Qual a melhor formar de instalar os drivers/firmwares nonfree no debian 10?

Saudações Pessoal,

Tenho um ryzen r7 2700 com uma vga rx580, em uma pesquisa rápida na internet eu vi que posso fazer isso digitando non-free no final dos endereços da source.list e digitando os comandos abaixo no terminal como root:

firmware-linux firmware-linux-free firmware-linux-nonfree

Alguém aqui pode confirmar se dessa forma eu vou conseguir instalar todos os drivers nonfree relacionados ao meu hardware ?

Vi que existe a opção de baixar a iso com a parte nonfree inclusa. Cheguei ao endereço abaixo através do site do Debian mas apesar de ter encontrado isso a partir do próprio site, o termo “não oficial” me deixou meio inseguro e gostaria de saber se o procedimento do parágrafo anterior é a melhor opção.

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/10.0.0+nonfree/amd64/iso-cd/

1 curtida

A maioria dos usuários costuma habilitar o repositório contrib também, para ter acesso a mais pacotes, então basta adicionar contrib non-free ao final de cada linha.

Você não irá necessariamente precisar de todos esses pacotes, além disso existem outros firmwares, recomendo que a princípio você não instale nada, reinicie o computador e assim que fizer login execute este comando:

dmesg > dmesg

Isso irá criar um arquivo no seu diretório home chamado dmesg, abra-o e procure por erros de firmware, então instale apenas os pacotes relacionados aos erros, estes serão os firmwares que você precisa.

Existe um firmware que é essencial, o microcode do processador, ele mantém o sistema seguro, então sempre instale-o. O nome do pacote é amd64-microcode.

2 curtidas

Antigamente eu baixava a ISO e os pacotes de firmware separado e editava a ISO e adicionava na mão, mas quando vou baixar hoje em dia prefiro baixar com o firmware incluso apesar de ser versão “não oficial”. Por causa da placa de rede.
Tem gente que falou pra mim que é mais seguro fazer download do link oficial, mas eu penso que, se fosse inseguro o pessoal do Debian não iria indicar a ISO no site oficial. Senão iria ser um escândalo e eu iria perder totalmente a confiança na Distro.

1 curtida

Olá @Sandro_Goncalves, tudo beleza?

Assim como o @anon48453804 citou, você pode adicionar os repositórios contrib e nonfree ao seu sources.list e assim ter acesso a novos pacotes, porém, especificamente para você quem tem uma VGA AMD isso não significa que você terá o driver proprietário da AMDGPU-PRO disponível.

Na maioria dos casos, a loja de aplicativos da DE que você estiver usando vai te indicar quais novos firmwares estão disponíveis para seu hardware logo depois que você rodar um “apt update”.

1 curtida

Vou fazer isso, muito obrigado

Obrigado por responder. Por falar em driver proprietário, vi comentários na internet que o desempenho do driver open source da AMD é equivalente ao proprietário. Por acaso vc sabe se essa informação procede ?

Nos meus testes o driver opensource tem os melhores resultados jogar e você ainda pode usar as versões otimizadas dos PPA’s Padoka e Oibaf.

Somente usando os drivers proprietários, por outro lado, é possível conseguir o suporte à recursos de hardware que algumas aplicações precisam (Blender, DavinciResolve, por exemplo) e a performance em jogos fica horrível.

Então, resumindo, você precisa escolher se quer jogar ou trabalhar.

2 curtidas

O desempenho do driver open source é superior ao do driver proprietário.

3 curtidas

Muito obrigado pela resposta. Sei que já é off topic mas vc indica algum software para controle manual da velocidade dos ventiladores da placa de vídeo e monitoramento de temperatura?

Jamais usei algo assim, no máximo usava o radeontop para ver como estava a utilização dos recursos da GPU.