos deram que os discos estão ok. Vejam o que tem até agora:
findmnt -o TARGET,FSTYPE,OPTIONS
TARGET FSTYPE OPTIONS
/ btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=256,subvol=/@
├─/dev devtmpfs rw,nosuid,size=7967032k,nr_inodes=1991758,mode=755,inode64,huge=advise
│ ├─/dev/hugepages hugetlbfs rw,nosuid,nodev,relatime,pagesize=2M
│ ├─/dev/mqueue mqueue rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/dev/shm tmpfs rw,nosuid,nodev,inode64,huge=advise,usrquota
│ └─/dev/pts devpts rw,nosuid,noexec,relatime,gid=5,mode=600,ptmxmode=000
├─/home btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=257,subvol=/@ho
├─/sys sysfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/kernel/debug debugfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/kernel/tracing tracefs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/fs/fuse/connections fusectl rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/kernel/security securityfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/fs/cgroup cgroup2 rw,nosuid,nodev,noexec,relatime,nsdelegate,memory_recursiveprot,memory_hugetlb_accou
│ ├─/sys/fs/pstore pstore rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/firmware/efi/efivars efivarfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ ├─/sys/fs/bpf bpf rw,nosuid,nodev,noexec,relatime,mode=700
│ └─/sys/kernel/config configfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
├─/proc proc rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
│ └─/proc/sys/fs/binfmt_misc autofs rw,relatime,fd=42,pgrp=1,timeout=0,minproto=5,maxproto=5,direct,pipe_ino=6232
│ └─/proc/sys/fs/binfmt_misc binfmt_misc rw,nosuid,nodev,noexec,relatime
├─/run tmpfs rw,nosuid,nodev,size=3262956k,nr_inodes=819200,mode=755,inode64,huge=advise
│ ├─/run/credentials/systemd-journald.service
│ │ tmpfs ro,nosuid,nodev,noexec,relatime,nosymfollow,size=1024k,nr_inodes=1024,mode=700,inode
│ └─/run/user/1000 tmpfs rw,nosuid,nodev,relatime,size=1631476k,nr_inodes=407869,mode=700,uid=1000,gid=1000,i
│ └─/run/user/1000/doc fuse.portal rw,nosuid,nodev,relatime,user_id=1000,group_id=1000
├─/root btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=258,subvol=/@ro
├─/srv btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=259,subvol=/@sr
├─/tmp tmpfs rw,noatime,inode64,huge=advise
├─/var/cache btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=260,subvol=/@ca
├─/var/log btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=261,subvol=/@lo
├─/var/tmp btrfs rw,noatime,compress=zstd:3,ssd,discard=async,space_cache=v2,subvolid=262,subvol=/@tm
├─/mnt/SSD_BACKUP ext4 rw,noatime
├─/boot/efi vfat rw,relatime,fmask=0077,dmask=0077,codepage=437,iocharset=ascii,shortname=mixed,utf8,
└─/media/geraldo/HD_DATA
echo "=== TESTE DE ESCRITA ===" && \\
touch /test_sda.txt && rm /test_sda.txt && echo "SDA (Sistema): OK" || echo "SDA (Sistema): BLOQUEADO"; \\
touch /mnt/SSD_BACKUP/test_sdb.txt && rm /mnt/SSD_BACKUP/test_sdb.txt && echo "SDB (Backup): OK" || echo "SDB (Backup): BLOQUEADO";
\\
touch /media/geraldo/HD_DATA/test_sdc.txt && rm /media/geraldo/HD_DATA/test_sdc.txt && echo "SDC (Dados): OK" || echo "SDC (Dados):
BLOQUEADO"
=== TESTE DE ESCRITA ===
touch: não foi possível tocar '/test_sda.txt': Permissão negada
SDA (Sistema): BLOQUEADO
SDB (Backup): OK
SDC (Dados): OK
Nota: sda bloqueado porque tentou escrever na raiz.
touch \~/test_home.txt && rm \~/test_home.txt && echo "SDA (Home): OK" || echo "SDA (Home): BLOQUEADO"
SDA (Home): OK
sudo btrfs scrub start /
\[sudo\] senha para geraldo:
scrub started on /, fsid eb5f1dd3-97cd-4f05-afa7-4ae159ce2d56 (pid=8476)
Starting scrub on devid 1
Como está a permissão?
Não sei muita coisa sobre jogos.
Mas veja a permissão e o usuário e grupo da pasta.
Quando fala de erro. É erro de download? É erro de permissão?
Veja o firewall?
Erro de download, veja o dns?
Faça teste de ping para o gateway, veja se apresenta erros?
Wifi ou cabo?
eu procurei saber se, por ter saido do ubuntu 26 para retornar para o arch, se não tinha ficado resquícios da instalação anterior. Formatei o ssd principal para receber o btrfs do garuda. O ssd de backup, foi formatado e está em ext4. As permissões foram revisadas. a pasta está com as seguintes configurações pode ver e modificar o conteúdo para proprietário -grupo e outros. Mesmas configurações para o ssd. Nota: tentei instalar no ssd principal, 480 gb com o sistema, digo, no mesmo ssd. Porém, aí que ocorreu o primeiro problemas de gravação com erro na steam. Por isso, passei para o ssd de backup, verificando as permissões… e o mesmo erro aconteceu…
Fala @GeraldoR verfique através do Flatseal se você determinou permissões de escrita para Steam.
Lendo seus realatos, percebi que você levantantou a hipótese de ser a versão da Steam.
Uso steam diariamente em um disco secundário também, aqui está funcionando sem problemas. Então não é problema com o aplicativo.
Uma coisa que você precisa se certificar é de configurar a biblioteca steam no outro disco, e preferencialmente antes de abrir o Steam, você deve montar o disco.
Com o disco montado, abra o steam e instale seus jogos. Na instalação tenha certeza que você está apontando para o outro disco para não ocupar o seu disco principal e o download falhar por falta de espaço.
Já verifiquei permissões. Espaço tem, 3tb. O problema começou dia 17. A steam perguntou se 32 ou 64 arquitetura. 64. Sempre baixei o jogo em 25 a 30 minutos. Agora, chega a 60% trava e da mensagem de erro de gravação em disco. A possibilidade de dar o mesmo erro em 3 discos diferentes, verificadas e confirmadas as permissões, mostram que o erro não pode ser do sistema, aliás, em todos os sistemas que instalei… Pop&os, garuda draconized, Ubuntu 26 manjaro, big Linux… Não importa qual o mesmo erro aparece.
Você instalou suporte 32 bits?
Steam não petgunta, é detectado automaticamente.
estou usando steam no mint, sem os problemas citados. acredito que é alguma coisa no seu computador mesmo. tenta trocar a porta sata e o cabo, vai que está relacionado… vale a pena o teste.
Me parece que você está bem firme em relação ao diagnóstico, já tentou abrir um chamado no suporte da Valve?
![]()
sim. me responderam para não falar dos desenvolvedores da steam que está tudo certo… não com essas palavras… Me orientaram a abrir uma conta no github para falar lá para não dar problemas par a steam, uma Bruna…
Vou procurar saber se tenho todas as bibliotecas, na realidade confirmar novamente, mas, sabendo que os jogos da steam mais antigos precisam das bibliotecas de 32 elas são instaladas já nas configurações do sistema, sempre que reintalo um sistema… Obrigado pela dica… Vou tentar e retorno se deu certo…
Suporte: “Jogo iniciado através de ferramenta de compatibilidade: Steam Play
Olá. Estou com problemas para tentar baixar o jogo sniper elite 5, ou qualquer um acima de 50gb. A imagen enviada mostra a situação. Troquei de sistema operacional sem precisar, pois, achei que fosse o linux que estava utilizando, no caso Ubuntu 26.04. Agora, estou utilizando Garuda Linux Lite. O mesmo problema ocorre. Não importa em qual disco tente baixar, ocorre o mesmo erro. Já tentei buscar ajuda no suporte dos sistemas operacionais, os quais relatam que há reclamações desde 2024 sobre o mesmo problema. O jogo simplesmente não baixa. Trava entre 65 e 73%. Já limpei cache, já troquei a steam nativo do sistema pelo flatpak, fiz varredura nos discos para ver se havia algum problema. O sistema operacional e discos estão em perfeito estado, porém, ainda não consigo baixar o jogo… Já tenho a steam a alguns anos e sempre fiz download, ou por formatação de pc ou por compra de jogos na loja, e sempre ocorreu bem, até que no dia 17 deste mês, parou de baixar e acusa esse erro de gravação em disco. Perguntas à IA relatam que pode ser efeito de alguma atualização da steam. Gostaria de uma resolução para o problema, pois, pelo que vejo no reddit, há mais pessoas passando por essa situação. Gosto do jogo sniper elite 5. Como já troquei o sistema, revisei configurações dos discos, pois, em nenhum dos três (raiz, backup de jogos e hd) consegui fazer o download. Preciso de ajuda nesse problema e gostaria de uma solução viável. Pretendia comprar mais jogos, pois, pretendo trocar de setup, e até lá, uso este para jogos steam que anteriormente nunca fizeram isso de travar e não baixar um arquivo, por maior que fosse. Fico no aguardo. Obrigado.” Olá,
"Obrigada por entrar em contato com o Suporte Steam.
Compreendi a sua preocupação em relação a situação.
Mas gostaria de mencionar que o Steam para Linux atualmente só oferece suporte para a versão mais recente do Ubuntu LTS de 64 bits com os desktops Unity, Gnome ou KDE.
Caso esteja rodando uma distribuição diferente do Linux, Ubuntu de 32 bits, ou uma versão mais antiga do Ubuntu, não teremos como oferecer suporte. Recomendamos que instale a versão mais recente do Ubuntu de 64 bits para ter a melhor experiência possível com o Steam no Linux.
Se você quiser rodar o Steam em uma distribuição ou versão diferente, a melhor opção é usar o Github para discutir sobre quaisquer problemas com nossos desenvolvedores e outros usuários do Linux.
Você pode criar uma conta Github gratuita.
Após acessar a sua nova conta, visite nosso Github e poste as suas perguntas diretamente para a Comunidade Linux e nossos desenvolvedores.
Steam Support
Bruna"
“NÃO ESTOU USANDO UBUNTU DE 32 BITS. ESTOU USANDO DE 64 BITS. o problema é recorrente da steam e preciso de resolução. ALEGAR QUE UM PC DE 64 BITS ESTÁ USANDO UMA SO DIFERENTE MESMO IDENTIFICADA NA MENSAGEM é preocupante. Sou desenvolvedor e, já tentei todos os métodos no pc, indicando que o único prolema é a steam. O problema está sendo discutido no reddit e em outras plataformas, o mesmo erro ocorre no windows, linux, mac ou qualquer outra distro. Já tentei solucionar pelos métodos de terminal, Se não consegue resolver, passe para quem possa, pois, está chato isso de simplesmente não dar uma solução e ficar imaginando que estou usando um sistema de 32 bits… Faz pelo menos 5 anos que tenho minha conta no steam e NUNCA OCORREU ALGO ASSIM… Já tive windows, até 2012, depois, aderi ao linux… Então, não é problema no meu pc isoladamente, mas acontece em outros locais. Já mudei até o servidor e o que muda? O download foi a 63% com servidor dos EUA. Nos do Brasil, fica na faixa dos 59 a 60% de download até dar o erro de gravação em disco…
Arquivos anexados: NÃO É 32 bits.jpg” "Olá,
Obrigada por entrar em contato com o Suporte Steam.
Compreendi a sua preocupação em relação a situação.
Mas gostaria de mencionar que o Steam para Linux atualmente só oferece suporte para a versão mais recente do Ubuntu LTS de 64 bits com os desktops Unity, Gnome ou KDE.
Caso esteja rodando uma distribuição diferente do Linux, Ubuntu de 32 bits, ou uma versão mais antiga do Ubuntu, não teremos como oferecer suporte. Recomendamos que instale a versão mais recente do Ubuntu de 64 bits para ter a melhor experiência possível com o Steam no Linux.
Se você quiser rodar o Steam em uma distribuição ou versão diferente, a melhor opção é usar o Github para discutir sobre quaisquer problemas com nossos desenvolvedores e outros usuários do Linux.
Você pode criar uma conta Github gratuita.
Após acessar a sua nova conta, visite nosso Github e poste as suas perguntas diretamente para a Comunidade Linux e nossos desenvolvedores.
Steam Support
Bruna"
Veja aqui
https://wiki.archlinux.org/title/Talk:Steam/Troubleshootin
Tem algums erros de downloads e etc…
Consegui baixar… Após a reclamação na steam, onde alegaram que eu estava usando um sistema de 32 bits, mandei a imagem do fastfetch para comprovar, grifando em amarelo a configuração… Agora foi liberado e o download terminou… Só espero ter concluído sem erros nos arquivos
Consegui baixar. Após a reclamação veio a liberação do download, confirmando que era a steam. Por enquanto, encerro essa discussão como solucionado. MUITO OBRIGADO pelo apoio e pelas dicas.