Qual a diferença entre uma distro personalizada e uma remasterizada?

Minha duvida surgiu vendo o Nobara, o que faz ela ser uma remasterização do Fedora e não apenas uma versão personalizada?

A partir de aonde uma distro é considera um remater?

1 curtida

@Daigo você quem manja desse paranauê

2 curtidas

No momento que se acrescenta algo útil e muita das vezes “exclusivo”, remaster tbm e correção de um erro cronico, tipo o Ubuntu e pro Debian. O Debian e contrario a ideia de facilitar a coisas pro usuário final e empresarial enquanto o Ubuntu faz o contrario, logo vira uma “correção” ou como dizem Remasterização independente
Tem o biglinux como exemplo tbm, vc não encontra certas coisas ja colocadas no Manjaro por padrão como no Biglinux, isso torna uma remaster não uma simples personalização
A ideologia e praticamente corrigir algo que a base não quer fazer.

1 curtida

O Ubuntu não é independente, a Canonical tem um BOT e ele pucha todos os pacotes do Debian Sid para a versão devel do Ubuntu. O devel é o sistema de desenvolvimento do Ubuntu, é acessível para os usuários mas não tem uma ISO.
Para usar a devel tem que mudar os repositórios e atualizar pelo APT.
Ela entra em congelamento quando vai chegando no lançamento da nova versão.

O atual nome da devel é “lunar”.
https://packages.ubuntu.com/lunar/allpackages?format=txt.gz

E a devel é assim mesmo, do jeito que o pacote entra no Debian Sid ele vai parar na devel, é robotizado a copia dos repositório.
A diferença é que o Debian Sid não tem congelamento já a devel tem o período de congelamento e lançamento.

2 curtidas

Caramba… Vivendo e aprendendo!

Paranauê, camará.

Minhas últimas experiências com o Kubuntu foram essas “devel”:

1 curtida

A é verdade você me fez lembrar que que quando a devel chega no congelamento é trocado os repositórios e lançado a ISO e então a devel não entra em congelamento porque a antiga devel é renomeada o repositório de devel para o novo nome. E a devel se mantêm copiando do Sid.

1 curtida

Vi que você usa o apt update para atualizar o synaptic, mas isso não é necessário pelo terminal porque o synaptic tem uma função para isso em 1 click.

1 curtida

Verdade! Basta clicar em “Reload” no Synaptic. – Só que não dá tempo para “ver a situação dos repositórios”.

Uso o comando apt update no Terminal, para “ver” como estão os repositórios, minha conexão etc.:

Também aproveito para ver se vai vir nova revisão do Kernel, pelo apt list --upgradable, pois neste caso já faço uma busca no Synaptic para remover o mais antigo:

Revendo agora esses registros, lembrei uma coisa: – Acho que a Canonical não segue 100% a mesma política do Debian Testing no que se refere aos Kernel.

Por exemplo, o Kernel do Debian Testing usa uma nomenclatura “esquisita” – o pacote tem um “nome diferente” do que se “vê” no Conky, depois de instalado. – Às vezes, perco um tempo tentando entender “qual é qual”.

No Kubuntu, em geral, preciso remover 4 ou 5 pacotes antigos de Kernel – ao passo que no Debian Testing tudo se resume a 1 pacote.

A Canonical não copia o kernel Linux do Sid e nem do testing e muito menos do stable. Ela obtêm o código fonte do kernel.org e cria um fork a partir dali.
E ela pega uma versão especifica do kernel.org, ela pega sempre a versão estável de 1 único “.” no versionamento, manter o próprio fork de um kernel da trabalho então ela tem uma equipe so para esse trabalho no kernel Linux. Talves ela também tenha pentester do kernel junto da equipe, vai saber.

1 curtida