Qual a melhor forma de conter ou eliminar fungos em dispositivos eletrônicos

Após uma temporada de chuvas intensas em meu município, alguns setores da casa apresentaram emboloramento por excesso de umidade após cerca de 60 dias ininterruptos de precipitação e casa fechada quase que 24 horas por dia.
Sempre tomo o máximo de cuidado possível utilizando saquinhos de sílica em gel e anti-mofo visando evitar o aparecimento. Porém, dessa vez a Mãe Natureza mostrando sua força venceu e como não tenho desumidificador em casa, os fungos relatados surgiram.
Ao abrir a gaveta do meu drive de DVD externo, no plástico lateral interno, notei que em uma certa camada há um embranquecimento, que não sei se é realmente o princípio de um mofo branco ou se é um desgaste natural do plástico em razão do tempo, apresentando-se como um cinza escuro, sendo que a depender do setor e material, o drive já apresenta naturalmente uma variedade de tons de preto.
A pergunta é: o que pode ser feito para frear o processo de desenvolvimento de um fungo destes? Álcool isopropílico e limpa-contatos dariam conta? Algum outro produto não nocivo (sabendo que os anti-fúngicos convencionais não podem ser usados em partes eletrônicas)?

1 curtida

Sílica+ ar-condicionado ou desumidificador+ ambiente arejado e com luz do sol
Com isso vc evita o surgimento, mas caso apareça, limpe com álcool isopropílico.

3 curtidas

Essa era justamente uma dúvida, o álcool isopropílico sozinho mata o fungo?

Não tenho certeza, mencionei o alcool pois é o indicado para limpeza de eletrônicos. Afinal, não iria recomendar vinagre diluído em água, como é usado para limpar e evitar mofo em guarda-roupas.

2 curtidas

A limpeza é a melhor opção no seu caso. Em instalações dedicadas, o ar-condicionado é essencial para manter a umidade baixa. Mas como é na residência não faz sentido instalar e deixar ligado o ar condicionado para evitar isso de acontecer. Se for o computador, deixar ligado o dia inteiro ajuda a manter a temperatura interna maior (e por consequência a umidade relativa fica menor). O fungo se alimenta da sujeira (pó) que se acumula nas superfícies, então manter a superfície limpa é muito importante. Se for o computador, coloque telas finas na entrada de ar para funcionar como filtro e diminuir a sujeira interna. Deixar o computador em lugar mais elevado também ajuda (ao invés de deixar no chão).

2 curtidas