Qual a melhor placa de vídeo para Linux?

Galera, qual vocês consideram a melhor placa de video para Linux (Considerando custo benefício, boa e o preço não sendo os olhos da cara).
E vocês recomendam comprar placa da China?

Depende muito mano. Placas da china eu não posso opinar pois nunca comprei, mas quanto a placa de vídeo eu lhe aconselharia a comprar umas dessas mais famosas como um 1050ti ou algo nessa linha, pois sendo Linux ou Windows se for pra jogar uma placa dessa tá de boa

Agora, algo que posso te aconselhar pelo menos no âmbito linux é que priorize placas da Nvidia pois o suporte no Linux (especialmente em Distros baseados no Ubuntu) é melhor
Abraços!

1 Curtida

Tanto AMD quando NVIDIA tem bom suporte atualmente, a melhor placa vai depender das suas necessidades.

2 Curtidas

Eu tenho uma nvidia, é um horror para fazer a bagça funcionar… AMD tenho tb, linda no linux!

Qual é a sua GPU NVIDIA?

GeForce930M. Acho que existe uns 4 métodos que eu já li para usar a NVIDIA, além de serem todos incompatíveis entre sí, o driver oficial da NVIDIA tem bugs e ninguém pode consertar… Mas eu tenho intel com placa integrada, o que complica ainda mais a situação…

Eu uso uma 940MX, com os drivers do Pop!_OS, sem tretas no Ubuntu.

1 Curtida

Não tenho experiência com placas de vídeo dedicadas portanto não discutirei sobre a questão da potência de certa placa de vídeo AMD em relação a certa placa de vídeo NVIDIA. Mas já vi muitos artigos e discussões em fóruns a respeito delas.

Tanto as placas de vídeo AMD quanto as Intel HD Graphics possuem apenas drivers abertos, então esses dirvers logo suportam novas tecnologias para Linux como o Wayland.

A NVIDIA possui tanto um driver proprietário quanto um aberto. O driver aberto é inferior ao proprietário em muitos aspectos, entretanto chega logo nesse driver aberto o suporte às atualizações do mundo Linux como exemplifiquei no parágrafo anterior.
Mas se você pretende continuar usando Xorg (o que a maioria das pessoas fazem, na verdade…) e o há o driver proprietário para o modelo em específico da sua placa de vídeo NVIDIA, então está tudo bem.

Pelo o que vi, a AMD daria menos dor de cabeça por ter apenas um driver open-source. Mas você pode pesquisar na internet como anda o suporte do modelo NIVIDIA em específico que você quer comprar para Linux.

AMD tem uma solução proprietária, não focada em jogos…

1 Curtida

Interessante, não conhecia essa versão. Valeu.

2 Curtidas

Particularmente eu não compraria placas da China. Ao comprar no Brasil, de um revendedor oficial, pode até custar mais caro, mas estou tranquilo pelos 3 anos de garantia da RX 580 que comprei. Até onde eu sei, hardware comprado fora do Brasil não possue garantia no Brasil, então… Além de que se for considerar preço+frete+chances de ser taxado, talvez a diferença de preço não seja assim tão grande. Sem falar no prazo de entrega.

Quanto a qual modelo é melhor pra ti, não tem como opinar se tu não dizer o que tu quer jogar, em qual resolução e configurações gráficas.

Quanto a Nvidia e AMD, já tem bastante tempo que não uso Nvidia. E no Linux utilizei por apenas alguns meses. Tenho utilizado GPU AMD há anos. Acredito que hoje em dia nenhuma das duas marcas te dará dores de cabeça, então escolha a marca com base no custo X benefício. Ou seja, qual modelo supre as tuas necessidades pelo menor preço?

Procure por testes no YouTube de placas de vídeo com os jogos que tu pretende jogar, sem pressa, até chegar no melhor modelo para ti. Custo X benefício pode ser algo diferente para cada pessoa.

Então, apenas “para jogar” a 1050ti tá boa. Mas o quê jogar, e em que qualidade jogar, aí já é outra questão. Acho que a 1050ti tá boa para jogar no máximo a 1080p, com gráficos no mínimo ou médio, falando de jogos triplo A.

A única vantagem que vejo em comprar Nvidia ao invés de AMD, independente do modelo, é o Nvenc, que é umpouco superior ao VAAPI e acaba sendo aproveitado apenas por quem quer gravar gameplays ou fazer liverstreams. No mais, o suporte AMD é tão bom quanto, ou até melhor que Nvidia, já que a instalação para todos os modelos que eu conheço é Plug N’ Pay. Ou seja, não tem que instalar driver nenhum, só “espetar” a GPU na placa mãe e jogar.

Mais informações sobre os drivers AMD tu encontra no artigo linkado pelo @anon17586640

Mas se eu estiver enganado, me corrijam por favor. :smiley:

2 Curtidas