Qual a forma mais simples de fazer a instalação limpa do Debian?
Olá Luís, seja bem vindo.
Como qualquer outra distro, você vai no site e baixa a ISO, cria o pendrive bootável, inicia pelo pendrive e instala.
Para gravar a ISO no pendrive você pode usar o Etcher.
Site do Debian: https://www.debian.org/
Site do Etcher: balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives
A ISO padrão do Debian é pequena, e você pode escolher o ambiente gráfico que deseja instalar, e como a instalação é via rede, é necessário ter internet.
Por não vir com nada instalado, não dá pra você testar o sistema antes de instalar, como no Ubuntu, Mint, etc. Há outras opções de download que já vem com o ambiente gráfico instalado (Gnome, Xfce, etc.) e o instalador é um pouco diferente (mais fácil também). Mas como você quer fazer uma instalação limpa, acho que a ISO padrão é melhor para você, você pode escolher o que instalar.
Dependendo do teu equipamento, a melhor opção é uma ISO Non-Free, que já vem com os drivers proprietários (de wifi e bluetooth, por exemplo)
Agradeço a amabilidade das respostas.
Tenho mais uma pergunta:
Meu computador tem Windows 10. Ao tentar instalar o Debian, eu acabei desativando o D: do meu notebook.
Queria saber se há tutorial ensinando a instalação limpa desde o windows.
Bom, se você instalou o Debian nessa partição que o Windows identificava como “Disco D:”, essa partição não vai mais aparecer no Windows, porque o Windows não reconhece as partições do Linux (embora o Linux reconheça as partições do Windows). Mas se você for no gerenciador de partições do Windows você vai conseguir ver a partição, só não vai conseguir acessar os arquivos dela pelo Windows.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.