Python no sublime txt

estou tentando aprender python aí eu vi um canal curso em video onde ele usa o pycharm, gostaria de ajuda como fazer o msm no sublime??? como executar os codigos que eu escrever eu sei que tem outros editores aceito sugestões também, mas por agora gostaria saber do sublime

1 Like

Abre o terminal na pasta que tá o arquivo que tu escreveu e
python arquivo.py
Voilà

1 Like

vlaeu vou ver aqui tô começando agora

0 Likes

Escreva seu código normalmente pelo Sublime
Salve como .py Exemplo: nomedocodigo.py
Permita execução: sudo chmod+x nomedocodigo.py
e o execute python nomedocodigo.py

Lembrando que você precisa está dentro do diretório no qual você salvou seu arquivo .py para poder dar permissão de execução e executa-lo.

1 Like

veja ficou assim

0 Likes

Isso é erro do código que tu escreveu, não programo em Python, então é melhor perguntar/pesquisar com outro :v
Oq dá pra dizer é que tu usou alguma letra que não tá definida no arquivos e ele recusou, como resolver eu não sei kek

0 Likes

Você deveria publicar o seu código aqui para darmos uma olhada e tentarmos identificar a causa do erro.

0 Likes

comecei com print ('olá,mundo") salvei como test.py aí depois , dei o python test.py

0 Likes

Seu “Olá mundo” está dando o mesmo erro daquele tot.py ?

0 Likes

eu escrevi o olá mundo e salvei como tot.py

0 Likes

Entendi.
Você pode tentar usar codificação UTF-8, pq parece que o seu código está tentando usar ASCII.

Ficaria assim:

#!/usr/bin/env python
# -*- coding: utf-8 -*- 
print ('olá, mundo')
0 Likes

File “test.py”, line 1
SyntaxError: Non-ASCII character ‘\xc3’ in file test.py on line 1, but no encoding declared; see http://python.org/dev/peps/pep-0263/ for details
root@victorluiz-IPX425R1:/home/victorluiz/Documentos#

0 Likes

Olá @Victorluiz.

O seu erro está relacionado a versão do Python no qual você está tentando executar o código.

No Python 2 a codificação para variáveis do tipo texto (string) podem ser ASCII e unicode. No seu caso você está utilizando ASCII (que é o padrão) onde cada carácter é interpretado e ao chegar no á ele percebe que é um carácter não-ASCII e gera uma exceção para lhe avisar.

Para resolver isso você deve declarar que o seu texto é unicode:

#!/usr/bin/env python
print(u"Olá Mundo")

Já no Python 3 isso não ocorre porque o padrão de codificação para variáveis do tipo texto (string) é UTF-8 ou byte.

#!/usr/bin/env python3
print('Olá Mundo')

Como você está iniciando o estudo da linguagem Python, da uma lida nesta resposta:

2 Likes

@Victorluiz se você simplesmente informar a versão 3 do Python já vai rodar.

1 Like

Captura%20de%20tela%20em%202019-03-14%2015-55-05

o meu é esse estou usando linux mint 19.1

1 Like

@Victorluiz escreve o comando “python3 nome-do-arquivo.py” se não rodar instale a versão 3 do Python “sudo apt install python3”

0 Likes