Qual a melhor forma de se montar um dual-boot?

Fala galera, estou com um projetinho para meu veio de fazer um dual boot entre lubuntu 19.04 e windows 7(ou 10). Estou com um hd de 320gb e queria saber se faço partições de armazenamento separadas para cada sistema ou se tiver como, fazer uma partição onde eu tenha acesso por ambos. E se tiver, como faço?

1 curtida

partições separadas. Lembrando que o linux acessa a partição do windows, mas o windows não acessa a partição do linux.
O Linux ocupa menos espaço que o windows, mas creio que metade desse Hd será suficiente para o windows. Como é para teu pai e, pelo que entendi ele está familiarizado com o windows, recomendaria uma distro com Cinnamon ou Mate. Acho que são mais intuitivas para quem vem do windows.
A questão das partições vc pode utilizar o próprio redimensionamento de partições do windows ou, se preferir, o Gparted do linux. Mas recomendo que primeiro tente redimensionar a partição do windows usando a ferramenta do próprio sistema. Se ainda não tem nenhum sistema instalado, comece instalando primeiro o windows e depois o linux.
sucesso!

4 curtidas

edita isso aí man e.e

2 curtidas

Projetinho para o seu pau? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

O fast startup do Windows 10 impede que o Linux modifique arquivos na partição do Windows, porém, pode ser desativado através do próprio Windows. O Windows 7 tem apenas alguns meses de suporte, por isso não recomendo.

O tamanho das partições vai depender dos softwares que seu pai utiliza, pessoalmente, eu faria da seguinte maneira.

Primeira partição, 60GB/NTFS para o Windows.
Segunda partição, 40GB/EXT4 para o Linux.
Terceira partição, o restante do HD, formato NTFS.

Crie as partições através do GParted, se deixar por conta do Windows ele faz uma bela bagunça, e instale o Windows primeiro, Linux por último.

2 curtidas

Rindo muito! :rofl: :rofl: :rofl:

Aproveitando a observação do @anon48453804 , gostaria de destacar que o Lubuntu 19.04, assim como windows 7, também só terá suporte até janeiro de 2020. Portanto Windows 7 e Lubuntu 19.04 não me parecem ser as melhores opções…

3 curtidas

Verdade, não tinha reparado na parte do 19.04. Creio que o LXQt ainda não seja maduro o suficiente, eu iria de Ubuntu Mate 18.04.

4 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkk :joy::rofl:

Nesse caso os arquivos dos dois sistemas serão salvos nesse ntfs? E se dividisse o HD por igual?