Python: os módulos do PyPI são seguros para instalar?

Fala galera, comecei a me aventurar na linguagem Python e vi que tem muitos módulos para incrementar os programas…
É seguro baixar sem critério os módulos do pypi.org?
Se não, como posso verificar se algum módulo específico é seguro?

Não. No geral, os pacotes do pypi.org não são assinados nem muito menos passam por algum processo de garantia de segurança maior que o rotineiro cuidado dos desenvolvedores envolvidos que buscam, no melhor dos interesses, manter seus pacotes seguros.

Estes packagers, assim como npm e outros, tem esse problema razoavelmente sério de não serem assinados, como RPM e DEB ,infelizmente . No máximo você pode baixar versões zip de pacotes que a comunidade do projeto assina, em sites de projetos, verificar md5 disponibilizado por eles, etc, para tentar garantir a origem.

Os critério que você deve usar são:

  1. Não realizar instalação com privilégio. Use ambientes de desenvolvimento (conda, etc).
  2. Buscar não depender de pacotes não oficiais do Python para criar scripts que rodam com privilégio.
  3. Eu costumo averiguar os repositórios de bibliotecas e valorizo bibliotecas populares, com longa data de existência, pacotes saudavelmente ativos, etc, pacotes como por exemplo, pandas, matplotlib, numpy, etc.

O ideal seria usar contêineres isolados quando possível. Mas mais importante, o problema não é tão sério quanto parece, milhares de desenvolvedores em outras linguagens como java e javascript também se encontram nessa situação, eu suponho que a comunidade ter bom senso tem ajudado a evitar problemas maiores.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.