Olá!
Há alguns anos que as webcams utilizam o padrão de conformidade e protocolo de audio e vídeo via USB. Com isso, há tempos também que no kernel Linux existe nativamente o suporte a qualquer dispositivo que siga esse padrão.
Sendo assim, webcams que usam tecnologia UVC (protocolo ou classe de vídeo via USB) e UAC (áudio) estarão em conformidade através do driver v4l2 e talz.
Há um grande problema em diversos vendors e fabricantes que não divulgam a compatibilidade com Linux, mesmo porque é a questão de marketshare ou a mega baixa representatividade do “Desktop Linux” e assim acabam “desprezando”. Felizmente aos poucos vem mudando e fabricantes e marcas chinesas já começam a discriminar como suporte versões do Kernel Linux, mesmo porque até Android tem entrado na roda de receber os acessórios via USB.
As Logitechs normalmente funcionam e a mundialmente c920, por exemplo, funciona em tudo quanto é coisa espeta ela no celular, tablet, computador de mesa, raspberry pi, tv box, Xbox… tudo por que respeita bem esse padrão UVC.
Bom, falando sobre onde pesquisar, tem uma lista aberta a comunidade o Hardware Probe que tem justamente essa função de coletar o que as pessoas estão usando de devices em seus computadores e dizer se é compatível, meio compatível ou não compatível com Linux. A pessoa faz um upload para um database e pode personalizar os campos relatando como é utilizar aquele device no sistema.
Obrigado pela resposta @aarProTech . Bem detalhada por sinal.
Procurei essa comunidade Hardware Probe no google, mas não achei.
Esse modelo que você citou, c920, eu já sabia que era compatível porque no youtube tem alguns vídeos ensinando como configura-la no linux; mas somente esse modelo. Por isso fiquei na dúvida. Porém, esse modelo é mais caro do que eu quero/preciso.
Se você tiver facilidade, poderia pesquisar se o modelo c505 é compatível com linux? Já procurei no google, no site da logitech, no youtube, em alguns database do linux, mas não achei nada de concreto.
Estou utilizando há pouco mais de 1 ano a webcam Razer Kyio, que mesmo não tendo um painel de controle para Linux, foi detectada automaticamente e funciona muito bem.
Praticamente todas funcionam, desde que não dependam de software proprietário de gerenciamento. Apenas certifique-se de comprar algo de alguma marca conhecida ou com procedência.