Quais programas exclusivos das distros linux você sente falta ao usar outros SOs?

Há 6 anos atrás quando eu comecei nesse universo de distribuições linux e tudo mais, eu me sentia muito restrito, pois vários programas que eu utilizava no Windows não estavam disponíveis para linux.

Hoje, eu de volta ao Windows me encontro na situação contrária… sinto falta de vários programas e ferramentas que são exclusivas do mundo linux, como por exemplo:

  • Gnome Boxes
  • Gnome Games
  • SimpleScreenRecorder
  • Warpinator

E há vários que eu não consigo lembrar por agora (talvez vá adicionando depois).

E pra vocês, tem algum que sentem falta ao usar um Windows ou MacOS da vida?

3 curtidas

Cara, eu sei que o GIMP existe para outros ecossistemas, mas confesso que é um programa tão esquecido dentro deles e ao mesmo tempo tão poderoso, que é algo impossível de não baixar e instalar em qualquer máquina disponível. Hoje não consigo mais trabalhar com nenhum outro editor de imagem que não seja o GIMP.

O HTOP e o Screenfetch ou o Neofetch também… são funcionalidades que me fazem nunca mais voltar para outros sistemas. É tão simples e objetivo que quando você se depara com o parto que é para cancelar um programa no Gerenciador de Tarefas normal do Windows, você vê que não fez a escolha errada em trocar para o mundo Linux.

5 curtidas

A flexibilidade nos prints é um exemplo (mas resolvi depois que descobri que tem Flameshot para Windows); e extensões, óbvio! Ah, as extensões do Gnome!!

3 curtidas

GIMP eu também não consigo abandonar. Praticamente todo meu “workflow principal” é multi-plataforma: GIMP, Inkscape, LibreOffice, e por aí vai… facilita muito pra mim.

O terminal como um todo acaba fazendo falta quando você aprende a utilizá-lo.


Eu tenho o Flameshot instalado aqui, mas só fui conhecer depois de migrar pro linux. Que programa bom!

O Gnome nunca foi minha DE principal então nem posso falar muito, porém só de seu workflow ser diferente deve ser um pouco chatinho da pessoa voltar há uma vida “windows-like”.

1 curtida

Eu ainda uso Windows ocasionalmente - a lerdeza no boot é uma coisa que me irrita, customização (ok, é pura perfurmaria) se resume a trocar papel de parede e uma ou duas coisas mais, e a falta de atalhos na vida atrasa (últimos arquivos abertos, gerenciador de clipboard, previsão do tempo sem propagandas, caffeine). Mas a Adobe não me ajuda…

Por outro lado, o gerenciamento de RAM e swap nativae do Windows é muito boa mesmo, raramente se precisa mexer nisso (o que não é lá muito fácil, mesmo não sendo abrir arquivos via nano ou semelhantes)

1 curtida

Yad+busybox… de longe o que mais sinto falta

K3B, tem hora q faz falta kkkkk

1 curtida

Pra esse tem o CD Burner XP, leve e gratuito

1 curtida

Testa o ksnip e ShareX.

Eu ja uso mas falta algumas funções

O Apostrophe é um dos melhores editores de Markdown q eu já usei, eu iria sentir falta dele.

No terminal eu iria sentir falta do wget, ja me salvou varias vezes.

Gparted é um app que eu sinto muita falta.
O Neofetch também é um que eu sinto um pouco de falta, até tem como instalar o WinFetch, mas não funciona tão legal nas minhas experiências.

1 curtida

Tem wget pra Windows e Mac

1 curtida

EXATO! É a parte mais odiada do mundo OpenSource pelos de fora, ao mesmo tempo que é a maior facilidade.

Quando eu era mais pendente pro lado Windows ou Apple, vivia reclamando ou debochando do fato de muitas coisas serem feitas no Terminal. Depois que eu passei pra cá, descobri simplesmente que mexer no Terminal é superior. Não chega nem a ser melhor, é superior mesmo. Não tem nem comparação com o parto que é você desenvolver qualquer atividade simples nesses outros ecossistemas.

1 curtida

Uso Linux desde 2018 e sinceramente não vejo falta de nada no Windows, no Linux atualmente também não skksks em ambos posso faze as mesmas tarefas com os mesmos programas.

Se em algum momento eu precisasse voltar a usar windows (bate na madeira), e descobrisse que eu não posso curl, eu entro em posição fetal e choro.

O curl tem uma versão pra Windows
curl for Windows

1 curtida

Não tenho esse problema pelo seguintes motivos

No Linux:
1 - Se eu sair provavelmente será para outra distro Linux, então conseguirei instalar qualquer programa q eu tinha no Ubuntu

No Windows ou Mac (hipoteticamente):
1 - Com certeza vou encontrar programas equivalentes aos q eu uso no Linux

Em geral não sinto falta de muita coisa entre linux e windows, tampouco entre distros diferentes. Consigo fazer as tarefas em todos (exceto algumas, como jogar meus jogos, que é uma tarefa que varia de acordo com o jogo em qual OS é mais fácil). Porém, existem dois programas que sinto muita falta no linux e nunca achei algum substituto que me oferecesse o mesmo desempenho nas tarefas.

Notepad++ - já testei o notepadqq, gedit, mousepad, geany, sublime dentre inúmeras tentativas que nem me lembro mais. Contudo, nenhum me ofereceu o balanço entre desempenho de execução das tarefas, velocidade de carregamento do programa, funcionalidade e versatilidade/customização que o notepad++ me oferece.

AIMP - Vários programas como o VLC quebram um galho, mas nunca achei um substituto que me oferecesse as mesmas funcionalidades com o mesmo desempenho e não poluísse a tela de alguma forma.

Ou seja, entre distros distintas não sinto falta de nada (até porque me atenho a permanecer nas distros baseadas no ubuntu justamente para ter menor dor de cabeça em encontrar soluções para elas), porém, ainda sinto falta de programas que me ofereçam o que esses dois fazem.

Notepad++ não roda fácil via wine não? Nunca tentei, mas me parece que não tem nada que impeça.