Qual a opinião de vocês sobre a interface do LibreOffice?

Deixo aqui minha experiência com a interface do LibreOffice comparada ao Office.

Uso LibreOffice desde 2010 e desde que entrei na faculdade continuei usando ele para realizar os trabalhos exigidos (só usava o PowerPoint que usava porque não iria desconfigurar depois). Entretanto tive acesso gratuitamente a suite Office devido ao acordo que a universidade tem com a Microsoft. Assim acabei entrando em contato com a interface Ribbon do Office, que considero mais intuitiva do que a do LibreOffice, porque tem tudo nas abas, o acesso as opções é mais prático. Só ai que fica estranho, quando o LibreOffice interface semelhante, eu até usei por um tempo, mas depois voltei a interface padrão do Libre, com o menus na parte superior, sem abas. Estou tão acostumado a essa interface que não consegui mudar apesar de gostar da interface Ribbon também.

Alguém tentou usar a interface de abas do LibreOffice?

1 curtida

BOm, eu tentei usar o LibreOffice por um tempo, não liguei muito para a aparência dele, o unico problema que tive era que ele travava minha máquina quando ia salvar, e quando aconteceu uma queda de luz em casa, meu trabalho tava todo bugado. ai eu desinstalei e instalei o Softmaker Freeoffice, e com esse eu achei melhor/mais leve.

Se não fosse esse problema que relatei, estaria usando o Libreoffice até hoje

Eu gosto do estilo vintage dela e de toda sorte dá para alterar para os que assim desejarem. Se tem algo que o LibreOffice tem sim que focar é em melhorar a compatibilidade com formatos proprietários (não que seja ruim), se bem que isso deve entrar em atrito de alguma forma com os próprios objetivos dos projeto.

3 curtidas

Já tentei usar o layout dele que se parece com o MSOffice, mas ainda acho feio demais.

Fora os problemas de incompatibilidade. Com o WPS isso melhorou muito.

Usei o LibreOffice há muito tempo, não sei como anda a interface dele hoje, agora só uso Textmaker Office

A interface com abas e bem mais moderna ate certo ponto, mas precisa melhorar nos icones e bem dizendo deixar mais agradavel

Interface ribbon eu considero pouco prático, são mais cliques para se realizar uma ação. No modelo do LibreOffice temos “tudo” em um só lugar. Isso é questão de gosto e prática, mas eu tenho agora dificuldade em se adaptar a esse modelo de abas, ter que ficar “caçando” o que você deseja entre as abas, é horrível.

Claro, se você já tiver boa prática vai saber que tal coisa está em “x” aba. Como disse é questão de prática.

2 curtidas

Eu acho a do Libre bem de boas, quando o MS Office mudou eu estranhei muito, ainda tem coisa que não acho. Quanto a parecer antiquada… gente, eu usei WordStar, Win3.0, Br Office, Star Office (aquele da Sun). Essa tá bastante aceitável, mesmo merecendo melhoras

2 curtidas

Pra mim, a interface padrão do LibreOffice (estilo Microsoft Offce 2003) está bem de boas e é bastante funcional.

Mas eu receberia bem uma interface mais moderna. Sei que está sendo implementada novas interfaces, mas eu as achei bem feinhas…

Antes eu usava o WPS-Office por causa da interface , mas descobri que o ele não é tão completo quanto parece , mas quando percebi que é possivel usar uma interface mais amigavél no LibreOffice acabei desistindo do wps no ato,kkkkk.!!


A interface em abas compactas tambem é muito legal.

2 curtidas

Eu cheguei a usar essa interface com abas mas senti falta da interface clássica.

1 curtida

Uso LibreOffice a um tempão. Não tenho nada contra a sua interface, ela me atende perfeitamente. Acho que, como quase tudo, é uma questão somente de costume.
Comecei a usar a interface de abas a alguns dias, mas confesso que às vezes ainda me perco um pouco.

2 curtidas

Kkkkkkkk, usei todos esses caras também. :wink: :joy:
Lembro que o StarOffice foi uma revolução no mundo dos *nix, na época. Comecei a usar ele antes de ser comprado pela Sun.

1 curtida

Eu não ligo pra interface do LibreOffice só gostaria que a empresa melhorasse ele cada vez mais principalmente nas figuras que tem um bug irritante que ao salva e desliga o PC e liga novamente todas as figuras adicionas ficam todas bagunçadas, o bug não acontece só de fecha e liga tem que reinicia e isso me irrito tanto que tive que faze um fluxograma do zero no Office da Microsoft fui obrigado a da boot no meu Windows e refazer eu tentei diversas vezes mas o LibreOffice não é pra usa profissional infelizmente é pra uso mais amador pra quem não está fazendo projetos.

Concordo, quer ver se você copiar uma imagem da WEB para um documento, uma dor de cabeça…
Eu vivo dizendo, para tarefas avançadas no que tange a formatos proprietários e funções oriundas do MS-Office infelizmente ainda há o que melhorar no LibreOffice, apesar de ser a melhor e mais completa suíte livre office para formatos também livres.

1 curtida

É complicado ele ta muito longe eu tentei usa ele no trabalho com planilhas simples e filtros simples e mesmo assim não se saiu bem em apenas alguns filtros de palavras, quando eu uso ele pra evita problemas eu já exporto o arquivo pra PDF pra não chega na hora em que vou precisa e não ter uma surpresa de está todo fora da formatação mas é somente em algo mais pessoal que uso, eu vejo o povo defendendo com unhas e dentes ele mas eu acho que esse povo nunca chego a usa ele profissionalmente pra vê a dor de cabeça que é. (Mesmo se usa formato abertos e começa o arquivo desde o inicio com o Libre como a maioria diz que é a solução)

O arquivo padrão do LibreOffice ( Calc ) para planilhas e ( .ODF ) mas ele tem a opção para salvar em ( Excel 2007-365.xlsx )
ai não terá problemas com e Excel da Microsoft.

Infelizmente tem e são os mesmos problemas muda a extensão do arquivo não é a solução, é como eu disse pra uso básico pra escreve coisas sem nenhuma ou pouco formatação é até “OK” mas pra uso um pouco mais avançado é horrível. (não sou usuário avançado mas mesmo para o meu trabalho isso que uso pouco ele já não serve)

2 curtidas

vixe ! vou ficar atento a isso.

Existem incompatibilidades com formatos e recursos proprietários do MS-Office no LibreOffice quando se faz um uso mais extremo.