Qual a melhor distro para quem quer testar o KDE?

Tem como ter uma distro estável, mas com as últimas atualizações do KDE Plasma?

Qual a que indicam: Atualmente eu uso Ubuntu com Gnome.

Essa é a premissa do KDE NEON

6 curtidas

Se procura as atualizações mais recentes do Plasma recomendo o KDE neon, se quiser a LTS do Plasma recomendo o Kubuntu.

2 curtidas

A versões mais recentes são muito bugadas? A gente pode escolher quando quer atualizar o Plasma ou não?

Obrigado.

O Manjaro KDE também traz uma versão bem atualizada do KDE e pode ser interessante. É rolling release, mas não tende a ter problemas.

3 curtidas

Plasma é ao contrário, quanto mais recente, menos buga

5 curtidas

KDE como KDE quer ser = KDE Neon
Ubuntu com KDE = Kubuntu
KDE refinado, base estável = openSuse
KDE com base atual, rolling release e fácil de usar = Manjaro KDE
KDE não é o foco mas a distro é boa = Fedora KDE
KDE diferentão = Garuda Linux
KDE otimizado = Big Linux

5 curtidas

Eu usei o Kubuntu LTS durante muitos anos, mas sempre esperava 1 a 3 meses depois do lançamento, antes de instalar.

Nesse meio tempo, os problemas inciais eram corrigidos, e o LTS ficava mais macio.

Funcionava sem problemas durante 2 ou 3 anos, que era o máximo que eu conseguia me segurar – pois já ficava com vontade de mudar para o novo LTS, 2 anos depois.

Depois, comecei a experimentar distros rolling-release – que vivem atualizando para o KDE mais recente – e hoje não consigo mais me acostumar com KDE “antigo”.

Atualmente, vejo vários pequenos problemas com o KDE mais recente (Arch, Debian Testing, openSUSE Tumbleweed, KDE Neon, PCLinuxOS, Void, Manjaro), mas mesmo assim, não consigo voltar para versões mais antigas.

Não que o KDE do Mageia, Fedora 34, MX Linux seja tão “antigo” assim – mas notei que, ultimamente, acabo usando quase que só o Arch.

(Sim, tenho várias distros em dualboot. É só escolher).

Qualquer distro, é complicado deixar de atualizar, em parte ou no todo. – Você perde muito tempo analisando cada novo pacote, as dependências, e no final, acaba tendo problemas do mesmo jeito.

Eu atualizo toda semana, e seja o que Deus quiser.

Nunca tive problemas sérios com atualizações do KDE.

3 curtidas

Já que você usa o Ubuntu, vai de Kubuntu pra ir pegando a pratíca. Sua curva de aprendizado vai ser beeeeeeem menor

Concordo contigo!

eu recomendo o Kubuntu, é ótimo, e caso queira usar as versões mais recentes do plasma nele é só habilitar o repositório backports, no próprio site do kubuntu eles ensinam, bem facil.

1 curtida

Eu estou com o KDE Neon mesmo. Estou achando incrível o Plasma…

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.