Quais webcams são compatíveis com linux?

Pessoal, procuro algum site bom que liste as webcam’s que sempre dão certo com linux, mas só acho site gringo que indica webcam’s caras.

Pretendo comprar uma logitech c270 ou c505, mas tenho medo de serem incompatívels com ubuntu 20.04.

No site da logitech só especifica que estas webcam’s são compatíveis com windows e mac.

De todo modo, como vocês fazem pra saber se uma webcam é compatível com linux ? Quero me precaver antes de comprar.

Obrigado.

2 curtidas

Olá!
Há alguns anos que as webcams utilizam o padrão de conformidade e protocolo de audio e vídeo via USB. Com isso, há tempos também que no kernel Linux existe nativamente o suporte a qualquer dispositivo que siga esse padrão.
Sendo assim, webcams que usam tecnologia UVC (protocolo ou classe de vídeo via USB) e UAC (áudio) estarão em conformidade através do driver v4l2 e talz.

Há um grande problema em diversos vendors e fabricantes que não divulgam a compatibilidade com Linux, mesmo porque é a questão de marketshare ou a mega baixa representatividade do “Desktop Linux” e assim acabam “desprezando”. Felizmente aos poucos vem mudando e fabricantes e marcas chinesas já começam a discriminar como suporte versões do Kernel Linux, mesmo porque até Android tem entrado na roda de receber os acessórios via USB.

As Logitechs normalmente funcionam e a mundialmente c920, por exemplo, funciona em tudo quanto é coisa espeta ela no celular, tablet, computador de mesa, raspberry pi, tv box, Xbox… tudo por que respeita bem esse padrão UVC.

Bom, falando sobre onde pesquisar, tem uma lista aberta a comunidade o Hardware Probe que tem justamente essa função de coletar o que as pessoas estão usando de devices em seus computadores e dizer se é compatível, meio compatível ou não compatível com Linux. A pessoa faz um upload para um database e pode personalizar os campos relatando como é utilizar aquele device no sistema.

Boa sorte!
Sucesso ai

5 curtidas

Obrigado pela resposta @aarProTech . Bem detalhada por sinal.

Procurei essa comunidade Hardware Probe no google, mas não achei.

Esse modelo que você citou, c920, eu já sabia que era compatível porque no youtube tem alguns vídeos ensinando como configura-la no linux; mas somente esse modelo. Por isso fiquei na dúvida. Porém, esse modelo é mais caro do que eu quero/preciso.

Se você tiver facilidade, poderia pesquisar se o modelo c505 é compatível com linux? Já procurei no google, no site da logitech, no youtube, em alguns database do linux, mas não achei nada de concreto.

Grato.

Olá @dieguito, tudo bem contigo?

Estou utilizando há pouco mais de 1 ano a webcam Razer Kyio, que mesmo não tendo um painel de controle para Linux, foi detectada automaticamente e funciona muito bem.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Tudo joia, @eddiecsilva !

Obrigado pela resposta. Se fosse mais barata, eu compraria ehhehe…

Tou achando que o meu receio é sem fundamento, considerando as informações de vcs.

Grato.

2 curtidas

Hoje temos muitas opções que funcionam, mas cuidado com produtos “sem marca” muito baratos, você pode ser surpreendido com uma bomba.

:vulcan_salute:

1 curtida

Praticamente todas funcionam, desde que não dependam de software proprietário de gerenciamento. Apenas certifique-se de comprar algo de alguma marca conhecida ou com procedência.

1 curtida

As que temos em funcionamento na equipe do Diolinux são:

Além da minha Razer, que citei no post acima.
Todas funcionam perfeitamente na vasta maioria das distros Linux.

:vulcan_salute:

Pois é, @eddiecsilva .
A c920 já sabia. Mas é fora do orçamento.
Queria saber é se o c505 também é compatível com o Linux.
Obrigado pela atenção!

Olhe aqui.

As Logitechs

Cameras Geral

Muito obrigado, meu caro.
Inclusive, acho que tinha entrado nesse site, mas não consegui localizar exatamente como você.
Forte abraço.

1 curtida