Quais os prós e contras do Cinnamon vs. Gnome na opinião de vocês?

Minha primeira DE no mundo Linux foi o Cinnamon, adorei logo de cara e fiquei nele um bom tempo. Depois resolvi testar o KDE e fiquei espantado com as coisas absurdas que poderia fazer com ele, é uma sand box, o que vc imaginar dá pra fazer, achei ficando com ele um bom tempo tbm.

Mas recentemente resolvi testar o Gnome, logo de cara não gostei, interface muito estranha porém achei que meu notebook ficou muito mais produtivo, rápido e com menos bugs. Eu costumo usar com 2 monitores e é perceptível a queda de fluidez usando 2 monitores principalmente no Cinnamon, fora que os bugs parecem que aumentam tbm. Meu notebook é touch screen e o Gnome tem vários recursos pra isso, puxar o teclado virtual arrastando a tela, virar o monitor e ele virar a tela automaticamente, enfim… Agora estou no Gnome.

Uma coisa chata é que se eu colocar muitas firulas (extensão) é perceptível a queda de desempenho e o surgimento de bugs, então tento manter ele o mais original possível. Apenas a barra coloco na base e uma coisinha aqui outra ali.

1 curtida

Já usei um tempo o Cinnamon e aconteciam alguns bugs que me irritavam um pouco, quando testei o GNOME praticamente não tive bugs, e depois de um tempo me apaixonei pelo jeito mais simples da DE, também gostei da quantidade de extensões existentes no GNOME que estão sempre atualizadas, coisa que no Cinnamon não existia.

A melhor forma de escolher é testando, e foi o que fiz, e hoje estou aqui com o GNOME Shell lindão! rsrs :grin:

1 curtida

@eddiecsilva, obrigado por compartilhar seu ponto de vista e experiencia, gostei muito das suas observações!

Esse é um ponto importante para mim, meu hardware é bem datado (Core 2 Duo E7500, 4Gb de RAM DDR2, 750GB de HD, Gforce 560TI 1GB), usando o Mint Cinnamon e pegando como exemplo dias que faço basicamente cerca de 10 horas continuas de uso, em sua grande maioria em navegação usando o Vivaldi, algumas vezes enfrento lentidão do sistema no finalzinho do dia!

Quanto aos testes, por conta do meu hardware datado a hipótese de testar diferentes distros/DE usando uma máquina virtual estão descartadas, a experiencia seria terrível!
Também pelo hardware datado e como é particionado atualmente meu HD, decorrente da minha necessidade isso também se torna enviável, pois a BIOS trabalha com no máximo 4 partições primárias e hoje minhas partições são as seguintes, Mint Cinnamon (Principal), Windows 10 (secundário), uma para Dados no formato NTFS e uma que é criada automaticamente pelo Windows como Modo de Recuperação.
Infelizmente dependo de algumas aplicações de engenharia (CAD, CAM, CAE), que só rodam no Windows, já tentei via Wine no Linux mas sem sucesso e a partição de Dados já me salvou várias vezes quando o Windows simplesmente quebrou, tornando pratica e segura a solução para ressuscitar o Windows, apenas formatando a partição do Windows e continuando com todos os arquivos pessoais intactos na partição de Dados.

Dessa forma minha opção atualmente é substituir o Mint Cinnamon por outra e realizar o teste!

Sempre testo uma distro com DEs diferentes então vai um resumo:

O KDE é muito próximo ao padrão Windows
O Gnome é mais parecido com o que encontramos em smartphones, então tem uma curva de aprendizado ai.

Em ambos você pode precisar utilizar extensões ou aplicação de terceiros, como para instalar uma dock por exemplo.

O que me levou a optar pelo Gnome, foi um detalhe, a alternância de aplicações, no Gnome, é muito mais fácil, basta apertar super e uma miniatura de todas as aplicações abertas aparecem, ai é só clicar, já no KDE não consegui reproduzir isso.

1 curtida

@Thomas, continuo gostando do Gnome e acho que é minha interface favorita ainda. Só que eu tive problemas de congelamento no Ubuntu, que eu não sei se eram devidos a falhas no sistema ou por problemas no meu HD. Quando comprar um HD novo, pretendo testar o Ubuntu com gnome novamente. Por enquanto, o Mint Cinnamon está funcionado razoavelmente bem aqui, então vou ficando com ele.

1 curtida

Isso é verdade a grande maioria das extensões do Cinnamon não são de qualidade e as que são, não são mantidas atualizadas, porém o Cinnamon é bem completo e quase não necessita de extensões (no meu uso e opinião, claro).

Sem dúvida, mas está sendo de grande valia para mim o compartilhamento e experiência dos colegas com diferentes DE e seus feedbacks quanto a fluidez e personalização, :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Sim, são muitas e ainda há quem acha que o Mint deveria se tornar uma flavour oficial do Ubuntu com o Cinnamon, eu ainda acho que seria interessante ter uma flavour do Ubuntu com DDE (Deepin Desktop Environment), já que o Deepin não é mais base Ubuntu e sua interface é muito organizada, bela e elogiada, além do mercado chinês ser enorme, isso atrairia muitos usuários para o Ubuntu!

Da uma olhadinha no vídeo abaixo o Dio, faz uma comparação entre as duas…

2 curtidas

A forma mais eficiente de você testar uma distribuição em seu hardware é usando um pendrive “live”, assim você elimina as limitações que a virtualização impõe. Na grande maioria das distros que suportam o modo live é possível instalar programas e fazer testes básicos - a única parte desse teste que acaba sendo limitada é a análise dos discos rígidos, porque no modo live esses dispositivos normalmente não são utilizados.

Não haverá nenhum sistema capaz de fazer mágica, você precisa considerar inclusive a eficiência da refrigeração do seu computador. Se ele está trabalhando em alta carga, é esperado que para evitar danos por stress do calor o sistema irá reduzir sua eficiência.

Por alguns anos eu não migrei definitivamente para Linux porque estava esperando que ficasse “igual” ao Windows para poder migrar - o que espero que nunca ocorra - provavelmente você vai precisar adaptar sua forma de trabalhar se realmente deseja migrar.
No meu caso, por exemplo troquei o Photoshop pelo GIMP, porém após alguns meses de uso diário já estou começando a cogitar trocar o GIMP pelo Krita. Mas esse aprendizado só veio com o tempo de uso.

1 curtida

Talvez um dos maiores prós do GNOME é a sua agenda de lançamentos, dia 11 está chegando e o calendário será cumprido novamente, alguns brinquedos já começaram a ser atualizados para a versão 3.34, creio que até amanha estará disponível na imagem do dia do Fedora 31 ou seja a imagem de amanhã, será uma boa para quem quiser testar e reportar bugs.

Aliás essa nova versão do Adwaita tá um nojo, acho que não precisarei mais trocar de tema, vou ter que refazer meu tema do shell para acompanhar :frowning: , mas como diria jack, vamos por partes kkkkkk.
Captura%20de%20tela%20de%202019-09-09%2012-16-55

segue o link para o tema, que mantenho desde 2012, está quase 100% compatível com o 3.34, tenho que resolver um pequeno probleminha no ícone de fechar a janela no overview.
https://www.gnome-look.org/p/1013033/

1 curtida

acho que “literalmente” não cabia aqui HAHAHHAHAHAHAHAHAHA

1 curtida

concordo com o @N1vBruno, se esse é seu interesse o ubuntu não é a melhor escolha

1 curtida

Excelente alternativa @eddiecsilva, conheço o modo live, mas nem me passou pela cabeça, muito obrigado pela dica! :+1:

Realmente, mas levando em conta meu hardware, posso minimizar isso fazendo escolha de uma DE e um Browser que consomem menos recurso.

Tomara que não torne um Windows, não espero por isso! :pray: Mas como mencionei acima, mantenho o Windows por conta de aplicações de Engenharia que não existem versões para Linux, nem mesmo alternativas, mas isso não é um problema, quando não preciso dessas, utilizo o Linux para todo o restante e a maioria do tempo, 90% ou mais!

1 curtida

@N1vBruno, isso ficou claro no vídeo indicado pelo @D3XT3R, basicamente toda e qualquer personalização que queira fazer no Gnome é necessário pesquisar na internet qual extensão seria capaz disso, baixar, instalar, pois não traz essa possibilidade nativamente, com isso logo de cara já me vem a cabeça dois possíveis problemas, dependendo do nível da modificação que você deseja fazer, pode ser necessária várias extensões, isso pode comprometer o desempenho do sistema, outro problema seria que o Gnome atualizando para uma nova versão, essas podem passar a não ser mais compatíveis, pode demorar um longo tempo para serem atualizadas ou até mesmo nunca serem, por esse motivo é interessante ter essas possibilidades nativamente!
Outra coisa que pude notar no vídeo é a dificuldade de acesso as configurações de certos recursos do sistema.
Mas sem dúvida eu ou qualquer outra pessoa poderia acostumar com isso depois de um tempo…

1 curtida

Ah então você é o cara que sabe modificar temas, como você deve ter notado gosto muito de personalização, quando for testar o Gnome já sei quem vou incomodar… :rofl: :joy: :rofl:

1 curtida

kkkkkkk, só fuçar o .css, nada demais, acabei de alterar aqui para ver como fica arredondado, mas creio que não vou fazer upload, as pessoas que gostam do meu tema, gostam justamente por ele ser menos arredondado que o default, ficou até bonitinho, mas vai destoar do restante.

2 curtidas

Não é bem assim, já me aventurei nessa empreitada, é um mundo de linhas de código, um verdadeiro labirinto para quem não entende nada como eu :sweat_smile:, pelo visto você conhece, parabéns pelo tema! :clap:

@anon58028541 Sei que você é dos maiores amantes do GNOME, e aos poucos estou me tornando também, queria saber onde posso conferir o roadmap do GNOME?

1 curtida

O Roadmap atual é este
https://wiki.gnome.org/ThreePointThirtythree

2 curtidas

O .css é simples de entender, dando uma olhada no tutorial do w3c e olhando novamente o arquivo você se acha é válido para o Cinnamon também.

1 curtida

Bom, estava lendo uma matéria sobre o KDE Plasma 5.17 que está previsto para ser lançado dia 15 de outubro e me veio uma dúvida a cabeça!
Vamos supor que eu baixe e instale hoje o Kubuntu, ele provavelmente vai vim com a versão 5.16 do KDE Plasma, assim que lançar a versão estável 5.17 eu receberia a mesma via central de atualizações?