Quais distros mais "undergrounds" vocês sugerem?

Saindo um pouco da bolha aqui das distros que são comentadas constantemente como o Manjaro, UbuntuS, Linux Mint, Fedora, ElementaryOS, Deepin, etc… quais outras distros menos vocês consideram interessantes para se conhecer e usar de forma comum?

2 curtidas

Slackware, Arch e Debian
Obs: “Consideram” repetido duas vezes

2 curtidas

Void Linux, Clear Linux Project
Ou se você preferir, pode sair do mundo linux e testar um BSD da vida, tipo FreeBSD, GhostBSD, OpenBSD e tals :slight_smile: :v:

2 curtidas

KaOS, Solus, RegataOS, ClearLinux e algun arch based…seja script de instalação ou iso pronta…

3 curtidas

Clear Linux… já pensei bastante em usar, mas GNOME x Meu notebook é uma luta injusta. Sempre quis saber se com Clear Linux eu consigo desempenho melhor já que uso Intel.

1 curtida

O GNOME do Clear Linux é bem enxutão, diferente das outras distros.

Eu achei bem feio até.

2 curtidas

Eu estou instalando aqui, mas pelo Live eu fiquei muito surpreso pela leveza. A beleza não é algo que eu me importe, o maior problema ainda que eu vi é a questão do repositório oficial vir com pouquíssimos programas.

Ah, o Clear Linux não é uma distro focada em usuário desktop regular, ainda…

Não tem nada no repositório dele e adicionar fontes externas ainda não é uma ciência exata.

2 curtidas

Pois é, agora instalado vou procurar usar e fazer minha próprio análise. Quero ver a questão do suporte a snap e flatpak ainda.

1 curtida

As únicas distribuições mais “underground” que já usei foram o PCLinuxOS e o Mageia, recomendo ambas até mesmo para uso cotidiano. Não uso no meu notebook novo porque prefiro usar sistemas *ubuntu ou com base neste para obter mais suporte e todo “programa de fora” sempre tem .debs para o *ubuntu.

Ambas são filhas do Mandriva, o PCLinuxOS é rolling release e o Mageia é fixed release. Um diferencial que vejo nas distribuições filhas do Mandriva (excluo o OpenMandriva!) é seu excelentíssimo suporte a hardware. Meu notebook velho é super problemático com placa de vídeo SiS e WiFi que exige um driver proprietário (a iso do *ubuntu não vem com esse drive WiFi ) e tanto o Mageia quanto o PCLinuxOS reconheceram todo esse hardware durante uns bons anos, coisa que nunca aconteceu no *ubuntu.

3 curtidas

Talvez seja interesante você usar Solus, já que ele compartilha das otimizações do Clear Linux. Inclusive, o Ikey Doherty, um dos fundadores do Solus, foi desenvolvedor do Clear.

1 curtida

@rasolar Posso testar, nunca andei por essas bandas… o que se tem de diferente entre as duas distros?


@Capezotte Sério? Nem parece, sinceramente testei o Solus aqui (XFCE, Mate e Budgie) e pra mim foi muito ruim, muitos bugs.

1 curtida

Esse era um projeto que eu achei interessante, mas não sei como o projeto anda atualmente, parece que agora com KDE (contra meu gosto kkk).

2 curtidas

Void, Clear, KISS, Gentoo e as BSD

Há algum auxiliador de instalação além do Zen?

existe vários scripts pelo github a fora, tem o anarchy tbm…

1 curtida

Eu falei no meu post

o PCLinuxOS é rolling release e o Mageia é fixed release.

Agora, se você me pergunta qual é a diferença delas em relação ao *ubuntu ou derivados, o Mageia e PCLinuxOS são distribuições com base no RPM em vez do DEB, fora isso não há nenhuma diferença marcante.

Ah, eu tava querendo saber das propostas das duas, mas se é só o sistema atualizações, então tudo bem kkk.

Tive contanto com a base RPM no openSUSE Tumbleweed e no Fedora (pouquíssimo tempo)

existe alguns scripts de instalação pelo proprio Terminal mas não acho que possa ser muito seguro

Q4Os, Biglinux LXQt, Fedora Silverblue…

2 curtidas