Quais novidades você quer na sua distro?

Pelo contrário, o Arch Linux está cada vez mais popular. A instalação não é nenhum bicho de sete cabeças, é apenas uma questão de seguir instruções, não é diferente de montar um móvel utilizando o manual.

3 Curtidas

O problema não apenas do Arch ser dificil de instalar, e de configurar, o problema é que chato fazer isso, demanda muito tempo e atenção, e qualquer errinho significa mais um tempão configurando.

O Arch oferece quase a mesma coisa que outras distros, falando de forma geral é claro, so que de uma maneira mais cansativa. Em um mundo dinamico e com facilidades, o Arch oferece uma instalação e configuração arcaica, eles poderiam muito bem dar a opção de um instalador grafico, tipo o Architect do Manjaro, a distro com certeza iria receber varios usuarios novos.

A popularidade do Arch ta crescendo, dentre alguns motivos, graças a distros como o Manjaro, mas a popularidades crescer, não quer dizer que o numero de usuarios tambem esteja crescendo.

O Arch é fantastico, mas o arcaismo e a falta de opções da instalação e configuração, é uma boal fora.

Pois é, acho que isso vale para qualquer distro.
Não sei se existe, mas seria interessante se as DE’s disponibilizassem um instalador “limpo”.
Por exemplo, um usuário que use Mint XFCE, poder instalar o Gnome-Shell ou KDE SEM as infinidades de bagulho que vem junto, como kwrite, ksysguard, etc. Apenas a Interface gráfica e o painel de controle da DE.
Estou falando como leigo. Não sei as implicações técnicas disso mas, olhando “de fora”, não me parece muito complicado.
Isso, para mim, seria o ideal. Porque, debaixo do capô, é +/- tudo igual. Se pudesse mudar a “chaparia” do carro a cada vez que enchesse o saco de uma, seria maravilhoso.

1 Curtida

Eu continuo vendo esse tipo de comentário e sinceramente não entendo de onde surgiu, fiz uma instalação limpa recentemente, instalei o sistema base e o Plasma em 18 minutos.

2 Curtidas

Utilizo o KDE Neon 5.16.3.
Não é algo da distro em si, mas da DE, gostaria que tivesse a opção de deixar a barra de tarefas do KDE Plasma com transparência, nativamente.
Gosto muito desse “retoque”, para deixar a barra de tarefas mais integrada ao wallpaper.

1 Curtida

É pq vc ja sabe instalar e configurar.
Quem não tem esse costume sofre um pouco pra aprender, não que seja dificil, mas é pq e trabalhoso. Instalei o Arch recentemente e demorei umas 2 horas.

Uso o Debian e o Ubuntu KDE. Tem um problema que acho bem chatinho no firefox do KDE. Se eu estiver usando um menu global, a opção “remover a barra de título” do navegador fica bugada.

Menu global deveria vir por padrão em todo sistema, considero algo essencial no meu desktop e é o principal fator de eu ter escolhido o Plasma. Inclusive, uma coisa bem besta mas que me fez abandonar o Manjaro é que o Firefox não passava o appmenu para o paínel como o Firefox do ubuntu passa. Acho que o Ubuntu é a distro que o Menu Global funciona mais liso.

Outra melhoria, mas não relacionada a distros, que eu gostaria, era que a Latte-dock tivesse uma opção de pressure-reveal, igual o Plank. Várias vezes quero clicar em algo na parte inferior da tela e a dock fica aparecendo.

Hoje uso o KDE Neon, seria ótimo se o pessoal do KDE tivesse um pouco mais atenção com Discover, pelo menos em questão de design, acho uma lojinha bem mixuruca rs.

2 Curtidas

Levando em conta o que está ao alcance da distribuição (*ubuntu) em si:

• Mais pacotes pros repositórios oficiais (como o DeadBeef que sempre tenho que usar o PPA para instalar no *ubuntu).

• Manutenção do suporte multlib (isto é, suporte a software 32 bit) para programas que não têm versão em 64 bit e para o Wine. Me refiro a presença de bibliotecas 32 bit, não de distribuições inteiras nessa arquitetura.

1 Curtida

LeagueOfLegends nativo para Linux kkkkkkkkkkkkk

Fedora, espero que Silverblue se torne a opção principal do projeto…

Qdo vc faz o download da ISO, observe q no site tbm tem as instruções de instalação. Dê uma boa lida q vc tirará inúmeras dúvidas sobre como instalar o sistema.

To ligado, a wiki do Arch é bem completa, o que não quer dizer que seja simples.
Hoje eu ja consigo ler ela de boa, mas quando entrei no mundo linux… Outra coisa é que eu gosto de estudar, ja quem não gosta ou quem n tem tempo, fica sem ter como usar o Arch

Realmente, esse é outro ponto que apoio.
Adoro o KDE, porém o Discover é horrível. Parece mal otimizado, além de visualmente ruim.

2 Curtidas

Meu sonho é ter atalhos de aplicativos na área de trabalho do Ubuntu e também que a canonical deixasse de ser escrota a maioria das vezes.

2 Curtidas

Um ppa, flatpak, snap ou appimage do Software de CFTV da Intelbras para outras distribuições linux fora o Suse.

1 Curtida

Ubuntu - > A Canonical finalmente deixar o Unity se transformar em sabor oficial, e a UBPorts junto da comunidade Ubuntu, fazerem a convergência acontecer e se tornar realidade.

2 Curtidas

utilizo o elementary

1. integração pelo menos flatpack direto da appcente mais seria ótimo os 2 (flatpack e snap)
  2. algumas ferramentas de acessibilidade como um teclado virtual que funcione de forma nativa do sistema da mesma maneira que funciona no gnome.
  3. devolver suporte a ppa de forma nativa e indicadores.
  4. um monitor do sistema pois o elementary não tem por padrão
  5. um novo tema (gtk e icones) pois o tema do elementary não muda nunca e é muito enjoativo
  6. seria muito legal se tivesse algo parecido com o kde conect ou até mesmo um fork dele
  7. função de apresentação de papel de parede direto nas configurações
  8. um gerenciador de drive e uma maneira facilitada de instalar codecs.
  9. um redesenho no painel de configurações seria legal principalmente se seguir o estio que o gnome e kde fez
  10. suporte a mais contas e principalmente integrações com o google drive direto no pantheon file e também mostrar os compromisso do google agenda no calendário (no caso me refiro o calendário do painel superior) igual tem no gnome e kde
  11. seria muito legal ingressar o hud (aquele do unity) no pesquisa dentro do menu iniciar

por enquanto é só é o que eu lembro.

1 Curtida

Estabilidade, principalmente na loja do Ubuntu que vive travando

1 Curtida

Tanto no Mint como no Ubuntu MATE, eu queria ver uma maior economia de espaço nas janelas, como no Plasma ou no Deepin.

No MATE, eu gostaria de algumas correções de bugs (principalmente no painel e nos applets), de poder ter acesso aos documentos recentemente abertos clicando com o botão direito no ícone e de um suporte melhor para telas touchscreen (como o do Gnome).