Qual a melhor distro Linux para o meu PC Desktop?

Boa tarde, eu gostaria de saber, qual é a melhor distro Linux para meu “PC Desktop antigo (ele foi fabricado em 2008, e eu tenho ele desde de 2009)”, com este hardware:
Processador: “Intel(R) Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @2.60GHz (2 CPUs), ~2.6GHz, 2600Mhz, 2 Núcleo(s), 2 Processador(es) Lógico(s)”;
Memória RAM: “4GB (4096MB RAM)”;
HD/SSD: “± 150GB (Modelo do HD: “Samsung HD161GJ ATA Device”)”;
Placa de Vídeo: “NVIDIA GeForce 210”.

Confere o Zorin OS em sua versão Lite, segue os requisitos mínimos System Requirements - Zorin Help

Link para conferir segue abaixo.

Instruções de como proceder com à instalação.

Vídeo do @Dio sobre está distro.

2 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Pra mim, a distro que tem o melhor equilíbrio entre estabilidade e pacotes upstream, e que parece quase como uma rolling release, mas não é, é o Debian Testing. Para deixá-lo mais “completo”, é só adicionar o repositório unstable, só que não como padrão. Mais informações, aqui.

2 curtidas

Boa noite, na minha opinião eu acredito que qualquer uma que funcione bem no seu hardware (reconheça todos os elementos pelo menos) e que você goste do ambiente gráfico que é o que vai lhe fazer gostar usar (gnome, cinamon, xfce …). Mas se for para citar nomes: xubuntu 22.04 ou linux mint 20 / 21. Uma coisa que tava vendo era sua placa de video… a maioria das novas versões das distro não tem suporte nativo ao driver proprietário que é compatível. Você vai ter que adicionar por fora um ppa e baixar essa versão: Ubuntu 22.04 LTS with GeForce 210 - unable to install NVIDIA drivers - #2 by rpremuz - Linux - NVIDIA Developer Forums

1 curtida

Obrigado, meu amigo. Vou testar o Zorin OS no meu PC.

Obrigado, vou testar o Debian Testing no meu PC Desktop.

Obrigado, meu amigo. Vou testar algumas distros que você citou. Como eu sou novo no mundo Linux, e eu estou testando algumas distros, para achar a melhor que rode com minha máquina e que seja do meu agrado. Obrigado também, pela dica sobre a minha placa de vídeo, e também sobre a sugestão de aonde encontrar os drives e de como instalar na minha máquina.

1 curtida

Bizu: não use o Debian de primeira como a sua distro inicial, ela tem uma curva de aprendizado enjoada no instalador e a falta de codecs/drivers proprietários durante a sua instalação (filosofia da distro). Experimente o Zorin Lite ou o Linux Mint XFCE. Após terminar a instalação, atualize o sistema e instale os drivers de vídeo proprietários da Nvidia.
Atualizar: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoremove -y && sudo apt autoclean && flatpak update -y
Drivers Nvidia: sudo ubuntu-drivers autoinstall

2 curtidas

Ah, @WILLIS-Vieira, rode sudo apt install ubuntu-restricted-extras, ele adiciona mais alguns codecs e as fontes da Microsoft, bem útil. E eu concordo com o JG, evite o Debian Testing, ele é excelente mas não é para iniciantes

2 curtidas

Obrigado pela dica, meu amigo. Beleza, só vou testar o Debian Testing, só quando eu tiver ± no nível intermediário, no momento, só estou buscando distros para iniciantes e que estejam ± estáveis (com menos bugs possíveis no sistema).

1 curtida

Obrigado pela dica meu amigo.