Qual a DE mais "estável"?

Eu vejo muito falar que um dos fortes do XFCE é como ele é “sólido” no sentido de devido a seu desenvolvimento ser mais estagnado acaba por trazer uma consequente… estabilidade? Poderiam me ajudar a entender esse conceito e se isso realmente existe. Eu apesar de usar XFCE e não gostar da interface MATE, vejo ela bastante estável em qualquer distro que eu acabe por usar ela.

Vocês acreditam nessa de DE mais “estável” ou é loucura da minha cabeça?

Outra coisa que eu acredito é que eu possa estar confundindo estabilidade x responsividade, quando eu falei do MATE eu acredito que coloquei ela como estável pois acho ela bastante responsiva, algo que as vezes outras DEs como XFCE, LXQt que são mais leves (em questão de consumo de recursos) eu não noto isso.

1 curtida

É claro que existe essa de ambiente gráfico estável. Nunca usei muito o XFCE, mas ele me pareceu bem estável, mas nunca o usei por muito tempo para dar um veredito.

Por não ficar adicionando muitas novidades e se focar no polimento, é natural que o XFCE seja bem estável.

O que você quer dizer exatamente por “responsivo”? Que os itens básicos do sistema (menu, calendário do painel, etc) abrem instantaneamente ou funcionem sem engasgos?

1 curtida

Eu sei qual não é, o do Deepin.

1 curtida

De forma simples, um conjunto de ambos. Porém o que mais me incomoda são os engasgos, eu posso aceitar que um Blender da vida engasgue aqui ou ali, agora um dos exemplos as quais você cito, aí já não tem como.

1 curtida

Ede, de longe a mais estável por uma série de motivos

1 curtida

Cara, eu acho que tem sim DEs que são mais, como você disse, “estáveis”. Questão de coisas quebrarem com menos frequência gráficamente falando (faltar icones, textos esquisitos, etc…). Do que eu ouço, XFCE é uma das mais “parrudas” nessa questão.

1 curtida

As mais simples, menos customizáveis e com menos recursos são sem dúvidas as mais estáveis.

1 curtida