Pessoal boa noite… Alguém que manja de xrandr e / ou alguma tecnologia de ampliação de tela / ambiente virtual e seu respectivo zoom para linux? A idéia é a seguinte… Criar um ampliador de telas para linux, que seja de tela inteira, que o comportamento dele seja de empurrar a tela quando o mouse chegar na borda. Já fiz uma busca no duckduckgo e no stackoverflow e nada encontrei… No youtube encontrei um vídeo de um gringo que ampliou uma parte da tela com o xrandr mas, pelo que vi do xrandr, ele só é uma parada para mexer na resolução, e nos meus testes na tentativa de criar algo, só de mexer o mouse a ampliação se desfez, e não consegui ativá-la novamente. As interfaces gráficas até tem mecanismos de acessibilidade mas, as que possuem uma lupa boa (gnome, kde, cinnamon), ou tem problemas de acessibilidade em algumas partes do sistema ou travam na inicialização por conta da lupa. E as excelentes na acessibilidade em geral (mate, xfce, lxde), não possuem uma lupa em tela cheia ou (xfce) tem uma lupa com um comportamento que deixa qualquer ser humano com baixa-visão tonto! Os recursos de acessibilidade infelizmente são meio que deixados de lado nas interfaces gráficas em geral, tipo o gnome desde o 3.28 não tem uma boa lupa estável, temos de estar fazendo gambiarras para ter uma experiência minimamente decente, é triste!!! Gostaria eu de tentar fazer algo para tentar ajudar. Tenho um conhecimento básico em shell script, programo em java e python também, de coração, gostaria muito eu de tentar fazer alguma coisa.
Caso alguém saiba por onde eu devo começar ou o que eu devo pesquisar para achar o que preciso, de antemão eu já agradeço!
Não sei se entendi…
No KDE tem Magnifier (nunca usei) e tem o Zoom – que configurei para 3.0x para não perder tempo ampliando aos poucos.
Basta mover o mouse para mostrar o trecho que quero ver ampliado.
Nunca falhou, nunca travou.
Sim, a lupa do KDE é top mas, utilizando algumas vezes, quando eu mudava o comportamento para empurrar / push, algumas vezes voltava automaticamente para o proportional, e outra questão é que, o kde em alguns campos de configuração (elementos específicos das janela de configuração), não tem acessibilidade no leitor de telas (orca). Quem trava o sistema com a lupa é o gnome (com xorg), o com wayland, além de necessitar de uma gambiarra para, também sofre com problemas de acessibilidade na janela de configuração assim como o KDE. O que eu gostaria de saber, é como esse zoom é feito, qual tecnologia, para que eu pudesse gerar algo parecido para as interfaces que em tese, tem mais acessibilidade (lxde, mate e xfce)… Futuramente eu gostaria meio que universalizar o software saca? Que meio que funcionasse em qualquer interface, com o comportamento empurrar, e que permitisse a configuração de como o usuário quer o zoom. Já pesquisei sobre xfce zoom desktop, xfwm zoom desktop source (para tentar estudar o código), não encontrei nada… Mas é isso, valeu aí por tentar me ajudar!
O Boomer é um aplicativo de zoom na tela e ainda cita algumas referências no README.
Teoricamente um aplicativo de zoom para um ambiente Xorg deve funcionar em todos os outros, então essa etapa de “universalização” meio que deve vir por tabela.