Quais a vantagens de usar /Home separada?

Gostaria de abrir essa discussão para saber quais a reais vantagens de se usar a partição /Home separada?

Uma vantagem, é que seus arquivos pessoais, programas e arquivos de configurações ficarão separados da partição /

Se por ventura um dia seja necessário reinstalar o sistema operacional por algum motivo, basta formatar apenas o /, e apontar a partição /home para continuar sendo a /home.

Dessa forma, você reinstala o sistema operacional, mantendo seus arquivos pessoais, programas e arquivos de configurações da instalação anterior, o que pode te economizar muito tempo.

A vantagem que conheço é esta, mas talvez existam outras.

8 curtidas

Uma outra vantagem é poder usar um HD diferente, em caso de mais de um na mesma máquina.

3 curtidas

Sei que isso e relativo mais quantos Gbs vocês usam nas partições?

1 curtida

Eu uso 2 HDs, um de 500gb para o sistema e um de 1tb para meus arquivos.

É muito exagero? As vezes penso que sim, mas as vezes vejo que não. Particularmente, quando tenho apenas um HD de 250gb para baixo, deixo apenas 3 partições:

• boot (600mb)
  • swap (4096mb no final do HD)
  • tudo que sobar para / (para não ter que ficar redimensionando caso /encha).
3 curtidas

Então caso eu tenho um HD de 500gb qual seria a sua recomendação pra divisão?

Vai depender um pouco do seu uso.

Não instalo jogos nem sou de usar programas pesados, normalmente o meu sistema totalmente configurado e personalizado usa menos de 15gb. Antes eu deixava apenas 60gb para / e o restante para ficar usando. Mas teve vez que 60gb foi pouco pq estava baixando as aulas da faculdade diretamente em / e lotou, dei mole.

Agora deixo 100gb para /. Mas é como comentei, vai depender se você joga, usa edição de vídeos, programas pesados…

1 curtida

Só questionando pq tive problemas uma vez porque aloquei pouco espaço e desde então coloco tudo junto mesmo kkkkkk

2 curtidas

Para mim o que o @ewertonurias disse é a melhor vantagem, até hoje não perdi as configurações que fiz porque nunca perco o /home quando troco de distro.

Meu /home já conheceu algumas distros por aí! :joy: :joy:

2 curtidas

Eu uso um de 500 GB com dual boot com Windows… e acumulo bastante tralha, já que edito artes, fotos e vídeos. O de sistema do C: do W10 tá quase cheio, o D: tá lotado; a / tá com 50% e a /home tem bastante espaço ainda…

Legenda:
P1 - c:
P2 - d:
P3 e 5 - reservadas pelo W10
P4 - efi/boot
P6 - /home
P7 - /

1 curtida

Atualmente eu uso partições de 30 GB para cada distro ─ e 50 GB para o openSUSE, que mantém “instantâneos” (snapshots) do sistema, para “voltar atrás” em caso de algum problema, e isso ocupa mais espaço.

Mas não instalo jogos. Só o sistema, navegadores, LibreOffice, Gimp etc.

Para /home, estou usando partições de 13 GB. O que mais ocupa espaço (no meu caso) é o Wine + CorelDraw + Dreamweaver, que ficam na /home, e podem ser reaproveitados ao reinstalar o sistema.

Afora isso, na /home quase só ficam as configurações.

2020-10-26_08-41-41_A_CROP-Conky-Partitions

Para guardar arquivos pessoais e de trabalho, uso partições separadas ─ Sites, Works, XTudo, Depot1, Depot2, Storage.

Se arrependimento matasse. :rofl:

3 curtidas

Eu fiz algo semelhante uma vez kkkkkkk… Tive q formatar pq ja tava enchendo o /…
feels bad

Formatação e recuperação de arquivos pessoais. Esse “isolamento” ajuda nestes casos.

Já passei por isso também com o Ubuntu, quando tudo era novo para mim.

1 curtida

Você deveria criar um tópico sobre PCLinux, fala-se pouco sobre ele no Brasil, apesar de ter até comunidade brasileira.

1 curtida

Isso depende da distribuição, o interessante é consultar a documentação da distribuição em questão.

Ubuntu parece exigir 25 GB para o /, isto significa que, para um uso normal, 25 GB é o suficiente para o sistema operacional, que deve ocupar entre 7 a 9 GB, havendo uns 16 GB de sobra.

Como eu faço renderização de vídeo 1080p, acabei seguindo uma recomendação (não sei de quem) de deixar um pouco mais de espaço no /, talvez por conta da /tmp, desde então sigo o seguinte particionamento:

/ = 50 GB
/home = Restante do HD

Mas creio que 30 GB para o / possa ser mais do que o suficiente para muitas pessoas.

2 curtidas

Já um usuário de openSUSE deve levar em consideração se fará o uso ou não dos snapshots, pois é um fator que influenciará no particionamento do disco:

2 curtidas

Pode nem ter lotado de programas em si mesmo, e sim do cache (armazena versões antigas no ponto para instalar caso a nova dê problema).

No Ubuntu, tem o sudo apt clean que elimina o cache. Dependendo de quanto tempo você passou acumulando pacotes, isso pode liberar dezenas de GB. Eu mesmo tenho 34GB de pacotes em versões antigas no cache.

1 curtida

O Stacer resolve isso, certo?

1 curtida