Quais são as mais recomendadas e as menos recomendadas marcas de PC para usar Linux

Saudações pessoal, gostaria de saber quais as marcas mais recomendadas e as menos recomendadas para a utilização do Linux, estou a pensar em comprar um Lenovo Legion mas não sei se será uma boa escolha. Se puderem fazer um top 5 dos recomendados e dos não recomendados, por exemplo, eu agradeceria. Muito obrigado

1 curtida

Você é português? Porque se sim, algumas marcas presentes no Brasil não estarão em Portugal e vice-versa. Dentre as marcas de alcance mundial não me lembro de nenhuma que tenha problema com o Linux, até uns anos atrás Sony Vaio era problemática, mas, os Vaios atuais (que não tem mais relação com a Sony) eu não sei dizer. Marcas regionais ou nacionais sim tem muitas problemáticas.

1 curtida

Uma marca que eu recomendo muito é a Dell, nunca tive nenhum problema muito grave que me atrapalhou na utilização do Linux, eles também vendem notebooks com o Ubuntu instalado por padrão.

Uma marca que eu não recomendo tanto é a Samsung, uma vez eu tentei instalar o Mint em um notebook do meu amigo e deu um certo trabalho. Acho que tem que pesquisar bastante o modelo que você vai comprar e ver se dá pra instalar um Linux sem muitas complicações.

2 curtidas

Tenho um Acer e um Dell, ambos funcionam normal…

2 curtidas

Uma excelente maneira se saber se um determinado hardware e notebook são compatíveis com o Linux/distribuição de seu interesse, é consulta no Linux Hardware Database antes da compra.

Segue o link para buscar pelo equipamento de seu interesse:

6 curtidas

Uma coisa que faço é sempre olhar se a marca vende algum computador com Linux, se vender não tem erro.

Eu gosto muito da Dell, ela vende Servidores e PCs com Linux, e nunca tive problemas com ela.

3 curtidas

Uma boa forma de você saber se o modelo que te interessa é compatível é pesquisar por “modelo Ubuntu instalação” ou “modelo Linux instalação” assim você vai encontrar diversas discussões sobre instalação nesse determinando modelo e irá descobrir se ele é problemático ou não

3 curtidas

Olá Tiago, eu sou angolano, postei essa pergunta porque estou a ter problemas com o Linux no meu HP, pesquisei mais sobre o mesmo problemas e outras pessoas também estão a ter o mesmo problema em HP. Estou a pensar em comprar um Lenovo mas lembro que em tempos o Lenovo teve problemas com o Linux por causa de uma configuração na BIOS. Desculpa pela demora, surgiram algumas situações que me afastaram das redes

1 curtida

Gosto bastante de DELL e também tinha como opção, mas é difícil de encontrar DELL com boas configurações a um bom preço aqui em Angola. Desculpa pela demora, surgiram algumas situações que me afastaram das redes

1 curtida

Obrigado mano, estava a procura deste site, só não me lembrava do nome. Desculpa pela demora, surgiram algumas situações que me afastaram das redes

Eu tive um Lenovo em 2014, eu não lembro dos detalhes, mas eu não gostava daquele Lenovo com Linux. Estamos em 2020, muitas coisas podem ter mudado, é importante verificar antes de comprar.

Seria interessante você mencionar quais problemas você teve com HP, pode ser problema comum facilmente corrigível…

2 curtidas

Instalei o Linux Ubuntu 20.4 LTS no meu HP Pavilion, ele tem tanto o Windows 10 quanto o Linux instalado, a rede do Windows funciona perfeitamente, desde sempre, mas no Ubuntu cai sempre, tenho que desligar e voltar a ligar e quando faço isso não dura muito tempo ele volta a desligar, já pesquisei em vários lugares e não encontro resposta que funcione no meu HP, até na documentação do Ubuntu já fui, e boa parte das soluções apresentadas são para a versão 14. OBS: sou novo no Linux, é completamente a primeira vez que uso, nunca tive qualquer contato antes com ele. Confesso que mesmo com esse problema só continuo a usar porque realmente gostei do Ubuntu

Não entendi muito bem, mas parece ser um problema chato, triste ter que gastar dinheiro com outro notebook por conta dum problema que “talvez” seja driver…

Eu tenho um Acer Aspire E 15 aqui, comprei em 2014, ele funciona normal com Ubuntu.

Neste mesmo Acer, o openSUSE teve uns problemas, os quais estou tentando resolver aos poucos…

Não sei como está o cenário hoje, mas Acer foi uma marca que gostei de usar com Linux, mesmo assim pesquisaria antes de comprar.

1 curtida

É bem complicado, imagina ter de usar um computador onde a rede está sempre a desligar, nem da pra fazer um Download em condições :sweat_smile:, mas continuo a procura da solução, um dia eu acho.

1 curtida

Uma coisa que descobri que dá pra fazer no linux, parar o driver do wireless e iniciar novamente através de um script na pasta /usr/bin e criar um atalho de teclado para ele fazer isso por mim.

No artigo acima foi sobre o touchpad, mas no artigo citado do fórum do Manjaro, o artigo não existe mais. Mas pesquise qual é o driver que o Ubuntu está usando, verifique como parar e iniciar o driver e crie um script e um atalho para ele, ou até para que ele detecte quando a internet falhar ou o driver não reconhecer o dispositivo, ele automaticamente iniciar o serviço/driver pra você.

Como não tenho PC aqui não consigo te ajudar muito daqui, mas fica a dica.

1 curtida

fora ENIAC e UNIVAC o demais com certeza roda linux. kkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.