Curto usar o Gnome, porem, as distros que eu gosto (Manjaro, Kali, Arch) estão dando uma atenção especial ao Xfce, a exceção do Arch, porem vejo ele sempre relacionada ao xfce e ao i3.
Queria saber de vcs, pq existe essa atenção com o Xfce e qual a vantagem dele em relação ao Gnome
Não vou me alongar aqui por quê estou no celular e escrever por aqui é triste. Porém é simples, o XFCE é:
- Leve, consome poucos recursos podendo rodar em praticamente qualquer máquina;
- É “estável” ou tende a ser pelo menos;
- Apesar da leveza é extremamente customizável, você meio que consegue replicar varias interfaces e layouts nele, além de vários temas;
- Devido a essa “maleabilidade” dele, geralmente se consegue fazer um visual mais adptável/agradável para quem vem de outros SOs (como o Windows).
Falar de vantagem e desvantagens é algo bem complicado, pois é muito questão de gosto. Mas acredito que a maior “vantagem” dele seja o menor consumo de recursos.
O Gnome trás uma proposta de usabilidade completamente diferente do até então “tradicional” e juntamente com ao fato de ser uma DE que pesa um pouco para a máquina acaba por as vezes ser um fator limitante para alguns usuários.
Como Ramon já bem respondeu, o grande atrativo do XFCE, para mim, é a leveza (consome poucos recursos), a estabilidade (não quebra nem trava) e a customização (veja o tópico abaixo).
Tempo a mesma opinião: Xfce é bem leve, estável e personalizável. Oferecer uma ISO no qual se escolhe o DE na hora da instalação, ou mesmo uma ISO independente para cada DE, é muito trabalhoso/custoso.
@endrick como os colegas responderam, a vantagem é a leveza e a estabilidade. Só isso também, porque não sou muito fã dele, prefiro o MATE (Gnome 2).
São ambientes com propostas bem diferentes. O pessoal já falou o mais importante. O resto, é gosto mesmo. Teste e veja qual te agrada mais. Já tem bastante coisa no fórum sobre esse tema. É só pesquisar um pouco.
Vantagens são subjetivas e distros e interfaces são questão de gosto e identificação. Se gosta do gnome, fique usando o gnome. Ou, se estiver realmente curioso, instale o xfce ao lado do gnome e veja, na prática, a diferença entre os dois.
Acredito que muitas distros dão atenção para o xfce por sua popularidade. E, como já disseram, por ser um ambiente bem personalizável e simples de mexer e manter.