Boa tarde, eu gostaria de saber, qual é a melhor distro Linux para meu “PC Desktop antigo (ele foi fabricado em 2008, e eu tenho ele desde de 2009)”, com este hardware:
Processador: “Intel(R) Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @2.60GHz (2 CPUs), ~2.6GHz, 2600Mhz, 2 Núcleo(s), 2 Processador(es) Lógico(s)”;
Memória RAM: “4GB (4096MB RAM)”;
HD/SSD: “± 150GB (Modelo do HD: “Samsung HD161GJ ATA Device”)”;
Placa de Vídeo: “NVIDIA GeForce 210”.
Confere o Zorin OS em sua versão Lite, segue os requisitos mínimos System Requirements - Zorin Help
Link para conferir segue abaixo.
Instruções de como proceder com à instalação.
Vídeo do @Dio sobre está distro.
Olá
Pra mim, a distro que tem o melhor equilíbrio entre estabilidade e pacotes upstream, e que parece quase como uma rolling release, mas não é, é o Debian Testing. Para deixá-lo mais “completo”, é só adicionar o repositório unstable, só que não como padrão. Mais informações, aqui.
Boa noite, na minha opinião eu acredito que qualquer uma que funcione bem no seu hardware (reconheça todos os elementos pelo menos) e que você goste do ambiente gráfico que é o que vai lhe fazer gostar usar (gnome, cinamon, xfce …). Mas se for para citar nomes: xubuntu 22.04 ou linux mint 20 / 21. Uma coisa que tava vendo era sua placa de video… a maioria das novas versões das distro não tem suporte nativo ao driver proprietário que é compatível. Você vai ter que adicionar por fora um ppa e baixar essa versão: Ubuntu 22.04 LTS with GeForce 210 - unable to install NVIDIA drivers - #2 by rpremuz - Linux - NVIDIA Developer Forums
Obrigado, meu amigo. Vou testar o Zorin OS no meu PC.
Obrigado, vou testar o Debian Testing no meu PC Desktop.
Obrigado, meu amigo. Vou testar algumas distros que você citou. Como eu sou novo no mundo Linux, e eu estou testando algumas distros, para achar a melhor que rode com minha máquina e que seja do meu agrado. Obrigado também, pela dica sobre a minha placa de vídeo, e também sobre a sugestão de aonde encontrar os drives e de como instalar na minha máquina.
Bizu: não use o Debian de primeira como a sua distro inicial, ela tem uma curva de aprendizado enjoada no instalador e a falta de codecs/drivers proprietários durante a sua instalação (filosofia da distro). Experimente o Zorin Lite ou o Linux Mint XFCE. Após terminar a instalação, atualize o sistema e instale os drivers de vídeo proprietários da Nvidia.
Atualizar: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y
Drivers Nvidia: sudo ubuntu-drivers autoinstall
Ah, @WILLIS-Vieira, rode sudo apt install ubuntu-restricted-extras
, ele adiciona mais alguns codecs e as fontes da Microsoft, bem útil. E eu concordo com o JG, evite o Debian Testing, ele é excelente mas não é para iniciantes
Obrigado pela dica, meu amigo. Beleza, só vou testar o Debian Testing, só quando eu tiver ± no nível intermediário, no momento, só estou buscando distros para iniciantes e que estejam ± estáveis (com menos bugs possíveis no sistema).
Obrigado pela dica meu amigo.