Qual a Distro Ideal pra você? Tópico para compartilhar tabelinha do DIO

Um pouquinho mais só, comecei no 10.04, e usei todas dali por diante, algumas mais, outras menos. É foi o sistema que mais me identifiquei. Assim como todas, tive problemas ao longo do aprendizado, mas também sempre foi a que encontrei mais soluções :smiley:

Esse é um ponto que nos diferenciamos bastante brother haha

Pode ser mesmo. Mas eu acho esse um diferencial bem “banal”, digamos assim. Visto que consigo fazer o mesmo com Ubuntu Minimal, Fedora NetInstal, Debian NetInstall, Slack, Gentoo, etc.
Pra mim, o que eu gosto no Arch, e considero diferencial, documentação na Wiki, ser rolling é interessante para alguns casos, para algumas pessoas e o AUR.

Pode ser que sim mesmo, mas o futuro nos dirá se o Manjaro vai flopar ou não hehe, por hora, eles vem fazendo um trabalho que vem agradando muito pessoas de fora do mundo Linux especialmente. Ao mesmo é o que tenho notado.

Mas acho que entendo o sentimento, é tipo o Pop!_OS, vulgarmente falando é um “Ubuntu com PPA”, e ainda assim, pelo simples fato de trazer coisas prontas, vem chamando a atenção.

Credo você são todos virgens de Ubuntu kkkkk, eu comecei antes do Ubuntu existir quando era só uma mera cópia do Morphyx kkkkkkk.

2 curtidas

Discordo das notas do Dio também, tudo deveria ser 0! :slight_smile:

1 curtida

“Sô jóvi moçu” :crazy_face:

4 curtidas

O Ubuntu na época foi a minha salvação quando o Conectiva acabou, e por ser focada no GNOME foi a primeira opção “o fedora ainda era cru”, depois acabei partindo para o ParsiX que era “mais debian” que o Ubuntu.

4 curtidas

Não cheguei a conhecer este, pelo que vi já foi descontinuada, uma distro Iraniana, certo?

2 curtidas

Sim era focada no GNOME com repósitorio próprio para os pacotes do GNOME, e a base era o Debian testing, lembro que uma vez questionei o mantenedor do ubuntued e o fiz experimentar o Parsix, a diferença era enorme entre o Ubuntu e o Parsix.
Ele até fez uma postagem sobre.

3 curtidas

Eu adorava esse site, pena que eles pararam

2 curtidas

É uma pena, eu também gostava bastante, sempre haviam tópicos ótimos, e os ambientes de trabalho eram muitos bons, bem caprichados.

2 curtidas

Sim, mas você não consegue uma experiência pura nestas distros, você sempre acaba com software modificado por elas no sistema, como temas, plymouth, wallpapers etc, o Debian e o Ubuntu são as distros que mais modificam software upstream. O Arch Linux proporciona uma experiência pura, idêntica ao upstream, não existe customização da distro.

O Manjaro é semelhante ao Linux Mint, ambos estiveram envolvidos em muitas controvérsias relacionadas a segurança, eles são o tipo de distro que atraem usuários iniciantes, que não possuem conhecimentos técnicos ou não entendem como o Linux funciona, mas conforme seus usuários adquirem experiência eles tendem a abandonar estas distros. São os novos usuários que mantém o Manjaro e o Linux Mint vivos, usuários experientes tendem a migrar para outras distros, normalmente Arch Linux e Debian, respectivamente, o Fedora também é uma opção popular entre usuários mais experientes, pelo menos é isso que vejo no Reddit.

1 curtida

Mancada hein, eu também sou jóvi, inclusive ví quando tú começou o blog.

1 curtida

O Ubuntu 11.10 foi meu primeiro Ubuntu, não minha primeira distro, comecei em 1999 com uma distro chamada P-Hat Linux, sou do tempo que o Red Hat era gratuito e o Fedora não existia :slightly_smiling_face:

1 curtida

Eu também sou dessa época, BR Linux, Linux Dicas (era moderador e fundador), LinuxBSD, ForumGDH e por aí vai.
Comecei com o Debian 1.3.1, na época que para fazer o X funcionar dependia da edição do .xinitrc e muita reza para fazer o GNOME 0.9X rodar.

1 curtida

Me arrependo de não ter começado a usar Linux nessa época, tive oportunidade mas fiquei no Windows 98. :sob:

A vida é feita de boas e más escolhas, fazer o que. rsrs

5 curtidas

Não tinha nenhum site favorito, apenas procurava pelo que precisava. Utilizei o Red Hat e o Suse por um bom tempo, sempre com o KDE, tinha horror ao Gnome :joy:

1 curtida

Embora tenha começado cedo, só consegui largar o Windows de vez em 2012, até então fazia dual boot. O último Windows que utilizei foi o 7, faz tanto tempo que não utilizo o Windows que eu nem sei mais usar o sistema.

3 curtidas

É bem por aí kkkk, eu já fui mais pro lado do GNOME, utilizei o KDE 1 algumas vezes pois minha filha gostava do Potato Head do KDE.

1 curtida

Eu gostava dos joguinhos do KDE também.

2 curtidas

Mas confessa o XBill era o melhor, e o Xscreensaver aqui era o BSOD.

Não lembro desse, gostava de um jogo de golf e do mahjong.

1 curtida