Quais os perigos de se utilizar um Android antigo?

Então, eu fiz um reply em um tópico antigo, mas decidi criar um novo tópico sobre o tema mencionado no título.

Possuo o smartphone Moto G5 Plus desde 2017. Modelo da Lenovo/Samsung, a versão do seu OS parou no Android 8.1, tornando-se obsoleto e ficando sem receber novas atualizações de segurança desde o dia 1 de fevereiro de 2019

Isso me frustra, e como sou um pouco paranóico com meu Android e com outras coisas relacionadas à segurança digital, tenho o costume de formatá-lo pelo Recovery Mode (sem root nem nada do tipo, para tentar mitigar a falta de segurança), em média, a cada 2 ou 3 meses, desde o início de 2021.

Portanto, tem alguma forma de me manter seguro nesse antigo Android 8.1 mesmo sem as atualizações de segurança recentes? É válido formatar as pastas /data e /cache periodicamente como forma de prolongar a vida útil do meu celular no quesito segurança, ou é apenas uma ação ilusória que me dá apenas uma sensação de segurança?

Já sigo alguns procedimentos padrões, como evitar de fazer root e não baixar apks de repositórios estranhos (como os do Aptoide e outros do tipo). No máximo o F-Droid e os apps disponíveis no seu repositório, que inclusive recomendo muito por ser sempre FOSS.

1 curtida

os perigos que se tem são as vulnerabilidades no máximo, mas como vc é uma pessoa que tá até no nível paranoico, então de boa, probabilidade 0 de vc ter algum problema (vc não precisa apagar o /data e o /cache, tá?)

Então, eu basicamente utilizo apenas os apps do F-Droid e os mais famosos da Play Store. Dificilmente baixo alguma coisa mesmo no browser.

E sobre os diretórios mencionados, apagá-los é apenas uma forma de me sentir seguro então? Não necessariamente é uma precaução, pelo visto.

os “perigos” são os mesmos de quaisquer sistema operacional desatualizado.

2 curtidas

exatamente

Acho que depende mais de COMO vc usa. Toma cuidado com rede desconhecida, app só oficial, olha onde navega e proteja bem suas senhas eu acho muito difícil você ter problemas.

O Android não é tão suscetível a falhas grotescas e públicas de segurança como os sistemas operacionais para desktop, talvez por em sua definição mais “crua” a raiz do sistema, ou qualquer coisa abaixo do /data/media, ser inacessível. Usando qualquer coisa acima do Android Lolipop (5.0.2 ou posterior) não vais ter problemas nem de segurança (contando com o fato de que não utilizas aplicativos não oficiais) e nem de compatibilidade. No caso, as pessoas não gostam de ficar com o Android desatualizado mais pelos novos recursos, não tanto pela segurança.

2 curtidas

Vou confirmar as informações que você passou na resposta, mas achei bem coesa e precisa.
Muito obrigado pelo detalhamento.

E de fato ouço das pessoas próximas a mim buscarem trocar de aparelho muito mais pelos novos recursos disponíveis nas novas versões do Android.

E, como dito pelo colega @doretox, sempre presto atenção nas redes que me conecto. No shopping, por exemplo, utilizo o wi-fi disponível apenas com o ProtonVPN ligado (da empresa Proton, criadora do serviço ProtonMail).

3 curtidas

ótima vpn também recomendo

1 curtida

além dos bugs que são conhecidos e podem ser explorados. dependendo da versão, os apps podem n ser mais compatíveis e as versões instaladas n estarem mais ativas etc