Qual a distribuição mais estável para trabalho?

Então pessoal, eu trabalho com visualização arquitetônica, então faço uso do Blender e Unreal Engine durante grande parte do meu dia, atualmente utilizo o Manjaro Gnome e vez ou outra tenho alguns problemas por exemplo pra renderizar, porque estou usando sempre a última versão do Blender, as vezes tenho problema com programa fechando, o que não acontece com versões estáveis, eu poderia solucionar esse problema apenas instalando e mantendo a versão estável do programa e do openCL, no entanto estou procurando migrar para um sistema que seja estável no seu sentido completo. Até hoje o Manjaro tem me proporcionado, além de uma integração visual muito satisfatória, uma facilidade absurda, e com ela uma instabilidade que vez ou outra incomoda no cotidiano.

Pensei em migrar pro Debian mas o Debian não é bem a estabilidade que quero visto que pelo que pesquisei ainda hoje, não é muito prático fazer a instalação do openCL, e o Blender presente na loja de aplicativos é a versão de 2018, o Unreal Engine nem mesmo está na loja…

Pensei também no ElementaryOS mas pelas pesquisas que fiz hoje não dá pra instalar o openCL, li nos fóruns da distro que o openCL “quebraria o sistema” caso fosse instalado.

Enfim, no momento o Fedora é a distro que estou pensando em migrar, apesar da versão estável do openCL funcionar na distro ser bem antiga e não muito fácil de instalar, ao menos funciona… alguma dica do que eu poderia fazer?

2 curtidas

Olá @denielt tudo beleza?

Com base nas informações que você passou, eu recomendo dar uma conferida no Pop!_OS 20.04 ou no Zorin OS 15.3. Como ambas são derivadas do Ubuntu você poderá instalar o OpenCL proprietário sem maiores problemas.

Aqui no fórum e no canal do Youtube temos bastante conteúdo sobre as duas distros, você pode dar uma conferida nos vídeos antes de testar.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Eu já recomendaria o próprio Ubuntu principalmente as versão LTS.

3 curtidas

Ubuntu 20.04 LTS! Direto ao ponto e sem frescuras.

4 curtidas

Estabilidade é com Debian, mesmo que o openCL e o Blender não estejam na versão mais recente, é possível instalar a versão mais recente. Quanto ao Unreal Engine não tenho certeza.

Porém, a comunidade Debian brasileira é muito grande e lhe ajudará, só digo para ter paciência com relação a pegarem no seu pé por estar usando algo proprietário, como a Unreal Engine.

3 curtidas

Acho que ele não está falando desse tipo de estabilidade e sim de uma distro que n seja rolling release.

Mais um voto no Pop!_OS 20.04 LTS.

Daria para recomendar vários derivados do Ubuntu (ou o próprio Ubuntu). Apenas evite as versões de vida curta (como a atual 20.10) e fique nas LTS.

2 curtidas

Você pode usar o Debian Bullseye e pegar os pacotes mais atualizados.
Estabilidade é Debian, sem mais. Fora sua comunidade gigantesca.
Também recomendo o Fedora, tem uma comunidade fora da curva!!

Caso queira algo mais Windows Like: Deepin!

2 curtidas

Então faltou especificar, tipo: estável, mas pode vir atualizações dia sim, dia também.

Então seria Mac-Like.

1 curtida

Falei mais pela facilidade que entrega o sistema kkkk, mas visualmente você está certo mesmo!

Outras opções: Kubuntu e o Mint Cinnamon.

Também voto no Debian ou a “família” Ubuntu. Mas o negócio mesmo é ir experimentando até achar a distro ideal, não existe mágica.

Mais um voto para Debian e seus derivados, especialmente Ubuntu 20.04 LTS.

Tem coisa que você nem vai conseguir fazer noutras distros sem MUITO esforço, tem coisa que acho que é impossível fazer porque vai depender de fabricante e software.
Mas tem MUITA coisa simples na linha Debian/Ubuntu que noutras distros seria mais complicado.
Observando as especificidades da Unreal Engine, que nunca trabalhei e não sei se estaria compatível. Mas provavelmente sim, e seria o caminho mais fácil.

2 curtidas

sLaCkWaRe.

Brincadeira, meu voto vai pro Debian ou pro Ubuntu.

2 curtidas

Olá @denielt.

Se você quiser tentar, você pode usar a versão 20.04 LTS do Ubuntu Unity.

As vantagens que você terá ao utilizá-lo são:

  • Menu Global e HUD

  • Base LTS do Ubuntu combinada com a produtividade e estabilidade do Unity 7

  • Comunidade ativa de suporte direto e local

O download pode ser feito neste link aqui.

Se quiser ficar por dentro dos últimos lançamentos feitos por nossa equipe, siga a gente no Twitter. :checkered_flag:

3 curtidas

Uma remaster nacional, voltada a empresas, muito está é o TigerOS. Caso queira dar uma chance, pode baixar AQUI.

Para saber mais sobre essa versão, pode ver nesse tópico:

2 curtidas

Não tenho problema em relação a rolling release, sendo estável tudo bem.

Testei hoje o ZorinOS live e achei bem prático, com visual coerente. Estou pesquisando sobre o PopOS e o próprio Ubuntu.

1 curtida

Sempre gostei muito da interface Unity, vou testar em live.

1 curtida

Testar é uma das melhores formas de achar o que vai te atender melhor.
Pesquisar aqui no fórum também pode ajudar, quase sempre temos posts de alguém procurando por alguma coisa específica em uma distro.

:vulcan_salute:

Beleza cara, valeu pela ajuda! Sabe me dizer se no Zorin o processo de instalação do OpenCL é o mesmo do PopOS? Só acrescentar a id do sistema no arquivo de configuração e rodar o instalador ./amdgpu-pro-install? Já me evita uma pesquisa aqui