Python é um bom substituto para o VBA Excel?

Boa noite pessoal,

Atualmente, trabalho muito com o Microsoft Excel, principalmente usando o VBA para criar pequenos sistemas de gerenciamento, como por exemplo: controle financeiro pessoal, pequenos sistemas de compra e venda, análise de dados com gráficos, e etc.

Mas desde que vim pro mundo Linux, quero uma alternativa para isso, e que não necessariamente seja migrar para o LibreOffice (pois ficarei limitado no meu trabalho, onde só roda Windows).

Visto isso, o questionamento, qual linguagem de programação eu posso usar para criar “sistemas” ou “aplicações” simples como os exemplos acima, e que posso rodar em multiplataforma?

Espero ter sido claro, e obrigado pela ajuda desde já.

1 curtida

LIteralmente qualquer linguagem.
Python como uma linguagem de script facilita bastante em tarefas de automatização, então provavelmente seria a melhor escolha, Perl e Bash tbm poderiam ser usadas, mas meh, eu ficaria com Python.
Pra rodar em outra plataforma é só executar na outra plataforma, tem segredo não, é só não usar nenhum feature exclusivo do Linux que é deboa.

2 curtidas

E eu consigo fazer dashboards com uma aparência bonitinha, botões e etc? Formulários e essas coisas pro usuário preencher? Comecei a estudar Python agora, a única linguagem que programo é VBA

Como eu disse antes, vc pode fazer qualquer coisa com qualquer linguagem.

2 curtidas

Eu também automatizava muita coisa em VBA e posso te dizer que o Python é muito mais poderoso, vai conseguir fazer tudo e um pouco mais. Também é possível fazer os scripts usando javascript, principalmente no Planilhas Google.

3 curtidas

Legal gente, já tou vendo que estou no caminho certo. Tem algumas dicas pra mim que vou sair do VBA para Python?

o Excel tem o VBA, e o LibreOffice tem o Basic:

https://wiki.openoffice.org/wiki/Documentation/BASIC_Guide

Livro
http://www.pitonyak.org/book/

mais links

2 curtidas

Acho que com python é bem simples de vc fazer essas aplicações, tem como vc fazer as aplicações como vc quer usando GTK ou QT dependendo da sua preferencia, e pra montar os formulários etc da pra utilizar o Glade no caso do GTK ou Qt creator parecido com o que vc faz no Access, arrasta os itens pra tela troca o ID deles programa o que vai acontecer quando tiver alguma interação.

no caso do dashboard eu n faço ideia de como vc pode fazer isso.

3 curtidas

Eu não quero ir pro LibreOffice, pois no trabalho só usa o Excel, então quero uma solução independente desses dois programas

Esse GTK ou QT são ferramentas para criar interfaces? Vou me aprofundar nelas

exato pesquisando mais eu achei um IDE pra desenvolvimento de aplicativos GNOME chamado builder e tem suporte pra python.

https://wiki.gnome.org/Apps/Builder/Downloads

2 curtidas

Se você já está adaptado à plataforma Microsoft, a evolução mais natural seria partir para o VB.NET ou C#, ambos no .Net Framework, que tem como alternativa o Mono Framework no Linux.

Caso tenha afinidade com programação Web, existe ainda a possibilidade de trabalhar com o Electron.

O VB.NET ou C# seria mais fácil para criar aplicações nesse sentido do que o Python?

Não diria mais fácil, mas se você já trabalha bem com o Excel, a stack da Microsoft talvez reduza sua curva de aprendizado.

Dá para fazer coisas grandiosas com o Python, é uma linguagem que está em voga hoje em dia, mas pelo perfil de sistemas que você pretende desenvolver, talvez o .NET esteja mais alinhado aos seus objetivos e à sua experiência prévia.

1 curtida