Tinha adquirido uma R5 230 da AMD, mas tive muitos problemas de congelamento até que a placa ficou em curto e pc não ligava mais, tive que remover-lá pra voltar o pc à funcionar, mas preciso de uma placa de vídeo porque o integrado foi pro espaço, de vez em quando o integrado falha, o sistema de hardware é uma placa-mãe revenger-b75, core i3 de 2ª geração, 8 GB de RAM, só uso esse computador pra leituras de notícias, trabalhos da faculdade e programar e é na parte da programação que preciso de duas telas, a placa-mãe tem duas saídas de vídeo, mas de um tempo pra cá ela falha e fica como uma TV antiga de tubo sem sinal. Por isso a necessidade de um vídeo off board. Preciso de recomendações de até R$ 200,00 da NVIDIA.
Boa noite rapaz.
Uma G210, GT 630, GT 710 mais ou menos esse preço.
Ou então usado mesmo por esse preço, aqui no rio de janeiro você compra até uma 9800GT usada por esse preço.
Uma pena ele querer especificamente NVIDIA, porque subindo quase nada no preço daria para pegar uma RX 550 que é melhor que todas essas aí.
Evite placas antigas da Nvidia. Comprar placas como GT 630 ou GT 710 para usar no Linux é má escolha (a 9800 GT é do período jurássico e conheceu o T-Rex, então a situação é ainda pior).
O suporte ao driver proprietário suportado por essas placas (470, se forem a versão Kepler, Fermi será muito pior) já foi encerrado. Esse driver fica cada vez mais difícil de compilar com versões atuais do kernel e a maioria das distribuições atualizadas já não dão suporte. O driver Nouveau pode funcionar, mas é fraquinho (há boas chances de te dar dores de cabeça com múltiplos monitores).
Recomendo uma placa de vídeo da AMD, mas que seja atual. A obsoleta R5 230 também foi má escolha. O ideal seria você tentar pegar uma RX 550.
Qual é a resolução de cada um dos monitores?
Qual fonte você utiliza?
Isso vai depender de quais modelos e marcas você se refere pois eu tenho uma em especial que funciona muito bem no linux mint, não testei em outra distro.
Esse modelo de 1GB DDR3 da colorful funciona que é uma belleeuuuzzaa no linux mint. Mas como o rapaz queria até 200 reais eu achei que fosse uma ideia.
Por mais 100 reais de diferença ele poderia sim pegar uma RX550 ou uma GT1030 ambas praticamente a mesma coisa com uma diferença de 3 a 4 fps em 720p low
Não depende de modelos específicos. Eu me refiro a todas. Inclusive, me refiro a todas as placas de arquitetura Kepler (Nvidia 700 series, exceto GTX 745, GTX 750 e GTX 750 Ti, que são Maxwell) e anteriores, o que envolve até mesmo a GTX 780 Ti.
Você não teve problemas no Linux Mint porque a versão atual dele ainda tem suporte ao driver 470 da Nvidia (que é o último suportado pelas placas Kepler). A próxima versão já não terá suporte (o Ubuntu 24.10 já removeu os drivers dos repositórios).
Comprar qualquer placa da Nvidia desses arquiteturas antigas para usar no Linux atual é como dar um tiro no próprio pé. Primeiro, porque não haverá suporte oficial, e você ficará preso a versões LTS antigas de distros populares se quiser usar o driver proprietário (e isso enquanto for viável usá-las). E segundo que, se for se aventurar pelo AUR do Arch Linux ou soluções não oficiais semelhantes, precisará rezar para os deuses do open source toda vez que for atualizar, porque é comum esses drivers não suportados terem erros de compilação com versões atuais do kernel.
E tem outro problema: o driver 470 não tem as melhorias recentes que foram feitas para possibilitar o funcionamento adequado de placas da Nvidia com o Wayland, cabendo ressaltar que várias distros também já começaram a remover o X11 (Xorg) dos repositórios. Não haverá para onde correr.
Detalhe importante de ressaltar: Kepler é considerada uma das piores gerações da Nvidia, e teve vida útil curta. As distros estão deixando de suportá-la porque a própria Nvidia já encerrou o último suspiro de suporte que ainda existia no driver 470.
Importante destacar que a GT 1030 GDDR4 é péssima. A versão comparável com a RX 550 é a GT 1030 GDDR5.
Embora a situação dos drivers da Nvidia esteja melhorando para as placas ainda com suporte, eu também iria sugerir evitar a GT 1030 GDDR5. Ainda continua sendo mais fácil usar Linux com placas atuais da AMD e, além disso, não deve demorar muito até a Nvidia cortar o suporte das placas Maxwell (900 series) e Pascal (1000 series), que já são bem antigas.
Obrigado pelas explicações rapaz.
Outra coisa, mande um abraço para o nosso pai “Gabriel Torres” lá no Clube do Hadware"
Um bom domingo a todos.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.