Quais programas exclusivos das distros linux você sente falta ao usar outros SOs?

Atualmente pra mim vem faltando o Criptext, um gerenciador de e-mail bem privativo.

Ele tem no AUR e Appimage, mas de gente algum está funcionando, testei no Arch Linux e Manjaro, enquanto na base Ubuntu funciona normalmente. Cabe até um tópico para tentar resolver esse erro.

Você pode usar a versão feita em Snap.

Teste o Sayonara Player, tem em Flatpak.

Roda sim e é a solução que eu encontrei por enquanto. Inclusive tem um snap que instala ele com o wine já configurado.

Obrigado,

Essa versão em snap é o notepad++ com o wine configurado, não é uma versão para linux nem um programa análogo. O meu eu instalei o wine separado e configurei (quando fiz isso não sabia da existência desse snap ainda).

Em relação ao Sayonara, vou testar, nem lembro mais quais eu já testei ou não. Faz literalmente anos que eu busco programas que substituam esses dois.

KDEConnect q pra mim é muito pratico, desde o clipboard compartilhado e controle de midia entre as outras funções.

Outro ponto é Alterar o volume com o scroll do mouse rapidão, no W10 se tem q clicar pra fazer isso, e tira muito a praticidade.

Acho q esses pontos o W11 até tem, mas não é compatível com meu notebook, então já boto como terceiro item a compatibilidade com o Hardware

Uso KDE Connect pra Windows, é bem legal

Ah, lembrei de outro que faz falta no Windows, Caffeine!!

1 curtida

[OFF] - Me explica o que faz o caffeine? Porq se for o q to pensando n consigo “enxergar” o sentido em usar ele.

Impede suspensão do PC quando vc usa determinado programa - assim, não precisa ficar mexendo nas configs cada vez que for usar o Kdenlive, por exemplo, e o PC suspender justo quando está renderizando, interrompendo o processo…

1 curtida

Então… Mas isso da pra fazer nas configurações de qualquer sistema ué.
Ex nas config do Ubuntu:

image

Sim, mas aí vale pra todos os programas, não pra apenas os que vc escolher. Digamos que vc quer manter a suspensão automática ligada normalmente, mas isso te atrapalha na hora de exportar um vídeo - liga o Caffeine configurado para que ele fique ativo só quando o Kdenlive esteja rodando, aí teu PC não dorme. Se o Kdenlive não estiver aberto, aí ele dorme normalmente. Ou seja, desativa a suspensão seletivamente - e isso é cômodo

1 curtida

Ahhhh agr entendi. Ele desativa a suspensão seletivamente só pra o programa q eu quiser no caso né; Tendi. Vlw. Sempre achei esquisito o uso desse programa visto que em qualquer sistema dava pra configurar o computador pra não suspender.

1 curtida

Se eu fosse “migrar” acho que sentiria muita falta do nano (pois o neovim tem já um “porte” para outros sistemas), gerenciadores de pacotes como nix-pkgs,portage e dnf (meus favoritos) e muitas coisas do terminal, em apps graficos acho que sentiria falta do geany que pela que eu já pesquisei só tem via PA… Talvez até eu sentiria falta do flatpak pois eu uso bastante.

Todo o ecossistema Gnome.