Qual você considera a melhor distro Linux de 2022? O site de notícias sobre tecnologia e Linux, Foss Force, está fazendo uma votação pública para saber qual foi a melhor distro Linux de 2022. Os critérios de voto são livres, basta escolher a sua distro preferida!
No fim das contas, a votação é um termômetro sobre qual distribuição foi mais popular em 2022. A equipe de desenvolvimento da distro que tiver mais votos, ganhará dois dos melhores ingressos para o SCALE ( Southern California Linux Expo), um dos maiores eventos anuais da comunidade Linux, que ocorre há 20 anos, duas entradas para o ATO, uma conferência Linux popular, além de duas camisetas.
Este é o round final, no último, o MX Linux foi o vencedor, a votação está aberta até o dia 18 de janeiro, até agora, 2.537 pessoas escolheram um dos seguintes participantes:
Fedora;
Pop!_OS;
elementary OS;
Ubuntu;
MX Linux;
Linux Mint;
Debian;
openSUSE;
Manjaro;
EndeavourOS.
Cada pessoa pode votar somente uma vez e o controle é pelo IP, entretanto, a equipe do Foss Force pede para que os eleitores sejam honestos. Saiba mais sobe o regulamento e vote!
Essa competição aparentemente possui “rounds” que vão eliminando Distros por “período”, tipo “Oitavas de Final”, “Quartas de Final”, “Semifinal” e “Final”. Este é o Último Round (Final) e estas 10 distros foram as finalistas. Acredito que todo o procedimento (campeonato) é público.
Eu por exemplo teria votado no Android 11 da Samsung, ou no Arch ou Gentoo. Seria uma escolha difícil. Android porque tudo e mais ainda funcionam para mim “Out of Box”, é um All in One “perfeito” para o meu perfil de uso. Já o Arch por sua variedade de software, simplicidade e agilidade ao atualizar e manter o Sistema Operacional. E o Gentoo por ser um Sistema Operacional que oferece desafios (se assim preferirmos), melhorando nosso aprendizado sobre o que é, como é montado e como funcionam todos os programas dentro do ecossistema chamado Sistema Operacional.
Legal esta competição incentivando as Distros a melhorarem cada vez mais!